AccueilI Seminario Historias de Roteiristas. Novo Paradigma do audiovisual

AccueilI Seminario Historias de Roteiristas. Novo Paradigma do audiovisual

I Seminario Historias de Roteiristas. Novo Paradigma do audiovisual

I Screenwrite´s Stories Seminar. The new audiovisual paradigm

*  *  *

Publié le lundi 24 août 2009

Résumé

A primeira edição do Seminário Histórias de Roteiristas foi concebida dentro da filosofia do Projeto de Pesquisa “História de Roteiristas”, cuja investigação se desenvolve no escopo do cinema/teledramaturgia/audiovisual nacional. O eixo deste seminário é o tema Roteiro Audiovisual, um ponto por onde as reflexões sobre o audiovisual passarão obrigatoriamente.

Annonce


A primeira edição do Seminário Histórias de Roteiristas foi concebida dentro da filosofia do Projeto de Pesquisa “História de Roteiristas”, cuja investigação se desenvolve no escopo do cinema/teledramaturgia/audiovisual nacional. O eixo deste seminário é o tema Roteiro Audiovisual, um ponto por onde as reflexões sobre o audiovisual passarão obrigatoriamente.

No Brasil, por motivos diversos, o interesse pelo roteiro é recente. Entidades como a Associação de Roteiristas de TV - ARTV e a Autores de Cinema foram fundadas, respectivamente em 2000 e 2006. No ambiente universitário, vimos a revalorização do roteiro através das atualizações curriculares dos cursos oferecidos e de pesquisadores individuais e de grupos de pesquisa que vêm se debruçando sobre as questões teóricas e práticas do tema. Para a formação de roteiristas houve um espocar de cursos livres, edições de livros de autores nacionais e traduções de títulos de autores estrangeiros sobre o tema.

A proposta deste Seminário é  de introduzir a reflexão organizada sobre o tema, trocar e expandir essa reflexão,  produzir novos conhecimentos e de promover anualmente outras edições do Seminário junto àqueles que se agreguem a esta área do conhecimento.

TEMAS DO SEMINÁRIO

Análise do roteiro;

estudos teóricos; prática do roteirista; modelos de roteiros; “anti-modelos”; narratologia; novas mídias; HQ; documentário; TV; publicitário; internet; games; exemplos práticos; construção textual, etc.

Roteiro, a Equipe e o Ator:

Relação da peça escrita com o desenvolvimento do trabalho do diretor, do fotógrafo, do diretor de arte, do ator, do produtor e/ou criador; técnicas e artes na hipermídia; exemplos práticos, etc.

Roteiro e mercado audiovisual nacional:

abordagem histórica; a formação do roteirista; os roteiristas do cinema nacional relação do roteirista com o mercado; leis e incentivos; tipos de trabalho que o roteirista desenvolve; ensino do roteiro, exemplos práticos, etc.

INSCRIÇÕES

www.mackenzie.br/inscrio_semin_rot.html

Chamada de Trabalhos

É necessário submeter RESUMO, com título e três palavras chave diretamente em espaço reservado na ficha de inscrição

1. Mesas Temáticas com Publicação (presencial)

2. Publicação apenas (não presencial)

Final de submissão de Resumos 20/09/2009

Para a publicação, os autores com resumos aprovados deverão enviar o artigo completo até 18/10/2009.

Contato: seminarioroteiro.ccl@mackenzie.br

SEMINARY THEMES

Creative Process: 

screenplay analysis; theory studies; screenwriter´s practice; screenplay´s models; ´anti-models´screenplays; narratology; new medias; cartoon; documentary;  TV; advertation; internet; games; practical examples; textual construction, etc.

Screenplay, the  team and the actors works: 

script and the relations on the creative woking team; practical examples; techniques and arts on hipermídia, etc.

Screenplay and it´s national market: Historic approaches;

screenwriter formation; national screenwriters and international relations; screenwrites and job market; laws; differents ways to work in audiovisual script today; learning and teaching scriptwriting; practical examples, etc.

INSCRIPTIONS

www.mackenzie.br/inscrio_semin_rot.html

Call for works

it´s required to submit for evaluation the title, three key words and the ABSTRACT ( 700 a 1400 characters with space) in the Inscription  Form on-line for:

1. Oral Speech Thematic Groups with Full Paper Publication” (presential) and

 2. Full Paper Publication without presentation (no presential).

Dead Line for abstracts submission : 20/09/2009

  For publication, the author´s aproved abstract  should send the full paper until  18 october, 2009

 Contato: seminarioroteiro.ccl@mackenzie.br

Lieux

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie. Centro de Comunicação e Letras. Rua Piauí, 143 - Higienópolis
    São Paulo, Brésil

Dates

  • dimanche 20 septembre 2009

Fichiers attachés

Mots-clés

  • Scénario Audiovisuel, Histoires des Scénaristes, Media, Langages

Contacts

  • Comitê Executivo
    courriel : seminarioroteiro [dot] ccl [at] mackenzie [dot] br

Source de l'information

  • Glaucia Davino
    courriel : glau [dot] dav [at] gmail [dot] com

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« I Seminario Historias de Roteiristas. Novo Paradigma do audiovisual », Appel à contribution, Calenda, Publié le lundi 24 août 2009, https://doi.org/10.58079/exv

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search