AccueilTradições que vivem

AccueilTradições que vivem

Tradições que vivem

Encontro sobre património cultural imaterial

*  *  *

Publié le vendredi 29 juillet 2011

Résumé

Convidam-se todos os interessados a participar no Encontro sobre Património Cultural Imaterial “Tradições que Vivem” através da apresentação de comunicações. O Encontro irá realizar-se de 13 a 16 de Outubro, na Foz do Arelho (Portugal). Data limite da recepção dos resumos: 1 de Setembro de 2011.

Annonce

Apresentação

A Fundação INATEL, que se encontra acreditada como Organização Não-Governamental apta a prestar serviços de consultoria ao Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, organiza em conjunto com a Comissão Nacional da UNESCO, um Encontro sobre Património Cultural Imaterial onde as associações culturais que desenvolvem trabalho na área do PCI, representando as suas comunidades, e os académicos (antropólogos, etnomusicólogos, etc.) se possam reunir num diálogo aberto sobre o Património Cultural Imaterial e sobre a Convenção para a sua salvaguarda. 

Neste Encontro, as colectividades associadas à Fundação e outras instituições da sociedade civil terão o seu espaço para mostrar e apresentar o seu trabalho em termos de salvaguarda do seu PCI, promovendo a reflexão e sensibilização para o tema.

O Programa do Encontro compreenderá quatro painéis (“As Instituições e a Convenção para a Salvaguarda do PCI”, “Tradições Orais”, “Artesanato e o Saber Fazer”, “Passados no Presente”), que serão constituídos por um moderador e três ou quatro oradores, em representação de entidades com actuação nessas áreas, e dois Estudos de Caso (“Bonecos de Santo Aleixo”, “Candidatura do Fado à Lista Representativa do PCI da Humanidade”), que terão uma vertente mais prática. Após cada painel haverá um espaço alargado de debate aberto ao público. 

Haverá ainda lugar à apresentação de três comunicações que serão previamente seleccionadas pela Fundação INATEL e pela Comissão Nacional da UNESCO.

Complementando este Encontro, será elaborado um programa de animação cultural com música tradicional, exposições temáticas, exibição do filme Sinfonia Imaterial e uma visita facultativa ao Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha.

A língua oficial do Encontro é o português.

Submissão de Comunicações 

  • Para apresentação de uma comunicação deverá ser submetido um resumo da mesma, obedecendo às seguintes normas:
  •  Formato Word ou compatível, letra Times New Roman, tamanho 12 e formatação a um espaço e meio;
  • Indicação do Título da Comunicação;
    Dimensão aproximada de 1500 caracteres (espaços incluídos), não podendo exceder os 2000 caracteres;
    Inclusão de uma síntese curricular do autor (com indicação da instituição a que pertence), no máximo de 500 caracteres;
  •  Inclusão dos seguintes dados pessoais do autor: nome, e-mail, telefone de contacto, cidade, grau académico e profissão.
  •  Caso se trate de uma comunicação de autoria colectiva, deve vir identificada a instituição a que o grupo pertence e o nome da(s) pessoa(s) que a apresenta(m).

 Prazos

- Data limite da recepção dos resumos: 1 de Setembro de 2011;
O resumo da comunicação é avaliado pela Fundação INATEL e pela Comissão Nacional da UNESCO que decidem da sua pertinência.

- Notificação aos autores: até 15 de Setembro de 2011.

Os autores serão notificados da aceitação dos trabalhos para apresentação oral ou para sessão de posters. 

Apresentação Oral

As três comunicações seleccionadas serão apresentadas durante o Encontro, no dia 16 de Outubro entre as 11:30 e as 13:15 aproximadamente, com mediação da Fundação INATEL.   

Posters

No espaço do Encontro haverá um espaço para exposição dos posters recebidos e aprovados.

Os autores dos trabalhos seleccionados para sessão de posters deverão elaborar um poster onde se exponha o conteúdo previsto.

Cada poster deverá ter uma orientação vertical, em formato A2, fixado com placas colantes.

Organização

INATEL

Nota: Na 3ª Sessão Ordinária da Assembleia-geral dos Estados signatários da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, da UNESCO, que teve lugar na Sede da UNESCO, em Paris, de 21 a 25 de Junho de 2010, a Fundação INATEL foi acreditada como Organização Não-Governamental apta a prestar serviços de consultoria ao Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO. A Fundação INATEL é assim a primeira, e até ao momento a única, ONG Portuguesa acreditada nesta área pela UNESCO.

Lieux

  • Rua Francisco de Almeida Grandela, 17
    Foz do Iguaçu, Brésil

Dates

  • jeudi 01 septembre 2011

Contacts

  • INATEL Foz do Arelho
    courriel : inatel [dot] foz [at] inatel [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Tradições que vivem », Appel à contribution, Calenda, Publié le vendredi 29 juillet 2011, https://doi.org/10.58079/iul

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search