AccueilCiberdemocracia, ciberativismo e cibercultura

AccueilCiberdemocracia, ciberativismo e cibercultura

*  *  *

Publié le jeudi 01 septembre 2011

Résumé

A revista Sociedade e Cultura está aceitando artigos para o seu volume 15, número 1, que terá um dossiê temático sobre ciberdemocracia, ciberativismo e cibercultura. Serão aceites artigos escritos em português, inglês ou espanhol, até 30 de novembro de 2011.

Annonce

A revista Sociedade e Cultura está aceitando artigos para o volume 15, número 1, que terá um dossiê temático intitulado "Ciberdemocracia, ciberativismo e cibercultura", organizado pelos professores Heloisa Dias Bezerra (UFG), Vladimyr Lombardo Jorge (UFRRJ) e Sergio Soares Braga (UFPR).

Serão aceites artigos em português, inglês ou espanhol, que estejam em conformidade com as normas da revista e que digam respeito ao tema proposto pelos organizadores.

Envio dos artigos até 30 de novembro de 2011.

Apresentação

Sociedade e Cultura é uma revista de pesquisas e debates em Ciências Sociais editada semestralmente pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Está ligada aos programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Antropologia Social da FCS/UFG.
Tem como público alvo pesquisadores, professores e estudantes de Ciências Sociais. Aceita trabalhos inéditos em publicações brasileiras, sob a forma de artigos, ensaios e resenhas de livros em Ciências Sociais. Excepcionalmente pode publicar também relatórios de pesquisa, resenhas bibliográficas temáticas e entrevistas. Publica trabalhos em português, espanhol ou inglês.

Sociedade e Cultura está indexada ou resumida nos seguintes bancos de dados:

  • Clase (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades)
  • Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)
  • Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal)
  • Sumários.org (Sumários de Revistas Brasileiras)

Ciberdemocracia, ciberativismo e cibercultura

No dossiê “ciberdemocracia, ciberativismo e cibercultura” pretende-se reunir estudos que abordem as novas tecnologias da informação e da comunicação e o impacto dessas sobre os indivíduos e as diversas esferas de organização da sociedade e do Estado. As NTICs têm sido objeto de reflexão e debates nos principais eventos acadêmicos nacionais e internacionais, tanto da ciência política quanto de outros campos de estudos das ciências humanas e sociais aplicadas, demonstrando vigor científico e atualidade temática. Nesta perspectiva, este dossiê contemplará artigos ou ensaios inéditos que tenham como foco uma das seguintes linhas de investigação:

  1. ciberdemocracia e os sistemas políticos e eleitorais, abrangendo desde as instituições governamentais e partidos políticos até os novos espaços de governança que ampliam a noção de esfera pública e deliberação compartilhada;
  2. ciberativismo e as novas formas de ação coletiva facilitadas pelas redes sociais, blogs, wikis e demais ferramentas de interconexão e ampliação da cidadania;
  3. cibercultura e interação indivíduo-máquina, sociabilidades digitais e identidades coletivas resultantes das transformações espaço-temporais propiciadas pela tecnologia.

Política editorial Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Tipos de trabalhos publicados

Aceita trabalhos inéditos em publicações brasileiras, sob a forma de artigos, ensaios e resenhas de livros em Ciências Sociais. Excepcionalmente pode publicar também relatórios de pesquisa, resenhas bibliográficas temáticas, entrevistas e traduções de textos relevantes publicados originalmente fora do país.

Sociedade e Cultura poderá publicar trabalhos em espanhol ou inglês, desde que apresentados originalmente à revista.

Avaliação dos trabalhos

A decisão sobre a publicação cabe à Comissão Editorial, que recusará preliminarmente os trabalhos que não se adequarem ao escopo e às normas da revista. Os que atenderem a tais requisitos serão enviados a dois pareceristas externos, seguindo o sistema blind review, em que as identidades do autor e dos pareceristas são mutuamente omitidas.

Os pareceristas podem indicar:

a) a publicação do trabalho em sua forma atual;

b) a publicação com modificações pontualmente sugeridas;

c) a reapresentação do trabalho para nova avaliação após a realização de modificações substanciais, ou

d) a recusa da publicação.

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

Direitos e responsabilidade autorais

Com o envio de seus trabalhos, os autores cedem integralmente seus direitos autorais à Sociedade e Cultura. A revista não está obrigada a devolver os originais recebidos. As afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  •  

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  •  

  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).
  •  

    Condições para submissão

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
    • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;
    • O texto está em formato A4; espaço 1,5; fonte times new roman de 12-pontos; com figuras e tabelas inseridas no texto, e em arquivo separado; não utilizar espaços para alinhar tabelas, somente o tabulador;
    • Artigos deverão ter até 7 mil palavras e resenhas até 1.500 palavras;
    • Citações deverão estar em corpo 10, com recuo de 1,5 cm; abstract e resumo em corpo 9; notas e referências bibliográficas, corpo 10; título, corpo 16 e subtítulo, corpo 14;
    • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Caso o próprio autor seja citado, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.

    Diretrizes para os autores

    Envio dos trabalhos

    Há dois caminhos para o envio de colaborações:

    Por e-mail (cultura@cienciassociais.ufg.br). Neste caso, os dados pessoais (nome, titulação acadêmica, filiação institucional, áreas de interesse, principais publicações, endereço e e-mail para correspondência) devem ser retirados do texto e inseridos em página à parte, posicionada no fim do artigo.

    Pelo sítio da Revista (http://revistas.ufg.br/index.php/fchf). Neste caso, o autor deve seguir as instruções contidas nos “Itens de Verificação para Submissão”.

    Formatação dos trabalhos

    As colaborações devem ser digitadas em Word ou programa compatível.

    Artigos e ensaios devem conter até 7 mil palavras e vir acompanhados de resumo em português com até 150 palavras, bem como 5 palavras-chave. É obrigatório apresentar o título, o resumo e as palavras-chave traduzidos para o inglês e espanhol.

    Resenhas de livros devem ter até 1.500 palavras. As demais contribuições não devem ultrapassar 3.500 palavras.

    Notas de rodapé e citações

    As notas deverão ser de natureza substantiva, aparecendo no rodapé, preferencialmente sem ultrapassar 3 linhas e restringindo-se a comentários adicionais ao texto. Citações bibliográficas no próprio texto deverão seguir a forma (Autor, data, página).

    Referências bibliográficas

    Ao final do artigo deverão ser listadas as referências bibliográficas, em ordem alfabética, observando-se as regras da ABNT (NBR 6023:2002), exemplificadas nos modelos abaixo:

    Livro:

    LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.

    PRZEWORSKI, Adam; STOKES, Susan C.; MANIN, Bernard (Eds.). Democracy, accountability, and representation. New York: Cambridge University Press, 1999.

    CALHOUN, Craig et al. (Eds.). Classical sociological theory. 2 ed. Malden, MA: Blackwell, 2007.

    Capítulo de livro:

    WOLF, Eric. Etnicidade e nacionalidade. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo Lins (Orgs). Antropologia e poder: contribuições de Eric Wolf. Brasília/São Paulo: Ed.UnB/Imprensa Oficial, 2003.

    LANZARO, Jorge. Tipos de presidencialismo y modos de gobierno en América Latina. In: _______ (Comp.). Tipos de presidencialismo y coaliciones políticas en América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2003.

    Artigo em periódico:

    BONELLI, Maria da Gloria; BARBALHO, Rennê Martins. O profissionalismo e a construção do gênero na advocacia paulista. Sociedade e Cultura, v. 11, n. 2, p. 275-284, 2008.

    Tese ou dissertação:

    TAMASO, Izabela Maria. Em nome do patrimônio: representações e apropriações da cultura na cidade de Goiás. Brasília, 2007. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de Brasília.

    Trabalhos apresentados em eventos:

    BAQUERO, Marcelo. A democracia e capital social na América Latina: Brasil para além do debate acadêmico. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE CIENCIA POLÍTICA, 1, 2002, Salamanca. Política en América Latina: I Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2002. p. 837-858.

    Artigos em jornais:

    BURITY, Joanildo A. Confronto de discursos. O Povo, Fortaleza, p. 6-7, 22 mar. 2008.

    Texto disponível na internet:

    MALINOWSKI, Bronislaw. The primitive economics of the Trobriand islanders. Economic Journal, vol. 31, p. 97-123, 1921. Disponível em: . Acesso em: 08 jun. 2008.

    Ocorrências do mesmo autor:

    Obras do mesmo autor referenciadas sucessivamente na mesma página devem ser substituídas, nas referências posteriores à primeira, por um espaço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto. Exemplo:

    GARZA, Enrique de la (Coord). Tratado latinoamericano de sociología del trabajo. México: Fondo de Cultura Económica/Universidad Autónoma Metropolitana, 2000.

    ______ (Comp.). Los sindicatos frente a los procesos de transición política. Buenos Aires: Clacso, 2001.

    Obras do mesmo autor publicadas no mesmo ano devem ser diferenciadas com o uso de letras logo após a data, sem espaço. Exemplo:

    REIS, Fábio Wanderley. Mercado e utopia: teoria política e sociedade brasileira. São Paulo: Ed.USP, 2000a

    ______. Política e racionalidade: problemas de teoria e método de uma sociologia ‘crítica’ da política. 2. ed. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2000b.

    Complementos:

    Figuras, desenhos, gráficos, mapas e tabelas devem ser confeccionados eletronicamente e encaminhados em arquivo separado, com indicações claras, ao longo do texto, dos locais em que devem ser incluídos.

    Os autores de trabalhos publicados receberão dois exemplares da revista. Os pareceristas receberão um exemplar.

    Os artigos podem ser submetidos on-line no sítio da revista: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/login

    Lieux

    • Campus II, Samambaia, Caixa Postal 131 (Universidade Federal de Goiás)
      Goiânia, Brésil

    Dates

    • mercredi 30 novembre 2011

    Contacts

    • Roberto Lima
      courriel : nadanacuca [at] gmail [dot] com

    URLS de référence

    Source de l'information

    • Marta Maia
      courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

    Licence

    CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

    Pour citer cette annonce

    « Ciberdemocracia, ciberativismo e cibercultura », Appel à contribution, Calenda, Publié le jeudi 01 septembre 2011, https://doi.org/10.58079/iwl

    Archiver cette annonce

    • Google Agenda
    • iCal
    Rechercher dans OpenEdition Search

    Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search