AccueilDesenvolver, automatizar e auto‐regular os processos cognitivos na composição escrita

Desenvolver, automatizar e auto‐regular os processos cognitivos na composição escrita

Concurso para atribuição de uma bolsa de investigação

*  *  *

Publié le mardi 06 septembre 2011 par Marie Pellen

Résumé

Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação no âmbito do projecto de Investigação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico “Desenvolver, Automatizar e Auto‐regular os Processos Cognitivos na Composição Escrita”, desenvolvido na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal).

Annonce

Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação no âmbito do projecto de Investigação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico “Desenvolver, Automatizar e Auto‐regular os Processos Cognitivos na Composição Escrita”, FCT PTDC/PSI‐PCO/110708/2009, financiado por  fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co‐financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE  –  Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

Área Científica do Projecto:

Psicologia

Requisitos de admissão: 

  • Licenciatura nas áreas de Ciências de Computadores ou Engenharia Informática 
  • Conhecimentos das linguagens de programação Java e C#
  • Conhecimentos dos sistemas operativos Windows e Linux
  • Conhecimentos de inglês (escrito e falado) 

Condições preferenciais:

  • Conhecimentos de ambientes de desenvolvimento de aplicações para smartpens
  • Conhecimentos de ferramentas de gestão de sítios Web

Plano de trabalhos: 

O bolseiro integrará uma equipa multidisciplinar que investiga o desenvolvimento, a automatização e auto‐regulação dos processos cognitivos na produção de textos, por  crianças  do  primeiro  ciclo  do  ensino  básico. Um  objectivo do projecto é a caracterização  da dinâmica  da  produção  textual  a  partir  de  critérios  temporais,  cognitivos  e  linguísticos. Um  outro objectivo é o desenvolvimento, estudo e teste empírico de intervenções sobre componentes específicas da competência textual.

O bolseiro colaborará no desenvolvimento de programas informáticos específicos para a gravação, tratamento e análise de produções escritas obtidas através de  smartpens.  O  bolseiro  será  também  responsável  pelo  desenvolvimento  e  gestão  informática  do sítio web do projecto de investigação. 

Legislação e regulamentação aplicável: 

Lei No. 40/2004, de  18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica);  Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Centro de Psicologia da Universidade do Porto / Grupo Linguagem da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Rui Alexandre Alves.

Duração da(s) bolsa(s):

A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em Setembro de 2011.

O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

Valor do subsídio de manutenção  mensal:

O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). 

Métodos  de  selecção:

Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação  curricular e entrevista aos candidatos seleccionados após a avaliação curricular, com a respectiva valoração de 70% 30%.

Composição do Júri de Selecção:

O júri é constituído pelo presidente Prof. Doutor Rui Alexandre Alves, e pelos vogais efectivos o Prof. Doutor José Paulo Leal e a Prof. Doutora Luísa Álvares Pereira, a Professora Doutora Raquel Fidalgo será a vogal suplente.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: 

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final de candidatura afixada em local visível e público da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio electrónico. Os resultados do concurso serão comunicados aos restantes candidatos através de correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra‐se aberto no período de 3 a 19 de Agosto de 2011.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação, Curriculum  Vitae,  certificado  de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30, no Serviço Académico ‐ Unidade de Expediente na morada a seguir indicada, ou remetidas por  correio  para  o  Investigador  Responsável:  Prof.  Doutor  Rui  Alexandre  Alves,  Faculdade  de Psicologia e Ciências da Educação – UP, Rua Alfredo Allen, 4200‐135 Porto, Portugal.

 

Catégories

Lieux

  • Rua Alfredo Allen (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto)
    Porto Alegre, Brésil

Dates

  • vendredi 19 août 2011

Fichiers attachés

Contacts

  • Centro de Psicologia da Universidade do Porto
    courriel : cpup [at] fpce [dot] up [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Desenvolver, automatizar e auto‐regular os processos cognitivos na composição escrita », Bourse, prix et emploi, Calenda, Publié le mardi 06 septembre 2011, http://calenda.org/205119