AccueilGénero, violência e mudanças sociais

Género, violência e mudanças sociais

Gender, violence(s) and social change

*  *  *

Publié le mercredi 21 septembre 2011 par Marie Pellen

Résumé

O Observatório nacional de violência e género da Faculdade de ciências sociais e humanas, Universidade Nova de Lisboa, organiza, nos dias 17 e 18 de Outubro de 2011, a conferência “Gender, Violence(s) and Social Change”.

Annonce

Observatório Nacional da Violência e Género

O Observatório Nacional da Violência e Género (ONVG) está sedeado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, integrando investigadores de todas as faculdades da Universidade Nova de Lisboa, bem como especialistas internacionais de reconhecido mérito.

Trata-se do primeiro observatório nacional que abrange os domínios da Violência e Género, fundado em 2008, e conta com uma estrutura independente, na linha do sugerido pelo Conselho da Europa, sendo regido por ditames científicos e académicos, como os da universidade a que pertence.

Surge na sequência de várias investigações realizadas nas últimas duas décadas por uma equipa do SociNova, actualmente CesNova, cujos resultados muito têm contribuído para aprofundar o conhecimento científico sobre as várias dimensões sociais da violência, em particular contra as mulheres, doméstica e de género, e para influenciar políticas públicas nacionais neste domínio, bem como informar e apoiar políticas e recomendações de instâncias internacionais.

A sua estrutura é constituída por um Director, a Comissão Científica, integrando só investigadores doutorados, a Comissão de Parceiros, a Comissão Consultiva e um corpo de investigadores seniores e juniores.

Tem como principais objectivos: efectuar o levantamento e a crítica científica das fontes; recolher, tratar e analisar dados quantitativos e qualitativos, relevantes directa e indirectamente para a compreensão das diferentes formas de violência; promover estudos com vista à compreensão das causas e das dinâmicas e processos socioculturais e psicossociais que estão associados à produção e reprodução da violência e de desigualdades de género, ao longo do tempo, bem como à emergência de novas formas de violência e de situações de risco; construir conhecimento que permita monitorizar o fenómeno ao longo do tempo, avaliar políticas e realizar comparações internacionais.

A informação produzida e organizada no ONVG constituirá uma base de conhecimento científico, que servirá também a actividade académica e a investigação, a partir de padrões de excelência, bem como o apoio eficiente à tomada de decisão e intervenção no combate e prevenção do fenómeno.

Conferência

Esta conferência pretende ser um espaço aberto para o debate sobre as questões da violência contra as mulheres, doméstica e de género e a sua importância ao nível das mudanças sociais. Num contexto de crise e incerteza como o que atravessamos actualmente, pretendemos reunir um painel alargado de convidados, nacionais e internacionais que se dedicam às questões da violência de género, a fim de reflectir sobre o que se tem feito em termos de produção científica e em que medida tal produção tem contribuído para a definição de políticas públicas nacionais e internacionais. No decurso desta conferência, terá lugar a apresentação pública do Observatório Nacional de Violência e Género.

Esta conferência vai reunir um conjunto de especialistas com trabalhos de referência na área como Manuel Lisboa (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa), Sylvia Walby (Universidade de Lancaster e UNESCO), Carol Hagemann-White (Universidade de Osnabrück), Rosa-Linda Fregoso (Universidade da Califórnia Santa Cruz), Miguel Lorente Acosta (Ministério de Sanidad, Política Social e Igualdad, Espanha), Pedro Pita Barros (Faculdade de Economia, Universidade Nova de Lisboa), Santiago Boira (Universidade de Zaragoza), Maria José Arthur (WLSA Moçambique – Women and Law in Southern Africa), Elza Pais (Deputada da Assembleia da República Portuguesa), Teresa Pizarro Beleza (Faculdade de Direito, Universidade Nova de Lisboa), Miguel Vale de Almeida (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, IUL) e Juancho Barron-Pastor (Universidade Nacional Autónoma do México), procurando estreitar laços e semear a cooperação científica entre diferentes países.

A entrada é gratuita mediante inscrição prévia online: http://onvg.fcsh.unl.pt/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=63&Itemid=130&lang=pt

Programa

October 17th

9h00 Reception

10h00 Opening session
Manuel Lisboa
National authorities and leading personalities

10h30 Coffee-break

11h00 Session 1

Sylvia Walby  Ending gender violence

13h00 Lunch break

14h00 Session 2

Santiago Boira  Ombres maltratadores: Mitos, tópicos y realidades
Juancho Barron-Pastor  Collective affects in adaptation to violence: a reflection from Mexico

16h00 Coffee-break

16h15 Session 3

Rosa-Linda Fregoso  Femicide as a phenomenon, analytic framework and legal category
Miguel Vale de Almeida  Domestic violence, gender violence. An overview of the emergence of a "social problem" in the Portuguese public space

October 18th

9h30 Session 4

Teresa Pizarro Beleza Gender violence and legal regulation: Can Law change perceptions?
Maria José Arthur Relativismo cultural e violência de género. O caso da aprovação da lei contra a violência doméstica em Moçambique

11h00 Coffee-break

11h15 Session 5

Carol Hagemann-White Protecting women and children: Whose responsibility, whose rights, whose decisions? Some reflections from comparing policy trends and women's feminist advocacy in different EU countries

13h15 Lunch break

14h30 Session 6

Miguel Lorente Acosta  Social changes and gender violence: the postmachism
Elza Pais  Evolução das políticas públicas no combate à violência de género em Portugal
Pedro Pita Barros  Gender and violence: an economic approach

16h30 Presentation of the Observatório Nacional de Violência e Género
Manuel Lisboa
National authorities and leading personalities

 


Lieux

  • Avenida de Berna, 26-C (FCSH-UNL)
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • lundi 17 octobre 2011
  • mardi 18 octobre 2011

Contacts

  • Observatório Nacional de Violência e Género
    courriel : onvg [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Género, violência e mudanças sociais », Colloque, Calenda, Publié le mercredi 21 septembre 2011, http://calenda.org/205305