AccueilMedia e novos media, diáspora e migrações

*  *  *

Publié le mardi 20 septembre 2011 par Marie Pellen

Résumé

O seminário internacional Media e novos media, diáspora e migrações vai realizar-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa (Portugal), das 10h às 17h, na Sala Multiusos, do Edifício Investigação e Desenvolvimento da FCSH, no dia 14 de Outubro de 2011.

Annonce

14 de Outubro de 2011

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

Objectivos:

Este seminário interdisciplinar, que reunirá investigadores das Ciências Sociais e das Ciências da Comunicação, pretende discutir as relações entre os media de massas, os media digitais e as populações migrantes tendo em consideração que aqueles são veículos fundamentais para a comunicação entre indivíduos e para a difusão de representações sobre estas comunidades. De facto, se os media digitais revelam novas realidades e oferecem novas oportunidades para a comunicação e para a produção de conteúdos com elevada capacidade de disseminação, os meios de comunicação social de grande escala, nomeadamente a rádio e a televisão, continuam a ter uma influência incontornável, assumindo novas facetas na era digital. Enquanto isso, os novos media desafiam a supremacia dos media tradicionais, proporcionando aos indivíduos meios para construírem e disseminarem imagens e vozes que escapam às poderosas estruturas das indústrias mediáticas e às suas agendas. É a percepção da complexidade destes meios, das dinâmicas das suas interdependências e das suas relações com os públicos, sustentando diferentes posições (de audiências a usuários) que justifica a realização deste Seminário interdisciplinar e internacional.

O tema é particularmente relevante dada a escassez da pesquisa sobre Audiências em Portugal, nomeadamente sobre grupos sociais minoritários, como é o caso das populações migrantes. Neste sentido, este Seminário vem na continuidade da pesquisa realizada no âmbito do Projecto Inclusão e Participação Digital, (do Programa UTAustin|Portugal, ver https://digital_inclusion.up.pt) e do Laboratório de Antropologia Visual do CEMRI. Integra-se ainda no Grupo de Trabalho Audience Transformation and Social Integration, da Acção COST IS 0906, Transforming Audience, Transforming Societies, de que fazem parte alguns dos participantes

Comissão organizadora:

  • Ricardo Campos (Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais, UAb)
  • Cristina Ponte, (Centro de Investigação Media & Jornalismo, FCSH, UNL)                                             

Programa

10h-12.30h

  • Alexander Dhoest (Media, Policy & Culture Research Group, Univ. Antuérpia), “Desafios para a pesquisa sobre media e identidades culturais”
  • Cristina Ponte (CIMJ, FCSH), “Pesquisar Media, cidadania e diversidade social no contexto da pesquisa em Audiências”
  • José Ribeiro (CEMRI, UAb), “Imagens e sonoridades das migrações pelos bastidores – um estudo de caso”.
  • Isabel Ferin (CIMJ, Universidade de Coimbra), "Media, conteúdos e diásporas no Espaço Lusófono"

14h-17h

  • Rosa Cabecinhas (Universidade do Minho), "Narrativas identitárias no ciberespaço lusófono"
  • Lurdes Macedo (Universidade do Minho), "Trânsitos lusófonos na sociedade em rede".
  • Inês David (CRIA, FCSH), "Rádio, "Expatriados" e Produção da localidade no Algarve"
  • Ricardo Campos (CEMRI, UAb), “O rap negro português: do bairro ao ciberespaço”                           

Participantes

Alexander Dhoest

Assistant professor in media studies at the University of Antwerp (Belgium). His research focuses on the analysis of popular culture, in particular television, and its role in the formation of social identities. In this research, he incorporates perspectives on media production, representation and reception, combining quantitative and qualitative methods. He has published widely on these issues in journals such as Media, Culture & Society,European Journal of Communication and European Journal of Cultural Studies. In the COST Action IS0906, he leads the Task Force, Media, Citizenship and Social Diversity, in the Working Group Audience Transformation and Social Integration.

Cristina Ponte

Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Coordena o Projecto Inclusão e Participação digital (2009-2011), do Programa UT Austin-Portugal (http://digital_inclusion.up.pt) e a equipa portuguesa da rede europeia EU KIDS ONLINE, dirigida por Sonia Livingstone e Leslie Haddon, da London School of Economics e financiada pelo Programa europeu Safer Internet Plus (www.fcsh.unl.pt/eukidsonline). Vice-presidente da Audience and Reception Studies da ECREA (European Communication Research and Education Association) e membro da direcção da Acção COST IS0906, Transforming Audiences, transforming societies, da European Science Foundation, coordenando o Grupo de Trabalho Audience Transformation and Social Integration.

Inês David

Doutoranda em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na área de Antropologia das Migrações, Etnicidade e Transnacionalismo. Debruça-se na Antropologia dos Media e na problemática da auto-representação mediatizada em contexto migratório. No âmbito do projecto de doutoramento explora o medium da rádio e um caso de estudo relacionado com a população britânica residente no Algarve. É também membro do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Tem ainda como interesse de investigação o género, temática na qual trabalhou no projecto orientado pela Profa Dta Susana Trovão "De muitas e variadas partes ao Portugal do Século XXI: Novas Oportunidades, Novos Padrões nas Relações de Género, Micro-familiares e Inter-étnicas" (No PIHM / ANT / 63625/2005) no antigo Centro para as Migrações e Minorias Étnicas (actualmente integrado no CRIA). Adicionalmente, interessa-se pela comunicação para o desenvolvimento, temática na qual trabalhou no âmbito da tese de mestrado. A tese, desenvolvida na Universidade de Leiden, na Holanda, teve como título "(Community) Radio for Development in East Timor".

Isabel Ferin

Isabel Ferin Cunha é Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1974), Mestra (1984) e Doutora (1987) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil e Pós-Doutorada em França (CNRS, 1991). Foi professora da Universidade de São Paulo de 1983 a 1991 e da Universidade Católica de Lisboa, 1992-2002. É atualmente Professora Associada da Universidade de Coimbra. Foi vice-presidente do Centro de Investigação Media e Jornalismo (2004-2006) e tem coordenado alguns projetos aprovados pela Fundação Ciência e Tecnologia/Portugal, tais como Televisão e Imagens da Diferença e Jornalismo e Actos de Democracia. Coordenou de 2003 a 2007 uma equipa de investigação que desenvolveu com o apoio do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) o Projeto Media, Imigração e Minorias Étnicas. Coordena desde 2006 a secção portuguesa do projeto internacional Observatório de Ficção Ibero-Americano e desenvolve projetos na área da Comunicação Política. Participa na Acção COST IS0906, no Grupo de Trabalho Audience Transformation and Social Integration . As suas áreas de interesse são: Análise dos Media (Imprensa e Televisão); Públicos, Audiências e Recepção; Ficção Televisiva (Telenovelas e Séries) e Comunicação Política.

José da Silva Ribeiro

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto, Curso Superior de Cine-Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto, Mestre em Comunicação Educacional Multimédia e Doutorado em Ciência Sociais pela Universidade Aberta. Professor na Universidade Aberta, Departamento de Ciências Sociais e de Gestão e coordenador da área de Antropologia Visual do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/CEMRI, da Universidade Aberta. Coordena e investiga nos projectos - Imagens e sonoridades das migrações, Interculturalidade Afro-atlântica. Coordena a Rede Internacional de Cooperação Científica Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Formação em Cinema (bacharelato), Filosofia (licenciatura), Comunicação Multimédia (Mestrado) e Antropologia - Antropologia Visual (doutoramento). Trabalho de campo em Portugal, África e América Latina. Docente de antropologia, antropologia visual, antropologia das imagens (licenciatura, mestrado e doutoramento). Autor e realizador de documentários e produtos multimédia em antropologia visual; antropologia do cinema e do audiovisual; antropologia, sociedade e novas tecnologias; escrita para os media; filme científico e imagens a ciência e arte. Sócio fundador da Associação pelo Documentário (AporDoc) e da Associação do vídeo documentário e da Associação de Vídeo Experimental.

Ricardo Campos

Licenciado e mestre em Sociologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa). Doutorou-se em Antropologia Visual na Universidade Aberta e foi investigador de pós-doutoramento no CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Actualmente é investigador do Laboratório de Antropologia Visual do CEMRI – Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais, da Universidade Aberta. É membro do grupo de pesquisa internacional On Walls. As suas principais áreas de investigação têm sido a educação, culturas juvenis, metodologias visuais e tecnologias digitais. Tem diversos artigos e capítulos de livros escritos sobre estas temáticas. É autor do livro Porque pintamos a cidade? Uma abordagem etnográfica ao graffiti urbano (Fim de Século, 2010) e co-organizador do livro Uma cidade de imagens. Produção e consumo visual em meio urbano (Mundos Sociais, 2011).

Rosa Cabecinhas

Rosa Cabecinhas é Professora Associada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde exerce funções de docência e de investigação desde 1990. Foi Directora-Adjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e actualmente é Directora do Mestrado em Ciências da Comunicação. Participa como investigadora em diversos projectos nacionais e internacionais, dedicando-se principalmente às seguintes áreas de investigação: diversidade e comunicação intercultural, memória social, representações sociais, identidades sociais, estereótipos e discriminação social. Os seus trabalhos estão publicados em várias revistas científicas internacionais: Journal of Cross-Cultural Psychology, International Journal of Psychology, International Journal of Conflict and Violence, International Communication Gazette, Swiss Journal of Psychology, Science. Entre as suas obras destacam-se os seguintes livros: "Preto e Branco: A naturalização da discriminação racial" (Campo das Letras, 2007) e "Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios" (em parceria com Luís Cunha; Campo das Letras, 2008).

Lurdes Macedo

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Encontra-se, atualmente, a preparar a sua dissertação de doutoramento em Ciências da Comunicação na mesma universidade. Como investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, tem-se ocupado de estudos no âmbito da reconfiguração da identidade lusófona na sociedade em rede. É co-editora do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, conjuntamente com Moisés de Lemos Martins e Rosa Cabecinhas. Publicou, até ao momento, mais de uma dezena de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais na área das Ciências da Comunicação. É colaboradora das publicações culturais As Artes entre as Letras, em Portugal, e Pessoa – Revista de Literatura Lusófona, no Brasil. Colabora também com o site BUALA, dedicado à divulgação da cultura africana contemporânea. É co-autora da obra Os intermediários das políticas de emprego e formação e os contextos locais de actuação: das condições de eficácia às competências, editada pelo POEFDS, pelo Estado Português e pela União Europeia e autora do livro A modernidade para além da utopia tecnológica (no prelo). É professora na Universidade Lusófona do Porto e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.

Lieux

  • Avenida de Berna, 26-C (FCSH-UNL)
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • vendredi 14 octobre 2011

Contacts

  • CEMRI #
    courriel : cemri [at] univ-ab [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Media e novos media, diáspora e migrações », Journée d'étude, Calenda, Publié le mardi 20 septembre 2011, http://calenda.org/205315