AccueilO Corpo do estado maior do exército português: apogeu e queda

*  *  *

Publié le jeudi 06 octobre 2011 par Marie Pellen

Résumé

Concurso para bolsa de investigação (BI) para mestre. Área científica genérica: História. Área científica específica: História Contemporânea. Candidaturas: de 27/09/2011 a 19/10/2011.

Annonce

Bolsa de Investigação (BI) para Mestre nas áreas de Ciências Sociais e Humanas

Referência: PTDC/HIS-HIS/102382/2008/BI2

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, preferencialmente em História, Ciência Política ou Sociologia, no âmbito do projecto O Corpo do Estado Maior do Exército Português: apogeu e queda (PTDC/HIS-HIS/102382/2008), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

1. Coordenador do Projecto:

Prof. Doutor Luís Nuno Rodrigues.

2. Duração e Regime de Actividade:

Duração de 18 meses, renováveis ao fim dos primeiros 12, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http://fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos). A bolsa pressupõe a apresentação anual de Relatório das actividades desenvolvidas e Plano de Trabalhos para o período da renovação.

3. Objecto da Actividade:

O principal objecto de actividade é a realização de um doutoramento na área de âmbito do projecto, orientado por um dos investigadores do projecto. Para além disso, pretende-se que o/a bolseiro/a proceda a pesquisa bibliográfica, preenchimento e análise de bases de dados, levantamento e recolha de documentação, apoio às conferências e edições do projecto, bem como a participação nas reuniões do projecto e na elaboração de textos e de relatórios.

4. Requisitos de admissão:

Mestrado na área das Ciências Sociais e Humanas, preferencialmente em História, Ciência Política e/ou Sociologia (aceitam-se candidatos que aguardem defesa de tese, desde que esta seja efectuada antes do início das actividades do bolseiro/a).

5. Remuneração:

De acordo com a tabela da FCT para Bolsas de Investigação em Portugal (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores2009.phtml.pt).

6. Documentos de Candidatura:

Carta de Apresentação, curriculum vitae e cópia dos certificados de habilitações.

7. Prazo e morada para a Apresentação das Candidaturas:

As candidaturas, com a devida referência do projecto, deverão ser enviadasem formato electrónico a partir do próximo dia 27 de Setembro até ao dia 19 de Outubro de 2011 para: luis.rodrigues@iscte.pt ou cehcp@iscte.pt

Apenas em último caso deverão ser enviadas por correio para:

Centro de Estudos de História Contemporânea - IUL

Projecto O Corpo do Estado Maior do Exército Português (PTDC/HIS-HIS/102382/2008)

Avenida das Forças Armadas, Ed. ISCTE-IUL, cacifo 238

1649-026 Lisboa

8. Selecção:

A selecção dos candidatos será efectuada por um júri constituído pelo coordenador do projecto e por dois membros da equipa de investigadores do projecto com base no curriculum vitae, eventualmente complementada com entrevista.

Para a selecção e ordenamento dos candidatos, serão usados os seguintes critérios, cada um deles pontuado de 0 a 5:

a) “Maturidade e responsabilidade” pessoal: a avaliar pelo CV e entrevista;

b) “Capacidade e rigor técnico”: a avaliar pelo CV e entrevista;

c) “Conhecimentos da história política e militar”, e mais latamente do objecto de investigação deste projecto: a avaliar por entrevista.

9. Descrição da missão a realizar:

9.1. A missão do/a bolseiro/a BI neste projecto consiste essencialmente no desempenho das seguintes tarefas técnicas, sob a supervisão científica do investigador-responsável:

a) Realização de doutoramento sobre a área de âmbito do projecto;

b) Recolha e organização das espécies documentais constantes em vários arquivos de relevo para a prossecução do projecto;

c) Carregamento das bases de dados documentais e bibliográficos;

d) Colaboração e apoio a outras tarefas a realizar pelos investigadores do projecto, nomeadamente no que toca à utilização do sistema de informação de dados históricos a criar e à preparação das tarefas subsequentes;

e) Secretariado de apoio ao projecto.

9.2. O local de trabalho para a execução das tarefas é o Centro de Estudos de História Contemporânea no ISCTE-IUL, com observância das regras e horários por este definidos. Pelas características do trabalho, prevê-se a deslocação a várias bibliotecas e arquivos de acordo com a necessidade do projecto. Nessas deslocações dá-se o acatamento das regras e horários por estes definidos.

9.3. No final da execução da missão, o/a bolseiro/a apresentará um relatório sumário das tarefas realizadas, originando um parecer avaliativo do investigador-responsável.

 

Lieux

  • Av. das Forças Armadas (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa)
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • mercredi 19 octobre 2011

Contacts

  • Centro de Estudos de História Contemporânea
    courriel : cehcp [at] iscte [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« O Corpo do estado maior do exército português: apogeu e queda », Bourse, prix et emploi, Calenda, Publié le jeudi 06 octobre 2011, http://calenda.org/205564