AccueilRevista África e africanidade

*  *  *

Publié le mardi 18 octobre 2011 par Marie Pellen

Résumé

A Revista África e Africanidade é uma publicação periódica em linha inteiramente dedicado a temas africanos, afro-brasileiros e afro-latinos. Os textos deverão ser apresentados em português ou em espanhol.

Annonce

Apresentação

A Revista África e Africanidade vem preenchendo, desde maio de 2008, um espaço na vida cultural e acadêmica brasileira, pois é um dos poucos periódicos nacionais inteiramente dedicado a temas africanos, afro-brasileiros e afro-latinos que agrega conteúdos acadêmicos, de informação, entretenimento e subsídios para a prática pedagógica e pesquisas escolares da educação básica.

Os trabalhos publicados na Revista África e Africanidade têm promovido a reflexão e o debate acadêmico e pedagógico sobre temas como a História do negro no Brasil; educação étnicorracial; preservação do patrimônio, territorialidades negras; relações raciais e os complexos processos de construção identitária e cultural.  

Todo o conteúdo da Revista África e Africanidade está dividido em quatro núcleos: Espaço Acadêmico (formado por artigos, resenhas e relatórios de pesquisa), África e Africanidades na Sala de Aula (suplemento totalmente destinado a subsidiar alunos e professores da educação básica); Colunas (textos com caráter informativo e de entretenimento que abrangem diversos temas tais como direito, finanças, cinema, saúde, beleza, comportamento) e por último catálogo de Fontes de Pesquisa sobre a temática negra formado por museus, centros culturais, bibliotecas, arquivos nacionais do Brasil e do exterior.


A Revista África e Africanidade é um periódico on-line com publicação trimestral com acesso totalmente gratuito. Nascida da iniciativa de um grupo de professores, pesquisadores, estudantes, técnicos e especialistas, a partir de julho de 2010 passou a ser um produto da Editura Timbuktu assim como os CADERNOS ÁFRICA E AFRICANIDADES, coleção temática em formato impresso com os melhores textos já publicados no periódico on-line como forma de ampliação do acesso ao seu conteúdo e como forma de estratégica de sustentabilidade.

Tendo como missão a divulgação de estudos relativos às temáticas africanas, afro-brasileiras e afro-latinas e o subsídio de práticas pedagógicas e formação continuada de professores da educação básica a Revista África e Africanidade tem como principais linhas de estudo:

01. A cultura afro-brasileira em seus diversos desdobramentos;
02. Estudos africanos: pesquisa e divulgação;
03. Literatura, mito e memória;
04. Educação, formação de professores e relações étnico-raciais;
05. Desenvolvimento econômico social e discriminação;
06. Corpo, gênero e sexualidade;
07. Teoria social e estudos raciais;
08. Questões negras na educação;
09. Comunicação, mídia e representações: produção, sentidos e veiculação da imagem do negro;
10. Os movimentos sociais negros brasileiros: do pós-abolição à  contemporaneidade;
11. Relações raciais em discursos midiáticos e literários;
12. Trajetórias e estratégias de ascensão social de afro-descendentes;
13. Territórios e o patrimônio material e imaterial;
14. Territórios, religiões e culturas negras;
15. A África na sala de aula: questionamentos e estratégias;
16. A literatura afro-brasileira e africana para jovens e crianças;
17. Ritmos da Identidade: música, territorialidade e corporalidade negra
18. Literatura, História e Artes: entrelaçamentos possíveis;
19. Estudos de narrativa: tendências contemporâneas;
20. Afrodescendências e africanidades nas artes no Brasil;Direitos Humanos e população negra;
21. O comparativismo literário: interdisciplinaridade e hibridismo;
22. Tradições orais;
23. Religiosidade;
24. Juventude e identidades
25. Luta e resistência em espaços urbanos e rurais;
26. Saúde da população negra;
27. Preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural;
28. Políticas de ação afirmativas no Brasil e no exterior: avaliações e perspectivas;
29. Participação e representação política;
30. Identidades e trajetórias socais;
31. Educação: mudanças, desafios e novas perspectivas;
32. Mercado de trabalho;
33. Racismo institucional.

Normas para publicação

01. A Revista África e Africanidades, periódico eletrônico, publicado trimestralmente pela Timbuktu Editora, veiculada única e exclusivamente através dos sites www.africaeafricanidades.com e www.africaeafricanidades.com.br, recebe textos inéditos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras, Artes e temas multidisciplinares de caráter opinativo, fundamentados em revisão de literatura ou de caráter científico, fundamentados em pesquisas e/ou relatos de experiências.

02.A Revista África e Africanidades encaminhará um certificado de publicação para os autores de cada texto publicado no periódico.

03.Os artigos deverão ser apreciados por, no mínimo, três avaliadores escolhidos a critério da Revista África e Africanidades não cabendo recursos à decisão dos mesmos.

04.Os originais poderão ser: Aceitos na íntegra - sem restrições; Aceitos na íntegra - com algumas alterações; ou Rejeitados.

05.O quantitativo de textos publicado por edição ficará a critério da direção da Revista África e Africanidades que poderá formar um banco de textos que concorrerão em processos seletivos para edições posteriores em virtude do quantitativo de textos aprovados.

06.Quando as alterações forem referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Revista África e Africanidades se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado.

07.Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista África e Africanidades, passam a ser propriedade da Timbuktu Editora. No entanto, os autores continuam detentores dos direitos autorais. Sua reimpressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser registrada a fonte de publicação original.

08.Os textos deverão ser apresentados em português ou em espanhol.

09.Os artigos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022 de maio de 2003. Para os artigos em língua espanhola deverá ser utilizada a norma ISO equivalente.

10.Os textos deverão ser encaminhados em formato Word, com a seguinte configuração: alinhamento justificado, espaço entre linhas simples e entre parágrafos de 0,6 pt, fonte Arial 12, margens superior, inferior e laterais de 2 cm, entre 5 e 40 páginas, sem marcações de parágrafo.

11.Na primeira lauda deve conter: o título (deverá retratar o conteúdo do trabalho de forma concisa, em até 10 palavras, escrito no idioma do texto com letra maiúscula em negrito e justificado) e o nome (s) completo do(s) autor (es), seguidos de sua maior qualificação acadêmica, nome da instituição a que está vinculado (Universidade, Secretaria, Centro, Escola etc. ) e e-mail; um resumo informativo em português ou espanhol, quando for o caso, de 10 linhas ou 300 palavras, fonte Arial 10 e espaço simples que deverá sintetizar proposições, tipo do estudo, referencial teórico, metodologia, sujeitos e resultados. Não fazer citações, já que resumo é texto independente do corpo do trabalho e de suas referências; As palavras-chave (três) em português ou espanhol, quando for o caso, que melhor representem o assunto do artigo em português ou em espanhol em minúsculas, separados por ponto-e-vírgula, e com ponto ao final;

12.Estrutura: as partes denominadas pré-textuais (Resumo, Resumen) e pós-textuais Referências devem ter título sem numeração. O texto, iniciando pela Introdução e avançando até as Conclusões/Considerações Finais, deve ter os títulos de suas seções: curtos; numerados progressivamente em algarismos arábicos; alinhados a esquerda; com caracteres minúsculos e em negrito.

13.Tabelas: devem conter dados representativos que contribuam para a qualificação do texto, numeradas com algarismos arábicos, título em letras minúsculas, sem grifo e identificação na parte superior. A Revista Eletrônica África e Africanidades recomenda que dados que possam ser descritos no texto não sejam apresentados ou repetidos em tabelas ou ilustrações.

14.Ilustrações: (figuras, quadros, desenhos, gráficos, etc.) devem apresentar sua identificação na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu numero de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos de forma breve e clara em letras minúsculas, e sem grifo. As tabelas e as ilustrações devem ter o formato jpg, jpeg ou gif, com resolução máxima de 640 x 480 pixels.

15.As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com a NBR10520 ou norma ISO equivalente.

16.Notas: colocadas no final do texto deve ser evitada (notas de fim no Word) devendo ser inseridas como notas de rodapé.

17.Recomenda-se que indicação de auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário sejam apresentados como nota de rodapé na primeira página.

18. Agradecimentos: Podem ser mencionados apenas ao final do original.

19. Entrada de Referências: A Revista Eletrônica África e Africanidades adota a Norma NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT ou norma ISO equivalente.

20. Lista de Referências: listar os autores em ordem alfabética.

21. Os textos aprovados para publicação que não se adequarem as normas da ABNT ou ISO citadas nesta norma serão devolvidos aos seus autores via e-mail para que os mesmos realizem as devidas correções dentro do prazo estipulado pela Revista África e Africanidades. A não adequação ocasionará a exclusão do texto do processo seletivo.

22.O conteúdo dos trabalhos é de responsabilidade exclusiva de seus autores e a publicação dos mesmos de forma impressa, eletrônica ou quaisquer outros meios pela Timbuktu Editora não ocasionará em nenhum ônus a mesma.

23.Os arquivos deverão ser encaminhados em anexo para editorial@africaeafricanidades.com e no campo assunto do e-mail deverá ser incluída a frase “Submissão de Texto para Publicação”.

24.Os textos somente serão avaliados a partir do recebimento da carta de autorização (faça o download do modelo em http://www.africaeafricanidades.com.br/normas.html) devidamente preenchida e assinada pelos autores; cópia do CPF e do documento de identidade; do comprovante do depósito bancário da taxa de submissão. Estes documentos deverão ser encaminhados via carta registrada, respeitando os prazos editoriais do periódico para Rua Lafaete de Freitas, 105 - Parque Jordão - Belford Roxo - RJ - Brasil CEP: 26.177-010 .

25.TAXA DE SUBMISSÃO DE TEXTOS PARA AVALIAÇÃO

A taxa de submissão de textos para avaliação/ publicação na Revista África e Africanidades será de: R$ 30,00 (pesquisadores e docentes pós-graduados) e de R$ 15,00 (pesquisadores graduados, docentes da educação básica - rede pública de ensino e alunos de graduação e pós-graduação) por texto. O depósito deverá ser realizado no Banco Itaú, agência 6457 e conta corrente 04231-2. Enviar obrigatoriamente cópia do comprovante de pagamento na submissão do texto juntamente com a autorização de publicação. Não haverá em hipótese alguma reembolso da taxa de submissão de textos para avaliação.

26. PRAZOS EDITORIAIS

Para a edição de Fevereiro:

- Recebe originais - até 15 de novembro do ano anterior

- Divulgação dos trabalhos selecionados - 25 de janeiro

- Disponibiliza a edição on-line – até 20 de fevereiro

Para a edição de Maio:

- Recebe originais - até 15 de março

- Divulgação dos trabalhos selecionados - 25 de abril

- Disponibiliza a edição on-line – até 20 de maio

Para a edição de Agosto:

- Recebe originais - até 15 de junho

- Divulgação dos trabalhos selecionados - 25 de julho

- Disponibiliza a edição on-line – até 20 de agosto

Para a edição de Novembro: - Recebe originais - até 15 de setembro

- Divulgação dos trabalhos selecionados - 25 de outubro

- Disponibiliza a edição on-line – até 20 de novembro

Lieux

  • Rua Lafaete de Freitas, 105 - Parque Jordão - Belford Roxo
    Rio de Janeiro, Brésil

Dates

  • mardi 15 novembre 2011

Contacts

  • Revista África e Africanidades
    courriel : revista [at] africaeafricanidades [dot] com

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Revista África e africanidade », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 18 octobre 2011, http://calenda.org/205736