AccueilDesafios antropológicos contemporâneos

Desafios antropológicos contemporâneos

28ª reunião brasileira de antropologia (RBA)

*  *  *

Publié le mercredi 19 octobre 2011 par Marie Pellen

Résumé

Dia 8 de novembro de 2011 abre o período de inscrição de comunicações nos grupos de trabalho (GTs) para a 28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) que irá ter lugar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) de 2 a 5 de Julho de 2012. O prazo para submissão de propostas de comunicações termina a 26/01/2012.

Annonce

Apresentação

Sob a chancela Desafios Antropológicos, temos procurado estimular durante a nossa gestão (2011-2012) análises críticas e propositivas sobre os dilemas, desafios e perspectivas que permeiam os atuais processos de expansão e transformação da antropologia no Brasil. Visamos, assim, apresentar e problematizar não só as transformações e reconfigurações da antropologia como disciplina acadêmica per se, mas, também, as relações entre essas reconfigurações e as políticas científicas em voga, a formação de antropólogos e as demandas no mercado de trabalho e, ainda, a relação da pesquisa antropológica com a ação política.

Julgamos também de suma importância incitar reflexões críticas sobre a política da antropologia. Estamos contribuindo cada vez mais para a formulação de políticas públicas e propostas para a sociedade. Entretanto, confrontamos ainda o desafio de organizar e afirmar criticamente nossa produção intelectual com o intuito de expor a dimensão humana da ciência, da tecnologia e da inovação, inclusive no que concerne ao tipo de desenvolvimento que queremos para o Brasil. Uma outra dimensão desse desafio implica a necessidade de divulgarmos a nossa produção antropológica para audiências mais amplas.

Temos os aparatos necessários para cumprir esses desafios devido à grande capacidade da antropologia de se renovar como prática de pesquisa que apresenta potencial infinito de abrir novos horizontes para a produção de conhecimento. Por isso, por ocasião da abertura deste edital para apresentação de GTs e Mesas Redondas para a 28º RBA, convidamos a comunidade científica, associados e não associados da ABA, a juntarem-se a nós, para apresentarem suas reflexões criticas e propositivas sobre os desafios antropológicos contemporâneos a partir de vários ângulos e problemáticas, com base em pesquisas de pontas na intersecção de várias áreas de conhecimento.

Normas e procedimentos para propostas de Mesas Redondas, Grupos de Trabalho, Simpósios Especiais e outras atividades

I - Regras Gerais

Poderão propor atividades de Grupos de Trabalho (GTs) e Mesas Redondas (MRs) para compor a programação da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia todos os associados doutores efetivos ou correspondentes da ABA. Antropólogas e antropólogos estrangeiros que sejam comprovadamente associados a alguma associação de antropologia vinculada ao Conselho Mundial de Associações Antropológicas (World Council of Anthropological Associations- WCAA) também poderão coordenar Grupos de Trabalho (GTs) e Mesas Redondas (MRs).

Todos os proponentes e participantes de atividades, sem exceções, deverão estar em dia com o pagamento da anuidade ao apresentarem suas propostas de Grupos de Trabalhos, Mesas Redondas ou outras atividades, para que o registro e a submissão das propostas no próprio site do evento possam ser efetuados e confirmados on line. Para informações sobre a regularização de situações de inadimplência ou instruções sobre formas de pagamento da(s) anuidade(s), acesse o site da ABA (www.abant.org.br) ou entre em contato com a secretaria da ABA pelo  telefone (61) 3307-3754.

O pagamento da taxa de inscrição no evento será obrigatório para todos aqueles que tiverem seus trabalhos aceitos, evitando a não inclusão na programação por falta de pagamento. O mesmo se aplica aos participantes não associados à ABA que forem convidados para compor Mesas Redondas ou outras atividades propostas, inclusive debatedores em Grupos de Trabalho, Mesas Redondas e Simpósios convidados pelos seus respectivos coordenadores, com exceção daqueles expressamente convidados pela diretoria em função de atividades especiais.

A ABA não garante financiamento integral de coordenadores e/ou participantes. Não serão financiados debatedores que sejam convidados pelos coordenadores de Grupos de Trabalho, Mesas Redondas ou Simpósios. Havendo disponibilidade de recursos, os participantes a serem financiados receberão ajuda de custo sob forma de diárias para aquisição de passagens aéreas e/ou pagamento de hospedagem, compatível com o custo médio da viagem e hospedagem, sendo priorizado o que for mais conveniente para a ABA. O financiamento é uma cortesia da ABA com a finalidade de fortalecer a qualidade de suas atividades, sendo concedido àqueles que contribuem com a organização das atividades e não um direito dos que vierem a receber alguma forma de apoio. Não será permitida transferência de qualquer apoio para outrem, exceto entre co-coordenadores de Grupos de Trabalhos, havendo disponibilidade de recursos e consideradas as prioridades estabelecidas neste documento.

A ABA, por meio da Comissão Organizadora, negociará tarifas aéreas e custos de hospedagem e alimentação, disponibilizando em seu site a indicação das companhias aéreas, transporte terrestre para traslado aeroportuário e hotéis com as respectivas tarifas e descontos, assim como de restaurantes que oferecerem descontos para os inscritos. Reserva-se ainda a prerrogativa de adquirir diretamente um ou mais destes serviços para disponibilizar aos financiados, observada a disponibilidade de recursos e itens de despesa destinados.
Quando, por conveniência da ABA, ocorrer o pagamento de passagem aérea, esta será restrita ao vôo direto do aeroporto de grande porte situado mais próximo à cidade de origem do financiado, não sendo custeados vôos regionais complementares e/ou outras formas de transporte até aquele aeroporto.

Não serão custeadas passagens internacionais para participantes ou coordenadores de Grupos de Trabalho, Mesas Redondas, Simpósios Especiais, membros da Diretoria e/ou Conselhos. A única exceção poderá ser para conferencistas convidados pela Diretoria/Comissão Organizadora.

No caso de pagamento de passagens áreas, uma vez que estas sejam emitidas em acordo com o viajante, qualquer mudança posterior que não de

od8nonais o caso de prizad;/a octda de cue iernaclesta ser&aacuade ens sile corresaponibilidacom o viajdora.

Todos ra participan;is cor atividadesou coorexceç&atilda eara apresentaçãoseus trabalxpansãdo estiociadosoe a incitae recurreo da viaimo &agrom as respectia ou te iguraçõmrizad;e sutrbribuemoaimo &agromFuRedituaçõesPde pesqugia ds s que nciad em c, senre paectual ;o sssoncia da Avas q;o poder&aacue; soe a inituarvaj divitutos necessáplas.

I &Redohravas atividadis

eradas aa propostascor atividae;o serã a e emitidas a fode váron s on aros qu ;oque c seda diopat&iacutiostasseu sBA (28rba(www.abant.or,reas dever&atil qug adadas ou instruçõePara informaç&otildpelo&nbsoe a iniaremos par em s ou ceven="scchvolvimemos parhos a casoe a submissão das propoplas.

h2>1) GTu- de Grupos de Trabadis dever&atilue; gia vincciado ou te iguraçõda Uniasentoian=" conferalretametar e confnden comuniiadosFeonsiexceç&atilda epaopat&iacsemplas.

Quanae;es em a&eacuireito de coordenadoreos, obserradasr - Re,irá dos debatedoas, iopat&iacito e;o na programaç&atil.esaual/cales aros o seus trabalss="srnacvidados pe de coordenadomos premnos, obsleceda Universid ou te ernaclee;os regl de;o das propose a e emitplas.

hi>es,Cos cráopat&iacs critid para propadis h2>2) MRu- ho, Mesas Redoadis hi>es,Cra caquisiçãascor ativiadis Quannae;es em a&eacuireito de coordenador;ros, obserradasr - Re,irá ;o os debat. ABpe/b> intcipanes, dever&atilu pro scirado ou te iguraçõda Uniasentoialocecibierraes,n=" conferalretametar e confnden comuniiadosfeonsiexceç&atilentoplas.

hi>es,Cos cráopat&iacs critid para propadis dever&atiluAA) tamb&eacut o regsleo sempat&iactulosee;os;umcsordo rte at&eacu 900onds crápan;is corgrama&ccecvdpose com as respecti de siguraç&otildplas.

h2>3) SEu- ho, Simpósios Especadis h2>hi>Cra caquisiçãascor ativiadis dever&atilu prm emiti aa propostass e Simpósioo rte at&eacutnsfer&ecose;ubmil;õene coordeusdo, doios os propone, astnsfer&ecos ra participanpenando ue;ubmil;&atilo na prog ainq;o >Qunae;es em a&eacuireito de coordenadorros, obserradasr - Re,iirá dos debated,rior que nãm poder&atildsá ;o dos ra participaplas.

hi>es,Cos cráopat&iacs critid para propadis Qunhoub>d ABpe ra participan;is convida dever&atiluAA) tamb&eacut o regsleo sempat&iactulosee;os;umcsordo rte at&eacu900onds crápan;is corgrama&ccecvdpose com de siguraç&otildppelo&nlas.

h2>4) CPu- Cone rece;esPos v&ocsrápan&RedohraPracad&eciro Le at&eacvi-Segsuscadis ÉentaçãCnveniênos da tecnolplas.

h2>5) Mini-C recursoOuteindoadis Qunadarosstmil;õ ou mainodpondenn> Nmponcia da antropololas.

h2>6)n/ou Uniaordo rs doadis h2>7)n/ouransferêoadis h2>8) Pa programaç&atildAudiovisugl adis hi>es,Moregs Hie; opat&iacic;nosSonor;o da 28&opelo&nbRBAadis h2>9)aPracad&eciro Pite t Vergeoadis h2>10) L mudan&ccedpagamentolivrooadis h2>11) Fasileiralivrooadis h2>12)sEx caquisiç&otildadis h2>13) df; Reil;õesria/Comil;õeP de tes daadis h2>14) Elequisiçãu da Diretorn/ou ConsesCde cientíe;riFiscgllais h2>15) Asso, l hot&eacuagras llais

IIn&RedohraPrazdil;os pS a submissãe Pa propostas de Grupos de Trabaalho (GTs) e Mesas Redondas (rais

has.

3>hi>es,Craxcetvislesugpara propadis/h2> <1. Leiascopresretamedas oransformaçõecos cráopat&iacs critideando ucor ativiann Unif inodo qu nto ui ciadora aqimentos para predebCs tero ucor ativiados. eradas aa propostab>dever&atilue; e a e emitidos on ABA, por measseu ssBA (28rba(www.abant.or,rtascem acordo das ou instruçõeos Eientífige" emitindas nnu "Ide inscriç&otildpquot;ppelo&nlos. todos de comunciado confndenaarhos a caso das proposesdever&atiluAA) tamb&eacut de divdeusdo, por measseu sBA (28rba(www.abant.orolas.

3 /h2> es,páopat&iacodprazo para subdil;ão aa propostascor atividalho (: 06/06/ de 20u15/09/ de dais ABA ABA ABA ABA Quno s a fode váraxa de inscriç&atildvez que ser&aacuaa diopat&iacutlstas mue; reecibierranagens áute; restreasseu ,ecer a vocacad&ec(s), aa utonibiliza em e-do l s qunhnte a Nmposeda diopat&iacutiostasca evenupposter um direitsseu ados.user efrras opone;ual em e-do l s qunhn. sil. uma nagens áuens intdevocacad&ec( uqug adamos par mub> esndo os edosstassesos,a s vocacad&ec(( urá >mumdil;&atilpelos scSimp&oacdigosraxa de inscriç&atil,aros qudever&atilueoe a initsstass opagameno ndo os lid para propolas.

h2>a) Sudever&atilueoe a initsso ompat&iactulo,uumute;umcordo rte at&eacu1500onds crápan;is corgrama&ccecde;e5amolavrasceptagrdais ABA Quno s a fode váraxa de inscriç&atildvez que ser&aacuaa diopat&iacutlstas mue; reecibierranagens áute; restreasseu ,ecer a vocacad&ec(s), aa utonibiliza em e-do l s qunhnte a Nmposeda diopat&iacutiostasca evenupposter um direitsseu ados.user efrras opone;ual em e-do l s qunhn. sil. uma nagens áuens intdevocacad&ec( uqug adamos par mub> esndo os edosstassesos,a (utonibilizaass O me urá >mumdil;&atilpelos scSimp&oacdigosraxa de inscriç&atil,aaros qudever&atilueoe a initsstas opagameno ndo os lid para propolas.

h2>a) Sudever&atilueoe a initsso ompat&iactulo,uumute;umcordo rte at&eacu1500onds crápa,uumuid="oo(opernacl) ;es sobr;e slativianjustif inrogatpddolevportândbcos,aentoiardo rte at&eacu6000onds crápa,ABA eeo sempat&iactulosee;os;umcso(rte at&eacu900onds crápa) deogia todos de si douto(2eoua3)rdais ABA mutcorre >Qunoas. O ode;es recera diopat&iacutiosser parasultnnnae;oresen ajua falta ="scchvolvimento de inscriç&atil, nto ui>QunAA) tambédo coveniêntasseu serpauDiretoria e ou te iguraç&atile corres ser&aacutlsmnfernacvida e;outeh taxa de inscriç&atilento.a postegrab>uqur os insc rt &atamb&eacrupos ="scchvolvimentas oransformaçõd;outeh taxa de inscriç&atiluaa diopat&iacutlstasseu ssi;o no ev. dos. Annonce

rmina a 26/01/2012. s e
e
  • Appel à contr (able> prin cole)
  • e
  • Catégories

  • razo para submiss eli>
    novembro de 2011 abre o período de inscriçãations razo para submissão de prsouras de comunicações termina a 26/01/2012. razo para submiss eli>Meenb>uae at&/)cour l em> meenbmae 72 [at] yahoo [dot] frns razo para submissão de pr itsent")

    e comunicações termina a 26/01/2012.

    e comunicações term>« main">
    Colenda em>,

    v class="mapuce2">*  *&nb, < rle
    r RBA)

    ro de prnewsducation
    Desaa ant> ")

    <>Desaa ae " e v&ick="javaidadpt:w diow.open(' ? taxasage=print', '', 'BA (bar=yes,toolbar=no,idaollbars=yes,width=800,height=600');returniverse;""> ? taxasage=print">Ia antrr="ti /p> <>Dessignoler""> signoler?>De >Signoler cos de Trab="ti /p> (RBA)

    4. Annonce

    eli>
    %C3%B3 + janjan 7 >etails=Dia+8+de+

    +de+*&nb+ +o+pev%C3%ADod +de+ividad%C3%A7%C3%A3 +de+as (:o31%C3%A7%C3%B5es+Google Agenda ="Google Agenda"c/) li>
    iCol ="iCol"c/) liducationplop"onsDa da ciê, p> tambirdo ortpai e itermar crA &urte-nparts,00 li>
    Ralho (GTssa g(Tss)igubuemalTssa li>
    li>
  • Desfootele">Annonce< span>DesfootelLogo">
    DesfootelNave">Annonce*/feeCi>G>*/f="tinution | clution
    */entnden/6540e"Mrabphie légolef="tinution | clution
    */ss=avec Lodel tinution | clution
    Gérvéationsp >Annonce ="The sern to, cro:o3 p clashing b in">L'É>*/phi éo, cro:occedA/ ou t ="Lgparaqu ;oq Rill06/06fe nell06dutClét.*/entnden">Signoler un re oème pionsp >AnnonceAnnonce< gram_paq =m_paq || []; //rpceckagamethod like "setCantemDilde; " should bgparll0d bgo po "pceckPe iView" _paq.push(['en> CrossDor enLinking']); _paq.push(['pceckPe iView']); _paq.push(['en> LinkTcecking']); (funs/ () { */entnden/openbisvi/js/cleo.js?>ja4- -oriecludadpt) */entnden/js/jiopay.jsonp-l ) { */entnden/js/fancybox/jiopay.fancybox-1.3.1.jsi, funs/ () { */entnden/authrabp <'), */entnden/6540\.ulu Desopenbisvi")

    */ent")

    ro dna a 26firtt") r
    */entnden">OpenE>*/ent="ti /p> uldna a 26ui cinqur v-toggle-show")

    >
  • li>li> utionOpenE>*/ent Booksnsutionli> e comunicações terli>
    */entnden">
    */ent Booksnsutionedil;du&c scip> sermarin" R$50lef="tins
    */entnden/ a inu2.
    */entnden/p clashersie ABA */eurf="tins
    */entnden.ulu li> nsli>li> > li>li> utionOpenE>*/ent Journolsnsutionli> e comunicações terli>
    */entnden">
    */ent Journolsnsution21vuesu&c scip> sermarin" R$50lef="tins
    */entnden/ a inu2-journols.
    */entnden/6438.ulu li> nsli>li> > li>li> ution olenda utionli> e comunicações terli>
    s scip>pat&ques="tins
    s="tins
    ulu li> nsli>li> > li>li> utionHypoth&eincitaeesnsutionli> e comunicações terli>
    reecereceations
    */entnden/ a inu2-notebooks. > li>li> utionLetispo olertesnsutionli> e comunicações terli>
    */entnden">
    */ent="tins
    */entnden/ivdexolert.php?a=io eadptent")
    li> > li>li>
    */entnden/14043"nOpenE>*/ent Freemium="ti /p> nsli>li> li> > ro dna a 26align-right")

    > tax es/ ="//="listcopen">*/entnden/"amethod="get")

    razo para submissfieldseta e comunicações terRBA)

    razo para submiss einput name="q" typ ="as p"c/)razo para submiss eo dna a 26="list-choice")

    razo para submiss einput typ ="4.dans olenda lposa>at&/) einput typ ="4.*/entr.*/entr.dans OpenE>*/ent="lposa> e RBA)

    razo para submiss ebutton typ ="cor atducation 3sns 3sn-="list e RBA)

    (RBA)

    (RBA)

    (RBA) rul na a 26ui cinq")

    > r s scip>pat&ques="utionli> s rul na a 26uhare")

    > r %C3%B3 + */entActuducationtwittel button-wrap.< r %C3%B3 + ="dna a 26facebook button-wrap.< r %C3%B3 + ="dna a 26google button-wrap.< ro dna a 26align-right")

    ro de prautha de"> (RBA)

    (RBA) !--[if lte IE 9]>li> > */entnden/openbisvi/css/ie_openbisvi.css")

    ![endif]-- clateg>