AccueilRevista (In)visível

Revista (In)visível

Escravatura

*  *  *

Publié le mardi 25 octobre 2011 par Marie Pellen

Résumé

Chamada de trabalhos para o número temático (edição 1) sobre escravatura da Revista (In)visível. A Revista (In)visível publica trabalhos originais em Português. O prazo limite para receção de artigos é dia 31 de dezembro
 de 2011.

Annonce

Edição 1

Tema: Escravatura

Prazo limite para receção de artigos: 31 de Dezembro
 de 2011

Comunicação de aceitação: 15 de Janeiro de 2012

Apresentação

A abolição da escravatura é, inegavelmente, um importante marco transnacional na lenta construção de sociedades mais justas. Séculos de debate culminaram na eliminação da escravatura das leis e constituições da maior parte dos países do mundo. Enquanto fenómeno, a escravatura mantém-se, todavia, como flagelo real, presente e invisível.

Hoje, numa sociedade fustigada pelo agudizar das desigualdades sociais, pelos desequilíbrios geo-financeiros entre Estados e pela perda de direitos de amplas camadas de população, parece revalidar-se o diagnóstico de António Vieira quando, há muitos séculos, fez notar o desequilíbrio dialéctico entre os “senhores, poucos” e “os escravos, muitos”. A palavra escravidão assume múltiplas e tentaculares acepções.

O apelo à participação que lançamos prende-se justamente com o modo como este tema, ‘escravatura’, evoca um passado que lhe ditou a abolição, interpelando simultaneamente um presente que o relança e redefine. Do tráfico de seres humanos às migrações clandestinas, em fenómenos legíveis a partir do desfavorecimento económico, exploração sexual, invisibilidade(s) sociais… reclama-se visibilidade para uma temática que parece ter regressado, definitivamente, dos anais da história passada para o quotidiano das estórias presentes.

Normas:

A Revista (In)visível aceita artigos científicos, contribuições fotográficas, textos poéticos ou prosa originais, entre outros.

A Revista (In)visível publica trabalhos originais em Português. Na apresentação dos originais, devem respeitar-se as seguintes instruções:

Os artigos não devem exceder 40.000 caracteres.


Devem ser enviadas à direcção da revista, em suporte informático, por correio electrónico para invisivel.revista@gmail.com.


Cada artigo deve ser acompanhado de um resumo, com o máximo de 750 caracteres.

Cada autor/a deve enviar uma breve nota biobibliográfica, que não exceda 500 caracteres, e o endereço postal e electrónico.

Todas as citações devem ser traduzidas.

Mais informações acerca das normas de publicação podem ser lidas através desta ligação: http://revistainvisivel.com/?page_id=41

Objectivos gerais

O principal objectivo deste projecto é a criação de um veículo de comunicação que tenha como prioridade novas interpretações dos temas “invisíveis”, a partir de um tratamento equilibrado entre diferentes linguagens , no sentido de fornecer  visibilidade às diversas porções sociais submersas pela ausência de espaços públicos adequados. Desta forma, procura-se transpor para a linguagem não académica os temas abordados cientificamente, em diversas áreas, tornando-os, deste modo, acessíveis ao um público mais vasto e proporcionando a extensão do debate, extrapolando os limites académicos.

Objectivos detalhados

- Criação de uma publicação com distribuição gratuita online;

- Criação de um diálogo multidisciplinar e internacional sobre estes temas;

- Alargamento do debate sobre questões públicas e sociopolíticas;

- Fortalecimento das relações entre diferentes tipos de conhecimento e experiências;

- Abertura de novos espaços públicos de debate que criem maior visibilidade ao objectivo principal deste projecto, como um blogue, juntamente com um Fórum de discussão e uso de ferramentas de redes sociais, como Facebook e Twitter, não apenas restritos a divulgação, mas também permitindo maior interacção do/a autor/a com o/a leitor/a. Isso também pode ser facilitado com uma sessão de chat (divulgada na publicação e contando com a participação de determinado/a autor/a, esclarecendo e debatendo, em tempo real, a sua contribuição).

- Criar um espaço de desenvolvimento de jornalismo cívico que dê prioridade à participação popular de diferentes agentes sociais na construção de artigos e ensaios.

- Promover encontros públicos, seja em forma de seminários, mesas-redondas, colóquios, etc.,  para debate e discussão dos temas tratados pela Revista como forma de ir para além do espaço editorial.

Conselho editorial

O conselho editorial é um órgão normativo e consultivo da Revista (In)Vísivel com a função de coordenar, referendar e qualificar a publicação dos artigos que compõem as respectivas edições. O  Conselho Editorial é composto por membros voluntários dos dois países envolvidos no projecto.

O Conselho Editorial é formado pelos seguintes membros:

  • Rodrigo Saturnino – Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e Investigador do Centro de Estudos das Migrações e de Relações Internacionais da Universidade Aberta.
  • Lira Turrer Dolabella – Doutoranda em Antropologia pelo ISCTE do Instituto Universitário de Lisboa.
  • Marcelo Valadares  – Doutorando em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
  • Salomé Coelho – Curso de Especialização em Estudos Feministas, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Mestranda em Filosofia, na FCSH, Universidade Nova de Lisboa.
  • Fátima Orta Jacinto – Doutoranda em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL).
  • Pablo Almada – Doutorando em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Lieux

  • Rua da Escola Politécnica, 147 (Universidade Aberta)
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • samedi 31 décembre 2011

Contacts

  • Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
    courriel : cemri [at] univ-ab [dot] pt
  • Revista (In)visível ~
    courriel : invisivel [dot] revista [at] gmail [dot] com

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Revista (In)visível », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 25 octobre 2011, http://calenda.org/205815