AccueilAs representações sociais em sociedade em mudança

As representações sociais em sociedade em mudança

XI conferência internacional sobre representações sociais

*  *  *

Publié le mardi 13 décembre 2011 par Marie Pellen

Résumé

A XI conferência internacional sobre representações sociais terá lugar de 25 a 28 de Junho de 2012, em Évora, Portugal. O prazo final para a submissão de propostas é 31 de Janeiro de 2012.

Annonce

Apresentação

Esta Conferência, que se realiza de dois em dois anos, tem por objectivo a apresentação de trabalhos de investigação nos quais assume particular relevo a teoria das representações sociais, iniciada por Serge Moscovici em 1961. A Conferência pretende igualmente proporcionar um debate alargado e interdisciplinar, tanto no plano teórico como metodológico, sobre questões relacionadas com o pensamento social e os fenómenos psico-sociais a ele associados.
A Conferência insere-se numa sequência que teve a sua primeira ocorrência em Ravello (Itália) em 1992, seguindo-se Rio de Janeiro em 1994, Aix-en-Provence em 1996, Cidade do México em 1998, Montreal em 2000, Stirling em 2002, Guadalajara (México) em 2004, Roma em 2006, Bali em 2008 e Tunis em 2010.

A XI Conferência terá por tema: As representações Sociais em sociedades em Mudança
O ritmo acelerado das mudanças que se observam nas sociedades contemporâneas dando lugar a crises económicas de consequências imprevisíveis, bem como à perda de confiança nas lideranças e criando uma angústia generalizada, justificam uma atenção acrescida dos cientistas sociais.
A teoria das representações sociais, pela centralidade que confere à forma como as interpretações dos especialistas vêm a ser apropriadas pelo senso comum, adquire, neste contexto histórico, particular relevância.
Outro actor social, os media, não menos saliente nas dinâmicas das sociedades actuais, tem igualmente sido objecto da atenção da teoria, sendo de antecipar que o mesmo igualmente se venha a verificar na presente Conferência.

As diferentes sessões da Conferência compreenderão como principais eixos temáticos:

  1. Questões teóricas e metodológicas
  2. Problemas decorrentes da globalização
  3. Crises económicas, sociais, políticas, culturais
  4. Relações inter-grupo – das comunidades às regiões, às sociedades
  5. Problemas nos domínios específicos da Saúde, Educação, Ambiente e
    Justiça
  6. Relações inter-geracionais
  7. Memória colectiva e social
  8. Media, comunicação, discurso, publicidade
  9. Estigmatização e Discriminação
  10. Ciência, tecnologia e novas práticas sociais

O prazo final para a submissão de propostas é 31 de Janeiro de 2012.

O prazo final de encerramento do processo de aceitação/rejeição e notificação é o dia 30 de Março de 2012

Nota aos autores:

Para todas as comunicações/posters, a Comissão Científica dará especial importância à qualidade científica do projecto e da apresentação de dados originais. Assim, solicita-se aos autores que sejam precisos e objectivos nas suas propostas. Os resumos deverão seguir tanto quanto possível o esquema canónico indicando (a) o título do texto, (b) o tema e o referencial teórico, (c) os objectivos e hipóteses, (d) a descrição dos procedimentos, incluindo os participantes e método, (e) os resultados e as principais conclusões da pesquisa. Será completado com 3 a 5 palavras-chave e 3 referências. O resumo terá um máximo de 300 palavras e deverá obrigatoriamente assinalar o eixo temático em que se insere, indicando uma primeira e uma segunda possibilidade.
A submissão de propostas e inscrições é feita através do site http://sge.uevora.pt/por/users/register, onde se poderá registar. De seguida, receberá um e-mail a confirmar o registo e toda a informação necessária para continuar o processo de inscrição/submissão.
A aceitação pela Comissão Científica, de uma comunicação à 11ª CIRS, obriga a que, pelo menos, um dos autores participe (se inscreva) no evento. Os certificados de participação serão entregues imediatamente após a apresentação dos trabalhos, no evento.

Datas:

Até 31 Janeiro de 2012: data final de submissão
30 Março de 2012: Encerra-se o processo de decisão de aceitação/rejeição
Organização do Programa Científico:
A Conferência será organizada na forma de (1) simpósios: conjuntos de comunicações reunidas e introduzidas por um organizador em torno duma temática especifica, (2) sessões temáticas: comunicações agrupadas pela Comissão Científica com base em convergências teóricas ou temáticas, (3) sessões poster com a presença do(s) autor(es).
Os resumos de artigos serão incluídos numa publicação que será fornecida aos participantes na abertura do evento.
Simpósios

Um simpósio é composto por:

  • Revisão de uma questão/temática feita pelo organizador do simpósio, que evoque um campo de pesquisa (máximo 15 minutos).
  • Três ou quatro trabalhos originais que se enquadrem no tema do simpósio. A duração será de 90 minutos, reservando um mínimo de 15 minutos para debate com a assistência. Compete ao organizador do simpósio decidir quanto à gestão dos tempos.

A Comissão Científica dará especial importância à natureza internacional do projecto e à coerência das diversas comunicações que compõem os simpósios. Cada simpósio será avaliado como um todo, mas também em cada um dos seus componentes. A Comissão Científica reserva-se o direito de solicitar uma reorganização do simpósio proposto.

Comunicação Oral

As comunicações orais serão reunidas em Grupos de Discussão Temáticos (GDT) pela Comissão Científica. Cada grupo temático incluirá 4 a 5 comunicações orais (máximo de 20 minutos cada, incluindo 5 minutos para discussão).

Poster

O poster deve ser construído num suporte flexível com a dimensão máxima de 90 por 120cm. Os posters serão agrupados pela Comissão Científica segundo um critério de proximidade temática. As Sessões Interactivas de Posters (SIP) não serão realizadas em paralelo com os GDT para facilitar o intercâmbio dos respectivos autores.

Lieux

  • Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora)
    Evora, Portugal

Dates

  • mardi 31 janvier 2012

Contacts

  • Jorge Correia Jesuino
    courriel : jorge [dot] correia [dot] jesuino [at] gmail [dot] com

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« As representações sociais em sociedade em mudança », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 13 décembre 2011, http://calenda.org/206581