AccueilPesquisa qualitativa em saúde

Pesquisa qualitativa em saúde

Circulação de saberes e desafios em saúde

*  *  *

Publié le lundi 19 décembre 2011 par Marie Pellen

Résumé

Já abriu a submissão online de resumos para o V congresso ibero-americano de pesquisa qualitativa em saúde, subordinado ao lema Circulação de saberes e desafios em saúde, a decorrer de 11 a 13 de outubro de 2012 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Data limite de submissão de resumos e grupos de trabalho: 31 de janeiro de 2012.

Annonce

Apresentação

O ISCSP-UTL promove a formação dos seus alunos nas áreas das Ciências Sociais e Políticas, oferecendo ensino graduado (licenciatura) e pós graduado, de segundo e terceiro nível, correspondente aos graus de mestre e de doutor. Na matriz do ensino incluem-se as áreas científicas da Sociologia, da Administração Pública e das Políticas Públicas, da Ciência Política, das Relações Internacionais, da Política Social, da Antropologia, e da Comunicação Social. Em estreita ligação com o ensino, o ISCSP-UTL promove a investigação científica através dos seus centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) – Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Instituto do Oriente (IO) e de outros centros na área da Ciência Política e Relações Internacionais, Sociologia e Antropologia. O ISCSP-UTL desenvolve uma política de prestação de serviços à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social e económico do país e para a valorização das qualificações e da organização do tecido económico, e da sociedade civil, bem como com o reforço das condições funcionais e organizativas do setor público. No âmbito internacional destaca-se a sua participação em projetos no mundo lusófono e em áreas geoestratégicas de protagonismo emergente.

Linhas Temáticas

Eixo I - REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

1. Investigação Participativa
2. Estudos Etnográficos
3. Estudos sobre Representações Sociais
4. Estudos Fenomenológicos
5. Perspectiva Crítica
6. Pesquisa Clínica
7. O Problema das Fontes
8. Técnicas de Recolha de Informação
9. O problema da Interpretação
10. Triangulação Metodológica
11. Investigação em Saúde Pública
12. Estudos Interpretativos (narrativas, hermenêutica, psicanálise, etc)
13. Teoria Enraizada (Fundamentada)
14. Estudos em Espaço Virtual (web)
15. Estudos Históricos

Eixo II – PESQUISA EMPIRICA

16. Saber Popular/Saber Leigo e Sistemas de Cuidados não Convencionais
17. Práticas e Itinerários de Saúde e Doença
18. Interculturalidades e Migrações
19. Discriminação Social e Desigualdades
20. Corpo, Sexualidade, Identidade e Género
21. Saúde/ Doença Mental
22. Qualidade de Vida
23. Ética, Filosofia e Religiosidades
24. Formação em Saúde
25. Medicalização, Medicamento e Farmacologização
26. Profissão e Instituição Médica
27. Políticas Públicas e Promoção da Saúde
28. Gestão e Avaliação de Serviços
29. Tecnologia e Inovação
30. Desenvolvimento Sustentável e Territórios Saudáveis
31. Abordagens deliberativas e Participação dos cidadãos
32. Associações de Doentes e Associativismo
33. Intervenção em Redes

Comunicações

As comunicações serão submetidas através de um sistema "online".
Leia atentamente as linhas de orientação antes de aceder à plataforma de submissão de resumos.
Para entrar na plataforma : http://www.eventgest.com/CLIENTES/leading/c_empty.php?gc=Evento-9680108976-Inicio&set_lang=pt

A Organização do V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde convida à apresentação de comunicações em duas modalidades:

- Comunicações (apresentadas em ‘Sessões de Comunicações Coordenadas’)
A apresentação de comunicações pode ter forma oral ou em poster.

- Organização e dinamização de ‘Grupos de Trabalho’
A composição dos grupos de trabalho é da responsabilidade de um/a proponente, devendo ser diversificada em relação aos participantes e aos seus pontos de vista sobre um tema único.
Cada grupo de trabalho deverá ser integrado por quatro investigadores, sendo obrigatória a inscrição de todos os membros.
Cabe ao/à proponente assegurar a presença de pelo menos dois investigadores de países diferentes.
A submissão de propostas para a constituição do grupo de trabalho é feita pelo/a proponente num único resumo.
A proposta do grupo de trabalho deve referir-se ao conjunto das participações no grupo.
Cada participante deve inscrever-se individualmente, com o seu resumo, fazendo referência ao grupo de trabalho em que se insere a sua proposta de comunicação.

Idiomas:

Todas as sessões constantes no programa científico (sessões plenárias e paralelas, grupos de trabalhos, mesas redondas) decorrem em Português e/ou Espanhol, pelo que serão aceites resumos nestes idiomas.
As apresentações deverão ser realizadas no idioma utilizado na submissão dos resumos.

Requisitos para submissão de resumo (oral, poster ou grupo de trabalho):

A identificação do resumo deverá incluir:

  • Identificação do(s) autor(es), incluindo afiliação institucional e contactos
  • Título, limitado a 100 caracteres inclusive espaços (aproximadamente 10 palavras)
  • Um mínimo de 3 a um máximo de 5 palavras-chave, apresentadas pela ordem mais representativa de conteúdo da comunicação e separadas por ponto e vírgula (;)
  • Escolha obrigatória da uma linha temática
  • Escolha de tipo de apresentação (oral, poster ou grupo de trabalho)

Linhas orientadoras:

O texto do resumo deverá obedecer às seguintes linhas orientadoras:

  • O texto do resumo é limitado a um máximo de 1500 caracteres inclusive espaços
  • Na criação do seu resumo pode escrever o texto diretamente no campo disponível na plataforma ou inserir um texto já existente. Neste ultimo recomendamos que utilize o “bloco de notas” (programa MS office) para limpar o seu texto de resumo de eventuais formatações desnecessárias

O resumo de um trabalho de pesquisa deve conter:

  • Objetivos e hipóteses de pesquisa
  • Procedimentos metodológicos, incluindo referência à data de recolha de dados, aos sujeitos participantes e às técnicas de pesquisa
  • Os principais resultados a pesquisa
  • Referências Bibliográficas (se indicadas no texto do resumo)


Os resumos, uma vez submetidos, não podem ser alterados/corrigidos pelo autor.

Cada autor poderá submeter um máximo de dois resumos. Os resumos têm que ser submetidos em linhas temáticas diferentes.
Cada autor pode apenas submeter um resumo para apresentação oral.

Data limite de submissão de resumos e grupos de trabalho: 31 de janeiro de 2012.

A Comissão Científica avaliará os resumos submetidos e notificará os autores por e-mail no dia 15 de abril de 2012 acerca do resultado da apreciação. A notificação será enviada para o endereço de e-mail utilizado pelo autor na submissão do resumo.
Autores que não tenham rececionado a notificação num prazo de duas semanas a partir de 15 de abril de 2012 deverão contactar o secretariado por e-mail: abstracts@pesquisaqualitativa2012.com

O(s) autor(es) de resumos aceites pela Comissão Cientifica devem inscrever-se no Congresso até ao dia 15 de julho de 2012, garantindo a inclusão da sua comunicação no programa.

Para assistência técnica ou mais informações queira por favor contactar o Secretariado via e-mail: abstracts@pesquisaqualitativa2012.com ou Tel: + 351 217 712 637 (10h00-18h00, hora local Portuguesa).

Oradores confirmados:

Amélia Augusto
UBI - Portugal

Amélia Augusto tem 44 anos, é casada, com dois filhos e reside na Covilhã, Portugal. Fez todo o percurso académico na Universidade da Beira Interior (UBI), licenciatura, provas de aptidão pedagógica e capacidade científica e doutoramento, na área da sociologia.

António Fernando Cascais
FCSH, UNL - Portugal

Docente da Universidade Nova de Lisboa. Doutor (2000) e Mestre (1987) em Ciências da Comunicação. Presidente do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, e investigador responsável dos projectos Modelos e Práticas de Comunicação da Ciência em Portugal e História da Cultura Visual da Medicina em Portugal.

Breno Souto Maior Fontes
UFP - Brasil

Breno Augusto Souto Maior Fontes concluiu o doutorado em Estudos das sociedades Latino-Americanas - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) em 1990. Tem Pós Doutorado na Harvard University (1998-1999) na Université de Nanterre (2002-2003) e na Hamburg Universität (2010-2011).

Carlos Calderón
UIAP - SVS-Osakidetza - España

Carlos Calderón es Doctor en Medicina, Licenciado en Sociología, Máster en Salud Pública y Especialista en Medicina Familiar y Comunitaria. Trabaja como Médico de Familia en el Centro de Salud de Alza-Donostia y colabora como investigador en la Unidad de Investigación de Atención Primaria de Gipuzkoa (Osakidetza-Servicio Vasco de Salud).

Carmen de la Cuesta
UA - España

Carmen de la Cuesta Benjumea es Profesora Titular en el departamento de Psicología de la Salud de la Universidad de Alicante ( España) y Profesora Visitante en la Universidad de Edge Hill (Reino Unido).

Cesar Sabino
UNIRIO - Brasil

Pós-Doutor (CNPq) em Ciências Humanas e Saúde (Saúde Coletiva- IMS/UERJ-2008). Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGSA/ IFCS/UFRJ (2004). Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGSA/ IFCS/ UFRJ(2000). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Professor Visitante da Pós Graduação em Saúde Coletiva do IMS/UERJ. (2008-2009). Pesquisador Associado (FAPERJ) na Pós Graduação do IMS/UERJ de 2005-2007

Fátima Alves
UAb - Portugal

Doutorada em Sociologia pela Universidade Aberta. Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta. Investigadora no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI). Investigadora Colaboradora do CEF – Centro de Ecologia Funcional – da Universidade de Coimbra, na linha Ecologia e Sociedade.

Felismina Mendes
IUL - Portugal

Felismina Rosa Parreira Mendes é Licenciada em e Sociologia pelo ISCTE, em 1987, Mestre em Ecologia Humana pela Universidade de Évora, em 1994, e PhD em Sociologia pelo ISCTE, em 2003. É Professora Coordenadora, desde 2002, na Universidade de Évora, onde é igualmente directora do Mestrado em enfermagem Comunitária.

Fernando Conde
CIMOP - España

Fernando Peñaranda
UA - Colombia

Médico, magister en salud pública, magister en educación y desarrollo social, doctor en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud.

Francisco Xavier Mercado-Martinez
UdeG - México

Licenciado en Medicina por la Universidad de Guadalajara, Maestro en Medicina Social por la Universidad Autónoma Metropolitana-Xoch y Doctor en Ciencias Sociales por el Colegio de Michoacán, A.C. Profesor de la Universidad de Guadalajara por más de 30 años y docente en universidades de América Latina y Europa.

Graça Carapinheiro
IUL - Portugal

Graça Carapinheiro é Professora Catedrática no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP) do ISCTE-IUL. Fez parte do grupo fundador do CIES, hoje designado por Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-ISCTE), onde iniciou e ainda continua a desenvolver investigação na Sociologia da Saúde.

João Arriscado Nunes
UC - Portugal

João Arriscado Nunes é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, co-coordenador do Programa de Doutoramento “Governação, Conhecimento e Inovação” e Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES).

Jonatas Ferreira
UFP - Brasil

Doutorado em Sociologia pela Universidade de Lancaster, Jonatas Ferreira é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica, ambos da Universidade Federal de Pernambuco.

Leticia Robles-Silva
UG - México

Doctora en Ciencias Sociales, actualmente es profesora-investigadora de tiempo completo en la Universidad de Guadalajara, también ha sido profesora invitada de varias instituciones a nivel nacional y a nivel internacional.

Luis Rangel Tura
UFRJ - Brasil

Médico formado pela Faculdade Nacional de Medicina; Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas; Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luísa Barros
FP UL - Portugal

Luisa Barros, doutorada em Psicologia na especialidade de Psicoterapia e Aconselhamento (1992) e Agregada em Psicologia da Saúde (2005), Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Exerce igualmente actividade de ensino na Faculdade de Medicina Dentária, na Licenciatura em Ciências da Saúde e no Programa de Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa.

Luisa Ferreira da Silva
ISCSP-UTL – Portugal

Professora Associada no Instituto Superior de Ciências sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Investigadora em sociologia da saúde no Centro de Administração e Políticas públicas do ISCSP-UTL.

Luiz Cecilio
UFSP - Brasil

Médico graduado pela Universidade de Brasília, especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas/SP e Livre-Docente em Política, Planejamento e Gestão pela Universidade Federal de São Paulo.

Madalena Matos
ISCTE / IUL - Portugal

Madel Luz
IMS-UERJ - Brasil

Graduada em filosofia pela Universidade do Brasil (1962); mestre em sociologia pela U.C.Louvain (1969); doutorado em Ciências Sociais/Política- USP (1978); pesquisou temas em sociologia do conhecimento, teoria e metodologia das Ciências Sociais (UFRJ 1972-1992); Sociologia e Política da instituições de Saúde (UERJ- 1978-2009).

Margarida Pla Consuegra
Vic (Catalunya) - Espanha

Maria Antónia Botelho

ESEL - PortugalDoutoramento em Filosofia e mestrado em Ciências de Enfermagem. Professora coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Coordenadora Científica da Unidade de Investigação e desenvolvimento em enfermagem (ui&de) , responsável pelas linhas de investigação Epistemologia da prática e experiência vivida, Coordenadora do Programa de Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa em colaboração com a ESEL. Directora da revista “Pensar Enfermagem”.

Maria Lúcia Bosi
UFC - Brasil

Professora Titular na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Brasil. Graduada em Nutrição e em Psicologia; Mestre em Ciências Sociais; Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Pós-Doutorado concluído em 2009 junto ao Center for Critical Qualitative Health Research da Universidade de Toronto. Professora adjunta da Faculdade de Medicina da UFRJ até 2007. Foi Pesquisadora visitante nível I do CNPq e atualmente bolsista produtividade 2 dessa agência.

Marilene Nascimento
UFF - Brasil

Graduação em Ciências Sociais (1990), Mestrado (1997) e Doutorado em Saúde Coletiva (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde da Comunidade.

Marta Bustillo Hernández
UPR - Puerto Rico

De formación en la ciencias sociales (sociología y antropología médica) con titulación doctoral en Salud Pública en Salud Comunitaria.

Mauro Serapioni
UC - Portugal

Doutorado em Ciências Sociais e Saúde pela Universidade de Barcelona (2003), Mauro Serapioni é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (desde 2009).

Noémia Lopes
ISCSEM / ESSEM - Portugal

Doutorada em Sociologia pelo ISCTE. Tem desenvolvido investigação no domínio da sociologia da saúde e tem coordenado diversos projectos, dos quais se destaca, como o mais recentemente financiado pela FCT, “Consumos Terapêuticos de Performance na população jovem: trajectórias e redes de informação” (PTDC/CS-SOC/118073/2010).

Pedro Hespanha
UC - Portugal

Sociólogo, Professor da Faculdade de Economia de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais, a cujo Conselho Científico preside.

Ricardo Burg Ceccim
UFRGS - Brasil

Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); pesquisador de Educação e Ensino da Saúde, junto ao CNPq; mestre em Educação; doutor em Psicologia Clínica; pós-doutor em Antropologia Médica; coordenador do EducaSaúde - Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde, da UFRGS.

Silvia Portugal
UC - Portugal

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

Soraya Côrtes
UFRGS – Brasil

Soraya Vargas Côrtes é PhD em Social Policy pela London School of Economics and Political Science, é Pesquisadora do CNPq, Professora Associada do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia e membro do comitê de avaliação da área de Sociologia da CAPES.

Comissão Científica


Amaia Sáenz de Ormijana - HUA/SVS, Espanha
Amélia Augusto - UBI, Portugal
Ana Alexandre Fernandes - ISCSP-UTL, Portugal
António Fernando Cascais - FCSH, UNL, Portugal
Berta Nunes - CMAF, Portugal
Breno Fontes - UFP, Brasil
Carlos Calderón - UIAP - SVS-Osakidetza, Espanha
Carmen de la Cuesta-Benjumea - UA, Espanha
Cesar Sabino - UNIRIO, Brasil
Cristina Vieira - UAb, Portugal
Dália Costa - ISCSP-UTL, Portugal
David Tavares - ESTeSL, Portugal
Elvira Pereira - ISCSP-UTL, Portugal
Fátima Alves - UAb, Portugal
Felismina Mendes - IUL, Portugal
Fernanda de Mesquita - ISCSEM, Portugal
Fernando Conde - CIMOP, Espanha
Fernando Peñaranda Correa - UA, Colômbia
Francisco George - DGS / MS, Portugal
Francisco Xavier Mercado-Martinez - U Guadalajara, México
Graça Carapinheiro - IUL, Portugal
Helena Serra - ISEG-UTL, Portugal
João Arriscado Nunes - UC, Portugal
Jonatas Ferreira - UFPE, Brasil
José Manuel Calheiros - UBI, Portugal
Letícia Robles - UG, México
Luís Cecílio - UFSP, Brasil
Luis Fernando Rangel Tura - UFRJ, Brasil
Luisa Barros - Fac Psicologia-UL, Portugal
Luísa Ferreira da Silva - ISCSP-UTL, Portugal (Presidente)
Madalena Matos - IUL, Portugal
Madel T. Luz - UERJ, Brasil
Margarida Pla Consuegra - U Vic (Catalunya), Espanha
Maria Antónia Rebelo Botelho - ESEL, Portugal
Maria de Fátima Mantovani - UFPR, Brasil
María José Fernández de Sanmamed - ICS, Espanha
Maria Lúcia Magalhães Bosi - UFC, Brasil
Marilene Cabral do Nascimento - UFF, Brasil
Marta Lima Basto - ESEL, Portugal
Marta Bustillo - UPR, Porto Rico
Mauro Serapioni - UC, Portugal
Noémia Mendes Lopes - ISCSEM / ESSEM, Portugal
Oriol Romani - URV, Espanha
Pedro Hespanha - UC, Portugal
Ricardo Cecim - UFF, Brasil
Sílvia Portugal - UC, Portugal
Soraya Vargas Côrtes - UFRGS, Brasil

Organização & Parcerias

Instituições Organizadoras
CAPP / ISCSP – UTL
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa
Luísa Ferreira da Silva
Dália Costa
Elvira Pereira

CIES / ISCTE – IUL
Instituto Universitário de Lisboa
Graça Carapinheiro
Felismina Mendes

ISCSEM / ESSEM
Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Escola Superior de Saúde Egas Moniz
Noémia Mendes Lopes

CES - UC
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Pedro Hespanha
Mauro Serapioni

Comissão Organizadora
Luísa Ferreira da Silva, ISCSP-UTL
Cristina Vieira, CEMRI -UAb
Dália Costa, ISCSP-UTL
Elvira Pereira, ISCSP-UTL
Fátima Alves, CEMRI -UAb
Felismina Mendes, CIES / ISCTE – IUL

Instituições Parceiras
CEMRI - Universidade Aberta
CESNOVA - Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa
CICS - Universidade do Minho
DGS - Direção Geral de Saúde
ESESJD - Universidade de Évora
ESTeSL - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
ESTSP - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto - Instituto Politécnico do Porto
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
FPUL- Caixa Geral de Depósitos - Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
OPSS - Observatório Português dos Sistemas de Saúde
Programa de Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa
UBI - Universidade da Beira Interior
UI&DE - Escola Superior de Enfermagem Lisboa
UIPES – Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde

RESUMOS

Abertura de submissão de resumos e grupos de trabalho (online)
25 novembro 2011

Data limite de submissão de resumos e grupos de trabalho
31 janeiro 2012

Notificação para autores de resumos e grupos de trabalho
15 abril 2012


INSCRIÇÕES Abertura de inscrições (online) 15 janeiro 2012
1º Período de inscrição (normal)
15 janeiro - 31 maio
2º Período de inscrição (tardia)
1 junho - 8 outubro

Data limite de inscrição para apresentadores de comunicação*
15 julho 2012

Realização do V Congresso Ibero-americano de Pesquisa

Qualitativa em Saúde

11 -13 outubro 2012

* comunicações de apresentadores não inscritos até esta data serão retiradas do programa cientifico.

Cursos Pré-Congresso

A Comissão Organizadora está a preparar uma oferta de cursos pré-congresso, com duração de 4 horas e 6 horas, a decorrer no ISCSP, no dia 10 de outubro de 2012, cujos temas serão divulgados brevemente.
Cada curso terá um mínimo de 15 inscritos.

DURAÇÃO DO CURSO PREÇO Meio dia (4 horas) 40,00 € Dia inteiro (6 horas) 60,00 €

Programa Preliminar

Dia 10 de outubro de 2012

Cursos Pré-Congresso

Dia 11 de outubro de 2012

08.30

Abertura do Secretariado: Registo e entrega de material

09.30 - 10.00

Abertura Solene

10.00 - 11.15

Conferência Plenária de Abertura

11.15 -11.45

Intervalo

11.45 - 13.15

Comunicações Coordenadas 01-08
com exposição de posters

11.45 - 13.15

Grupos de Trabalho 01-03

13.30 -15.00

Almoço

15.00 - 16.30

Conversando com Editores sobre Politica Editorial
Apresentação e Lançamento de Livros

15.00 - 16.30

Comunicações Coordenadas 09-16
com exposição de posters

15.00 - 16.30

Grupos de Trabalho 04-06

16.30 - 17.00

Intervalo

17.00 - 18.30

Mesa redonda 1
Politicas de investigação no espaço ibero-americano e impactos na pesquisa qualitativa

17.00-18.30

Mesa redonda 2
Investigação qualitativa em saúde coletiva – aportes para o sistema de saúde

17.00-18.30

Mesa redonda 3
Diálogos e articulações entre metodologias qualitativas e quantitativas: querelas antigas, debates recentes

Dia 12 de outubro de 2012

08.30- 09.30

Secretariado: Registo e entrega de material
Atividade

09.30-11.00

Eventos Paralelos
OFICINA REDE IBERO-AMERICANA

09.30-11.00

Mesa redonda 4
Metodologias participativas em saúde: promovendo a cidadania ativa, debatendo experiencias

09.30-11.00

Mesa redonda 5
Questões éticas na pesquisa qualitativa em saúde

11.00-11.30

Intervalo

11.30-13.00

Comunicações Coordenadas 17-24
com exposição de posters

11.30-13.00

Grupos de Trabalho 7-9

13.00-14.30

Almoço

14.30-16.00

Oficina Rede Ibero-Americana (evento paralelo)

14.30-16.00

Comunicações Coordenadas 25-32
com exposição de posters

14.30-16.00

Grupos de Trabalho 10-12

16.00-16.30

Intervalo

16.30-18.00

Comunicações Coordenadas 33-40
com exposição de posters

16.30-18.00

Grupos de Trabalho 13-15

16.30-18.00

Sessão Plenária
Cenário Português da Pesquisa Qualitativa em Saúde – desenhando cooperações

Dia 13 de outubro de 2012

09.30-11.00

Comunicações Coordenadas 41-48
com exposição de posters

09.30-11.00

Grupos de Trabalho 16-18

09.30-11.00

Mesa redonda 6
Interculturalidades, subjetividades e cuidados de saúde

11.00-11.15

Intervalo

11.15-12.15

Sessão Plenária - Palestra
Construindo o futuro, tecendo ações

12.30

Sessão Plenária de Encerramento

Local do Congresso

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP-UTL)

Morada:
Rua Almerindo Lessa
Monsanto
1300-663 Lisboa

T: +351 21 361 94 30
F: +351 21 361 94 42
http://www.iscsp.utl.pt/

Lieux

  • Rua Almerindo Lessa, Monsanto
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • mardi 31 janvier 2012

Contacts

  • Pesquisa qualitativa 2012 ~
    courriel : abstracts [at] pesquisaqualitativa2012 [dot] com

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Pesquisa qualitativa em saúde », Appel à contribution, Calenda, Publié le lundi 19 décembre 2011, http://calenda.org/206641