AccueilDemocracia e desigualdades

*  *  *

Publié le lundi 02 janvier 2012 par Marie Pellen

Résumé

A Revista brasileira de ciência política está aceitando a submissão de artigos para o número 9, que terá um dossiê sobre Democracia e desigualdades. Além dos dossiês, a revista aceita artigos com temática livre e resenhas. A aguardar o quê? Prazo para envio dos artigos: 31 de maio de 2012

Annonce

Apresentação

A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação semestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília.
ISSN (edição impressa): 0103-3352
ISSN (edição eletrônica): 2178-4884

Editores: Luis Felipe Miguel | Flávia Biroli

Editora assistente: Juliana Maia

Comitê editorial executivo: Marilde Loiola de Menezes | Luis Felipe Miguel | Flávia Biroli

Conselho Editorial:

  • Carole Pateman (UCLA)
  • Céli Pinto (UFRGS)
  • Cicero Araujo (USP)
  • Clara Araújo (UERJ)
  • Claudine Haroche (CNRS)
  • Eli Diniz (UFRJ)
  • Fábio Wanderley Reis (UFMG)
  • Fernando Limongi (USP)
  • Jorge Zaverucha (UFPE)
  • Luiz Werneck Vianna (IUPERJ)
  • Marcelo Baquero (UFRGS)
  • Marcelo Ridenti (UNICAMP)
  • Márcia Naxara (UNESP)
  • Marcus André Melo (UFPE)
  • Maria Helena Weber (UFRGS)
  • Marta Arretche (USP)
  • Mauro Porto (Tulane University)
  • Renato Lessa (IUPERJ)
  • Ricardo Antunes (UNICAMP)
  • Wanderley Guilherme dos Santos (IUPERJ)

Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Indexação
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Sumários de Revistas Brasileiras

Redação e compra de exemplares:
RBCP - Revista Brasileira de Ciência Política
Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A Asa Norte
Brasília - DF CEP: 70904-970
E-mail: rbcp@unb.br

Chamada de trabalhos

O dossiê discutirá os obstáculos ao aprofundamento da democracia gerados pela desigualdade social, observando em particular as clivagens de classe, raça e gênero. Destacam-se, entre outros, quatro conjuntos de problemas: as distinções entre o público e o privado e seu impacto sobre as oportunidades de participação política dos indivíduos; as desigualdades materiais e os limites para o aprofundamento das democracias; a estrutura atual do campo político e os constrangimentos à participação e à ocupação de posições centrais por integrantes de grupos subalternos; os limites para a autonomia dos indivíduos e a formação social das preferências nas sociedades liberais contemporâneas.

Prazo para envio dos artigos: 31 de maio de 2012.

A edição deve ser lançada em outubro de 2012.

Normas para publicação – Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP)

A publicação está condicionada ao parecer de especialistas e aceitação dos membros do Comitê Editorial. Os textos devem ser inéditos em revistas brasileiras e não devem ser submetidos à apreciação de nenhum outro veículo.

A fim de garantir o anonimato de autoras/es e pareceristas no processo de avaliação e seleção, o nome do/a autor/a não deverá constar do corpo do texto. Os textos deverão vir com uma folha de rosto, informando:

a) nome do/a autor/a,

b) filiação institucional,

c) qualificação acadêmica,

d) endereço,

e) telefone,

f) email e

g) minicurrículo (até 5 linhas).

ARTIGOS ‐ Devem ser escritos em Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5. Salvo excepcionalmente, devem ter no máximo 30 laudas.

Devem conter:

a) resumo em português e em inglês/abstract (até 10 linhas), que sintetize os propósitos,

métodos e conclusões do trabalho.

b) de 4 a 6 palavras‐chave/key words que identifiquem o conteúdo do artigo.

RESENHAS ‐ Serão aceitas resenhas que versem sobre livros escritos nos últimos três anos, devendo ter entre 6 e 10 laudas, Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.

As citações devem satisfazer as seguintes indicações:

a) aspas duplas para citações com até três linhas;
b) as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, com fonte do tipo Times New Roman 11 e sem aspas.
c) aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;
d) as fontes das quais foram extraídas as citações devem conter apenas os seguintes dados: Sobrenome da/o autora/or, ano de publicação da obra, número de página(s) da citação.

Os/as autores/as devem ser destacados no corpo do texto, seguindo a seguinte orientação: (Sobrenome da/o autora/or, data) ou (Sobrenome da/o autora/or, data, página). Ex.: (Reis, 1989) ou (Reis, 1989, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Diniz, 2003a), (Diniz, 2003b).

Os títulos de obras e publicações mencionados no corpo do texto devem vir em itálico, assim como as palavras estrangeiras e neologismos. As ênfases do autor devem vir em itálico.

Quadros, mapas, tabelas etc. devem ser enviados no corpo do texto. Os gráficos deverão ser acompanhados das respectivas planilhas que os originaram, com indicação das unidades em que se expressam os valores e as fontes correspondentes.

Em casos de textos com imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formato jpeg, resolução 300 dpi. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do/a autor/a.

As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva, restringindo‐se a comentários adicionais ao texto. Deverão ser numeradas consecutivamente ao final de cada página, incluindo apenas comentários.

As referências bibliográficas utilizadas devem ser citadas ao final dos textos, listadas em ordem alfabética, obedecendo aos seguintes critérios:
Livro: SOBRENOME, Nome. ano. título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora.
Coletânea: SOBRENOME, Nome. ano. Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora.
Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. ano. Título do artigo. Nome do periódico em itálico, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo.
Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. ano. Título da dissertação/tese. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado). Local: Departamento/Instituto em que foi apresentada, Instituição em que foi apresentada.
Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome. (ano). título em itálico, [Online]. produtor. Disponibilidade: acesso. [data de acesso].

Se necessário, o artigo sofrerá revisão e alterações de forma, com o objetivo de adequar os artigos ao padrão editorial da RBCP. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Brasileira de Ciência Política ‐ RBCP. As/os autoras/es têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que citada a fonte.

Os textos devem ser enviados em arquivo com extensão ".doc" para o e‐mail rbcp@unb.br

Lieux

  • Brasil), Gleba A Asa Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro (Universidade de Brasília)
    Brasilia, Brésil

Dates

  • jeudi 31 mai 2012

Contacts

  • Revista Brasileira de Ciência Política
    courriel : rbcp [at] unb [dot] br

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Democracia e desigualdades », Appel à contribution, Calenda, Publié le lundi 02 janvier 2012, http://calenda.org/206715