AccueilCinema português

*  *  *

Publié le mardi 03 janvier 2012 par Marie Pellen

Résumé

Nos últimos anos têm-se multiplicado as investigações universitárias sobre a história do cinema português. Dada a inexistência de departamentos especializados em história do cinema, estes investigadores não têm muitas oportunidades para discutir o seu trabalho com outros colegas trabalhando sobre os mesmos temas. Este seminário de um dia juntará vários doutorandos e pós-doutorandos com investigações em curso sobre cinema português, proporcionando-lhes uma oportunidade para testar argumentos e debater as suas ideias.

Annonce

Cinema Português

18 de Janeiro de 2012 (quarta-feira)

FCSH, Edifício I&D, sala multi-usos 2 (piso 4) Av. Berna, 26-C, Lisboa (Portugal)

Apresentação

Nos últimos anos têm-se multiplicado as investigações universitárias sobre a história do cinema português. Dada a inexistência de departamentos especializados em história do cinema, estes investigadores não têm muitas oportunidades para discutir o seu trabalho com outros colegas trabalhando sobre os mesmos temas.

Este seminário de um dia juntará vários doutorandos e pós-doutorandos com investigações em curso sobre cinema português, proporcionando-lhes uma oportunidade para testar argumentos e debater as suas ideias.

Todos os painéis terão comentadores.

Organização

  • IHC (linha de investigação "Poder, Ideias e Cultura")
  • CEIS20 (grupo “Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais”)

ENTRADA LIVRE

Inscrição obrigatória através de formulário de inscrição em linha: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?hl=en_US&formkey=dHgwOHlWczZmU1VTdTU5OVFMTjIzUVE6MQ#gid=0

Programa

18 de janeiro de 2012

9h15 ABERTURA

Professor Doutor António Pedro Pita (coordenador do CEIS20)

Professor Doutor Fernando Rosas (presidente do IHC)

9h30-11h15 PAINEL 1

Ana Catarina Pereira (UBI), As marcas de um discurso feminista no filme Daqui p’ra frente, de Catarina Ruivo

Liliana Navarra (FCSH-UNL), O simbolismo ritual no cinema de João César Monteiro: a arte do erotismo

Hajnal Kiraly (CEC-FLUL), Framed bodies: Representing the uncanny, the absent and the ideal in Manuel de Oliveira’s Vale Abraão (1993) and Amor de Perdição (1978)

Comentador: Adriana Martins (CECC/FCH-UCP)

Moderador: Marta Pinho Alves (ICS-UL)

11h15-11h30 PAUSA

11h30-13h00 PAINEL 2

Paulo Cunha (CEIS20-FLUC), Recepção crítica ao novo cinema português no estrangeiro (1949-80)

Paulo Granja (CEIS20-FLUC), A crítica e o cinema moderno em Portugal, anos 50 e 60

Comentador: Mário Jorge Torres (FLUL)

Moderador: Miguel Cardoso (Birkbeck College)

13h00-14h15 ALMOÇO

14h15-16h00 PAINEL 3

Luis Urbano (FAUP)

Para lá da cidade está o campo

Catarina Alves Costa (FCSH-UNL)

A intenção etnográfica no cinema português (1960-1970)

Sofia Sampaio (CRIA/ISCTE-IUL)

Turismo no cinema português: algumas propostas de análise

Comentador: José Manuel Costa (Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema)

Moderador: Ana Soares (CIAC-UAlg)

16h00-16h30 PAUSA

16h30-18h00 PAINEL 4

Daniel Ribas (UA/IPB)

Identidade e violência no cinema de João Canijo

Susana Viegas (IFL/FCSH-UNL)

Para uma cinematografia menor: o caso de João Pedro Rodrigues

Comentador: Tiago Baptista (IHC/FCSH-UNL)

Moderador: José Neves (IHC/FCSH-UNL)

18h00 ENCERRAMENTO

(serão servidas bebidas)

Lieux

  • Avenida de Berna, 26-C (FCSH-UNL)
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • mercredi 18 janvier 2012

Fichiers attachés

Contacts

  • Tiago Baptista
    courriel : tiago [dot] baptista [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Cinema português », Journée d'étude, Calenda, Publié le mardi 03 janvier 2012, http://calenda.org/206747