AccueilEncontros sobre eficácia da ajuda ao desenvolvimento

*  *  *

Publié le mercredi 01 février 2012 par Marie Pellen

Résumé

Organizado pelo Grupo de Trabalho sobre Cooperação Internacional da AvalPortugal e pelo CIES-IUL este é um ciclo de encontros, iniciados no ano passado, dedicados à avaliação das políticas e dos projectos de ajuda ao desenvolvimento.

Annonce


Nota de enquadramento

A reforma da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) tem sido debatida em sucessivos fóruns de alto nível onde foram sendo definidos princípios e compromissos concretos para melhorar a ajuda. No final de 2011, organizou-se em Busan na Coreia do Sul, um desses Fóruns de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda donde resultou a declaração sobre a Parceria Global para a Eficácia da Cooperação para o Desenvolvimento. Esta declaração marca um ponto de viragem na forma como se estrutura a APD. Em Portugal foram organizadas várias iniciativas preparatórias para debater as posições a seguir em Busan e o primeiro debate público aconteceu na Fundação Calouste Gulbenkian em Dezembro de 2011. Este é o primeiro encontro após Busan e é a oportunidade de debater, com participantes portugueses no Fórum e com representantes da Sociedade Civil, como decorreram as negociações, quais os resultados, quais os contornos desta nova parceria e suas implicações para o futuro da cooperação para o desenvolvimento.

Conferências:

22 de março de 2011

Auditório Afonso de Barros, Ala Autónoma, ISCTE-IUL

Mais de (Quase) o Mesmo: O Apoio Directo ao Orçamento e a Apropriação dos Bens Públicos Em Moçambique

Edson Cortez., investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

31 de janeiro de 2012

Dia 31 de Janeiro de 2012 às 18h no Auditório Silva Leal, Ala Autónoma, ISCTE-IUL, Av. Forças Armadas, Lisboa

O Fórum de Busan sobre a Eficácia da Ajuda ao Desenvolvimento: Uma nova parceria global para o desenvolvimento

•    Manuela Ferreira, Directora de Serviços de Assuntos Europeus e Multilaterais, IPAD - Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento

•    Fátima Proença, Directora da ACEP - Associação para a Cooperação entre Povos

•    Luís Mah, CesA, Investigador de Pós Doutoramento no CEsA, ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão

Moderadora: Raquel Freitas, Investigadora do CIES, ISCTE-IUL

Resumo

Qual o futuro da cooperação para o desenvolvimento num cenário de transformação económica global? É esta questão que iremos debater no encontro “O Fórum de Busan sobre a Eficácia da Ajuda ao Desenvolvimento: Uma nova parceira global para o desenvolvimento?” que terá lugar dia 31 de janeiro pelas 18h no Auditório Silva Leal do ISCTE-IUL. O encontro conta com a presença de Manuela Ferreira (IPAD); Fátima Proença (ACEP); Luís Mah (CesA) e Raquel Freitas (CIES-IUL). Os Encontros sobre a Eficácia da Ajuda são organizados pela AvalPortugal e pelo CIES-IUL no âmbito de um ciclo sobre Avaliação de Políticas Públicas em Tempos de Crise.

Organização:

Raquel Freitas, Ana Larcher Carvalho e Diogo Mesquita

Lieux

  • Av. das Forças Armadas (ISCTE-IUL)
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • mardi 22 mars 2011
  • mardi 31 janvier 2012

Contacts

  • Raquel Freitas
    courriel : raquel [dot] freitas [at] eui [dot] eu

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Encontros sobre eficácia da ajuda ao desenvolvimento », Cycle de conférences, Calenda, Publié le mercredi 01 février 2012, http://calenda.org/207087