AccueilTransformações na polupação brasileira: complexidades, incertezas e perspectivas

*  *  *

Publié le mardi 13 mars 2012 par Marie Pellen

Résumé

Chamada de trabalhos para o XVIII encontro nacional de estudos populacionais. O tema central - Transformações na População Brasileira: complexidades, incertezas e perspectivas - propõe e estimula a reflexão sobre o significado e implicações das tendências demográficas recentes e futuras sobre a sociedade brasileira, que poderão ser mais bem compreendidas e detalhadas à luz dos dados do Censo Demográfico de 2010.

Annonce

A Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) tem o prazer de convidá-los a participar do XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, na cidade de Águas de Lindóia/SP entre os dias 20 a 24 de novembro de 2012, trazendo como tema central: “Transformações na População Brasileira: complexidades, incertezas e perspectivas

Esse tema propõe e estimula a reflexão sobre o significado e implicações das tendências demográficas recentes e futuras sobre a sociedade brasileira, que poderão ser mais bem compreendidas e detalhadas à luz dos dados do Censo Demográfico de 2010.

De um modo geral, pode-se dizer que o Censo de 2010 deverá confirmar algumas tendências demográficas vislumbradas ao longo da década, a partir das estatísticas vitais, cada vez mais completas, e das pesquisas domiciliares, mais frequentes e com conteúdos mais abrangentes. Entre essas tendências destacam-se: 1) a queda da fecundidade, cujas implicações nas mudanças da estrutura etária da população brasileira e desafios imediatos e futuros sobre várias dimensões do desenvolvimento, têm sido temas de muito debate; 2) a queda dos níveis de mortalidade, com ganhos progressivos na expectativa de vida e redução da mortalidade infantil; 3) a diminuição do volume de migrantes, ao menos em termos dos movimentos que se poderia chamar de mais longa distância (os interestaduais, por exemplo); e 4) as significativas mudanças na estrutura familiar.

No entanto, a “complexidade” do comportamento demográfico brasileiro precisa ser mais bem compreendida, a partir da consideração das relações entre as variáveis demográficas e suas implicações na dinâmica e estrutura da população e da relação entre demografia e sociedade; neste sentido torna-se essencial conhecer a fundo a dinâmica demográfica, suas características e, particularmente, os diferenciais sociais, econômicos e espaciais.

Avaliar e especificar as “incertezas” que ainda se tem sobre certas tendências demográficas e seus impactos imediatos e futuros é sem dúvida tarefa fundamental para melhor nos preparamos para os desafios vindouros. Estamos aproveitando bem as oportunidades que a dinâmica demográfica atual oferece para avanço social no país? Continuaremos com a fecundidade em queda? Há limites para os ganhos de longevidade? Estes ganhos serão acompanhados de melhorias na qualidade de vida? E a nova cara da família brasileira,  que impactos tem e terá sobre nossa sociedade? Sobre as tendências migratórias atuais, qual o seu real significado, o que se pode esperar, haverá mudanças de tendências, que tipos de movimentos ganharam força e que regiões serão privilegiadas? Pode-se dizer que paralelo ao grande conhecimento que se tem sobre a demografia brasileira ainda persistem várias dúvidas, muitas delas vitais para se pensar o planejamento e políticas públicas.

Finalmente, discutir as “perspectivas” não apenas à luz do que virá, mas do que já está vigente e, sobretudo, como se está lidando com isso, será outra grande oportunidade oferecida pelo Encontro Nacional que está sendo organizado. Para além do conhecimento científico dos fenômenos demográficos, a ABEP preocupa-se também com os desdobramentos e contribuições que estudos e avanços interpretativos terão no sentido de se construir uma sociedade mais justa e equitativa.  

Transformações na População Brasileira: complexidades, incertezas e perspectivas” é um tema não apenas inspirador, mas também desafiador já que enseja não apenas muitas das próprias indagações do processo de pesquisa e reflexão, mas também um compromisso social e político. A ABEP espera que ao incentivar tais reflexões esteja inaugurando uma nova década de muitas descobertas e alternativas para o desenvolvimento social do país. Para tanto temos todo um Censo a explorar...

Submissão de trabalhos

A submissão de trabalhos será realizada em duas etapas obrigatórias. A primeira consiste no envio do resumo até o dia 16 de abril de 2012. Para enviar um resumo, você deverá anteriormente fazer sua pré-inscrição, informando os dados pessoais, um login e uma senha. Após esse cadastro, você receberá uma mensagem confirmando seus dados, inclusive seu login e senha que darão acesso à sua área restrita. O acesso a essa área é feito na página inicial, onde você deverá inserir o login e senha que você criou. Para fazer a sua pré-inscrição, clique no menu acima.

Para o envio do resumo, entre na sua área restrita, clique em Meus trabalhos e Enviar novo resumo. O resumo deverá conter no máximo 400 palavras e você deverá selecionar o tema e o tipo de apresentação. Para a escolha do tema, veja a lista de temas no menu acima. Ao concluir o envio, você receberá uma mensagem confirmando a submissão. Utilize o menu Meus trabalhos para enviar outros resumos e editar aqueles já enviados.

O envio do trabalho completo finaliza o processo de submissão. Esse envio deverá ser realizado no período de 17 de abril a 04 de junho de 2012, utilizando o menu Meus trabalhos. É importante que você observe as normas de apresentação no menu acima antes do envio do seu trabalho completo. Para fazer o upload, clique em Enviar trabalho completo no quadro resumo de envio de trabalhos. Você receberá uma mensagem de confirmação desse envio. Somente os trabalhos completos serão avaliados no processo de seleção.

Até o término do período de envio do trabalho completo, você poderá acessar seus trabalhos, editar o resumo e substituir o arquivo do trabalho completo. No menu Meus trabalhos, você poderá ver a decisão (aceitação ou não) sobre os trabalhos submetidos.

É importante lembrar que seu nome poderá aparecer como autor ou co-autor no máximo em três trabalhos, sendo que um deles deverá ser apresentado em Sessão Pôster. Para a inclusão do trabalho no programa e na publicação de resumos e Anais do Encontro, o pagamento da inscrição de pelo menos um dos autores deverá ser efetuado até o dia 01 de outubro.

Temas

Tema 1: População em movimento: as migrações internas e internacionais da Colônia ao Pós II Guerra Mundial
Tema 2: Do mosaico ao caleidoscópio: as transformações e a complexidade da organização familiar no Brasil (do período colonial ao século XX)
Tema 3: Demografia histórica e sócio-história da estatística: aproximações interdisciplinares
Tema 4: Domicílios, famílias e condições de vida: cenários a partir de pesquisas recentes
Tema 5: Desigualdades de gênero
Tema 6: Aportes teóricos e metodológicos nas questões de gênero nos estudos de população
Tema 7: Gênero e Políticas
Tema 8: Aspectos teóricos e metodológicos na relação população e espaço
Tema 9: Desigualdades, conflitos socioambientais e desenvolvimento territorial
Tema 10: Mudanças climáticas e população: para além do mito malthusiano
Tema 11: Mobilidade, espaço e mudança ambiental: o desafio das escalas
Tema 12: População e fronteira: questões locais, desafios nacionais?
Tema 13: Desafios demográficos no semi-árido nordestino: mobilidade, saúde e condições de vida
Tema 14: Dinâmica demográfica e as questões ambientais: para além da Rio +20
Tema 15: A fecundidade e a mortalidade no Nordeste: diferenciais regionais e perspectivas
Tema 16: População, expansão urbana e segregação espacial no Nordeste
Tema 17: Desigualdades no Mercado de Trabalho
Tema 18: Família e Mercado de Trabalho
Tema 19: População e Mercado de Trabalho
Tema 20: Trabalho e Proteção Social
Tema 21: Desigualdades em Saúde
Tema 22: Qualidade da Informação e metodologias para estimativas de Indicadores de Mortalidade e Saúde
Tema 23: Condições de Vida e saúde, Morbidade, e Mortalidade no Ciclo Vital
Tema 24: Transição Epidemiológica e Impacto das Transformações Demográficas nos desafios do Setor Saúde no Brasil
Tema 25: Redes sócio espaciais e dinâmica migratória no contexto das fronteiras geopolíticas e econômicas brasileiras
Tema 26: Migrações contemporâneas brasileiras frente às transformações econômicas e sociais nacionais no século XXI
Tema 27: Distribuição espacial e eixos da migração brasileira
Tema 28: Pensando as migrações brasileiras, mobilidade e circularidade: velhas e novas configurações dos movimentos migratórios no Brasil
Tema 29: As migrações internacionais brasileira e as redes sociais
Tema 30: Níveis, padrões, tendências da fecundidade e situação da saúde materna reprodutiva dos povos indígenas no Brasil
Tema 31: Urbanização e condições de vida dos indígenas: o que vem ocorrendo no Brasil nas últimas décadas
Tema 32: Análises do Censo de 2010 e pesquisas recentes: Tendências demográficas (re) consolidadas, movimentos migratórios, urbanização, sócio-demografia de terras indígenas
Tema 33: Fecundidade e Pobreza. Censo 2010: níveis e tendências da fecundidade (classe, estrato, escolaridade, religião, região)
Tema 34: Sexualidade e Reprodução: discursos e práticas
Tema 35: Sexualidade, Reprodução e Políticas Públicas. Conflitos entre esferas produtiva e reprodutiva
Tema 36: Sexualidade, Fecundidade e Tecnologias
Tema 37: As transformações do sistema de ensino brasileiro no contexto da Transição Demográfica: novas necessidades, novos desafios
Tema 38: Avaliação e Crítica das Fontes de Dados Demográficos
Tema 39: Dinâmica demográfica e políticas públicas urbanas
Tema 40: Religião e Perspectivas Demográficas
Tema 41: Métodos Demográficos e Análise Populacional
Tema 42: Métodos Demográficos – Aplicação de Técnicas Indiretas de Mortalidade, Fecundidade e Nupcialidade
Tema 43: Outros

Datas Importantes

09-12-2011 – Divulgação da chamada de trabalhos
16-04-2012 – Data limite para envio de resumos
04-06-2012 – Data limite para envio de trabalhos completos
10-08-2012 – Divulgação dos trabalhos aceitos
03-09-2012 - Último dia para pagamento de inscrição com maior desconto
01-10-2012 - Último dia para confirmação de apresentação de trabalho por meio de pagamento de inscrição
05-11-2012 - Último dia para pagamento de inscrição on line

Local do Evento

Hotel Majestic – Águas de Lindóia/SP

Praça Dr. Vicente Rizzo, 160 - Aguas de Lindóia - SP CEP 13940-000

Comissão Organizadora

  • Presidente da comissão: Ana Maria Nogales Vasconcelos
  • José Marcos Pinto da Cunha,
  • Cassio Maldonado Turra,
  • Leila Regina Ervatti
  • Marley Vanice Deschamps

Comitê Científico

Conselho Consultivo:

  • Elza Berquó,
  • José Alberto Magno de Carvalho,
  • Luiz Antonio Pinto de Oliveira,
  • Alisson Flávio Barbieri,
  • Marta Maria do Amaral Azevedo
  • Moises Calles

Coordenadores de Grupos de Trabalho:

  • Ricardo Ojima,
  • Ricardo Rippel,
  • Margareth Arilha,
  • Dalia Romero,
  • Eugenia Troncoso Leone,
  • Moema Guedes,
  • Paulo Teixeira,
  • Peri Teixeira
  • Neir Antunes

Lieux

  • Águas de Lindóia
    São Paulo, Brésil

Dates

  • lundi 16 avril 2012

Contacts

  • ABEP #
    courriel : secretaria [at] abep [dot] org [dot] br

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Transformações na polupação brasileira: complexidades, incertezas e perspectivas », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 13 mars 2012, http://calenda.org/207655