AccueilEstudos populacionais

*  *  *

Publié le mardi 13 mars 2012 par Marie Pellen

Résumé

Associação brasileira de estudos populacionais está projetando uma publicação que reúna uma série de textos curtos e acessíveis para um grande público. Os textos deverão apresentar uma visão analítica das grandes questões brasileiras pela ótica da relação população-ambiente-desenvolvimento.

Annonce

A RIO+20 já vem por aí. Infelizmente, o evento não tem recebido a atenção que mereceria uma reunião global cujo objetivo é debater alguns dos problemas mais candentes para o futuro da humanidade. O Brasil, queira ou não, vai estar no centro de muitas das questões mais importantes e a ABEP não poderia deixar de oferecer uma perspectiva sobre a intersecção da dinâmica demográfica com esses temas cruciais.

Atendendo a um pedido da Diretoria da ABEP, estamos projetando uma publicação que reúna uma série de textos curtos e acessíveis para um grande público. Os textos deverão apresentar uma visão analítica das grandes questões brasileiras pela ótica da relação população-ambiente-desenvolvimento. Alguns dos temas a serem discutidos são facilmente identificados, outros podem não ser tão óbvios. Buscamos ajuda da comunidade abepiana para completar essa tarefa num prazo muito exíguo.

A publicação será constituída de duas partes complementares:

1)                 Artigos convidados: será feita uma solicitação, a “experts”, de competência conhecida em estudos sobre população, ambiente e desenvolvimento, de textos que tratem de algumas dimensões específicas sobre o tema.

2)                 Artigos adicionais: será feita uma convocatória para a sociedade de forma geral, e à comunidade da ABEP em particular, para a seleção de trabalhos adicionais que tratem de diversas nuances da relação população – ambiente -desenvolvimento.

O objetivo desta comunicação é lançar uma convocatória visando a seleção dos artigos adicionais. Nesse sentido, convidamos os membros da comunidade abepiana a submeterem artigos sobre temas de sua escolha para um processo de seleção com a finalidade de completar o elenco de temas e perspectivas a serem apresentadas no livro.

Os artigos submetidos para esse processo de seleção devem ter em torno de 5 páginas. Devem ser textos diretos, “des-jargonizados” e “des-academicizados” – ou seja, que contenham rigor científico, mas que possam alcançar um público não apenas restrito à academia (gestores públicos, sociedade civil organizada etc.). No processo de seleção, será dada maior preferência a artigos que, dentro do tema mais amplo, “população-ambiente-desenvolvimento”:

  • Tratem de temas candentes da atualidade;
  • Explicitem e enfatizem a relação da dinâmica demográfica com os processos e questões analisadas;
  • Sejam escritos em linguagem clara, direta, acessível – ou seja, que são interessantes e não exigem grande trabalho de edição e revisão.

O prazo final para a entrega dos trabalhos é 15 de março e deverão ser encaminhados para o e-mail abep.rio.20@gmail.com. As decisões da Comissão serão inapeláveis. Pretende-se fazer uma ampla divulgação do livro, para a qual estaremos analisando iniciativas originais (sugestões são bem-vindas!). Havendo recursos, será realizado um seminário para debater esses trabalhos e fazer o lançamento do livro em maio.

A proposta deve estar formatada com fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço simples, margens de 2,5 cm, papel tamanho A4.

Comissão ad hoc Rio+20

  • George Martine
  • Alisson Barbieri
  • Ricardo Ojima
  • Roberto do Carmo

Catégories

Lieux

  • São Paulo (Brasil)
    São Paulo, Brésil

Dates

  • jeudi 15 mars 2012

Contacts

  • RIO+20 ~
    courriel : abep [dot] rio [dot] 20 [at] gmail [dot] com

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Estudos populacionais », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 13 mars 2012, http://calenda.org/207656