AccueilO lugar e os desafios das políticas setoriais

AccueilO lugar e os desafios das políticas setoriais

*  *  *

Publié le mardi 13 mars 2012

Résumé

Está aberta a chamada bilíngue ( português /espanhol) de artigos para a Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, editada pela ANPUR-Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Contamos com sua colaboração no envio de textos nas áreas de urbanismo, geografia, economia, engenharia urbana, demografia, direito, administração pública, planejamento urbano e regional, história, ciências sociais, e em outras disciplinas voltadas aos estudos urbanos e regionais.

Annonce

A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, de periodicidade semestral, editada pela ANPUR – Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, convida professores, pesquisadores e profissionais atuantes nas áreas de urbanismo, geografia, economia, engenharia urbana, demografia, direito, administração pública, planejamento urbano e regional, história, ciências sociais, e em outras disciplinas voltadas aos estudos urbanos e regionais, a submeterem textos em torno da temática:

O LUGAR E OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS SETORIAIS
As ações integradas na formulação e gestão de diferentes políticas públicas, a transversalidade entre as políticas de diferentes recortes territoriais, a incorporação de setores da sociedade civil e de organizações não governamentais nesses processos, vêm sendo objeto de reivindicações, teorias experimentações e conflitos.
Esta chamada de trabalhos da RBEUR tem por objetivo construir um dossiê que analise e problematize, do ponto de vista das teorias e das práticas, os desafios colocados para as diferentes políticas setoriais que incidem sobre o território no contexto brasileiro e internacional. Em que medida vem sendo superada a intervenção meramente setorial, em geral desarticulada, fruto de uma estrutura organizacional compartimentada, que se expressa nas estruturas de poder e na distribuição de recursos ? Quais os conflitos entre a gestão pública e a gestão privada na produção de serviços e infra-estrutura urbana e regional? Quais os constrangimentos impostos pelas linhas de financiamento nacionais e internacionais? É possível uma abordagem inter-setorial nos processos participativos? Estas são algumas questões essenciais para pautar este debate.
Informamos que, independente do seu núcleo temático., a RBEUR mantém o fluxo contínuo de submissão de textos e resenhas para publicação em cada edição.

Normas Para Publicação

Todos os artigos recebidos serão submetidos ao Conselho Editorial, ao qual cabe a responsabilidade de recomendar ou não a publicação. Serão publicados apenas artigos inéditos. Em casos excepcionais, serão aceitos artigos já publicados em língua estrangeira.

Os trabalhos deverão ser encaminhados em disquete (Word, 6.0 ou 7.0, tabelas e gráficos em Excel) e em três vias impressas, digitadas em espaço 1,5, fonte Arial tamanho 11, margens 2,5, tendo no máximo 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas, acompanhados de um resumo em português ou na língua em que o artigo foi escrito e outro em inglês, contendo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinqüenta) palavras com indicação de 5 (cinco) a 7 (sete) palavras-chave.

Devem constar apenas em uma das cópias as seguintes informações: nome do autor, sua formação básica e titulação acadêmica, atividade que exerce, instituição em que trabalha e e-mail, além de telefone e endereço para correspondência.

Os originais não serão devolvidos.

Os capítulos, títulos e subtítulos deverão ser ordenados segundo os seguintes critérios:

Título 1: Arial, tamanho 14, normal, negrito.
Título 2: Arial, tamanho 12, normal, negrito.
Título 3: Arial, tamanho 11, itálico, negrito.

As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do artigo, de acordo com os exemplos abaixo:
BENEVOLO, L. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, 1981.
GODARD, O. "Environnement, modes de coordination et systèmes de legitimité: analyse de la catégorie de patrimoine naturel". Révue Economique, Paris, n.2, p.215-42, mars 1990.

Se houver até três autores, todos devem ser citados, do contrário, deve-se citar os coordenadores, organizadores ou editores da obra, por exemplo: SOUZA, J. C. (Ed.). A experiência. São Paulo: Vozes, 1979; ou ainda, usar o "et al." (SOUZA, P. S. et al.).

Quando houver citações de mesmo autor com mesma data, a primeira data deve vir acompanhada da letra "a", a segunda, da letra "b", e assim por diante. Ex.: 1999a, 1999b etc.

Quando não houver a informação, use as siglas "s.n.", s.l." e "s.d." para, respectivamente, sine nomine (sem editora), sine loco (sem o local de edição) e sine data (sem referência de data), por exemplo: SILVA, S. H. A casa. s.l.:s.n., s.d.

No mais, as referências bibliográficas devem seguir as normas estabelecidas pela
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para citações dentro do texto, será utilizado o sistema autor-data. Ex.: (Harvey, 1983, p.15). A indicação de página, capítulo e/ou volume é opcional.

Linhas sublinhadas e palavras em negrito deverão ser evitadas. As citações de terceiros deverão vir entre aspas.Notas e comentários deverão ser reduzidos tanto quanto possível. Quando indispensáveis, deverão vir em pé de página, em fonte Arial, tamanho 9.
Os editores da Revista se reservam o direito de não publicar artigos que, mesmo selecionados, não estejam rigorosamente de acordo com estas instruções.

Os trabalhos deverão ser encaminhados para:

Henri Acselrad

Instituto de Pesquisas em Planejamento Urbano e Regional
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cidade Universitária
Prédio da Reitoria, sala 543 Rio de Janeiro CEP 21641-590
Tel.: (21) 2598-1676 ou 1673 / 1923 Fax: (21) 3564-4046

Catégories

Lieux

  • Brasil), Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 (Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo)
    São Paulo, Brésil

Dates

  • lundi 05 mars 2012

Contacts

  • ANPUR #
    courriel : revista [at] anpur [dot] org [dot] br

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« O lugar e os desafios das políticas setoriais », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 13 mars 2012, https://doi.org/10.58079/kgf

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search