AccueilA pesquisa de fontes; acervos e registros de memória

*  *  *

Publié le vendredi 16 mars 2012 par Marie Pellen

Résumé

A Revista Interfaces, registrada com o ISSN 1516-0033, foi criada em 1995, no Centro de Letras e Artes da UFRJ. A Revista Interfaces publica o resultado de pesquisas e reflexões que integram a produção de conhecimento desenvolvida por seus Programas de Pós-graduação: Arquitetura, Artes Visuais, Ciência da Literatura, Interdisciplinar Linguística Aplicada, Letras Clássicas, Letras Neolatinas, Letras Vernáculas, Linguística, Música e Urbanismo, e acolhe colaborações de pesquisadores das áreas de artes, humanidades e música, desde que sejam inéditas.

Annonce

A Comissão Editorial da Revista Interfaces abre chamada de trabalhos que deverão ser
enviados por e-mail (claposgrad@gmail.com) e serão examinados para constituírem os
volume II do ano de 2012.

Data limite para envio de propostas: 15 de junho de 2012

Os trabalhos devem ser enviados para: claposgrad@gmail.com

O tema busca congregar trabalhos originais que discutam a pesquisa de fontes na área de Arquitetura, Artes, Letras e Música, em acervos nacionais e internacionais. Será conceituada a pesquisa de fontes e projetada a relevância da pesquisa em acervos e coleções de registros da memória, para a produção artística, literária e musical ou seus processos de interpretação. Serão debatidas metodologias utilizadas para coleta, identificação, seleção e análise de registros, assim como pesquisas que visam sua conservação, com ênfase na área de restauro, sua interpretação e divulgação. Poderão ser apresentados acervos que preservam registros de memória oral, iconográfica ou documental de nossa produção técnica, literária ou artística, em instituições tais como o Acervo da Casa de Cora Coralina na cidade de Goiás, o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, os Arquivos Públicos, a Casa de Rui Barbosa, a Fundação Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Villa-Lobos no Rio de Janeiro, o Museu Dom João VI da EBA-UFRJ, o Museu Delgado de Carvalho da Escola de Música da UFRJ, o Centro de Memória da UNICAMP, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP ou a Casa da Cultura em Boa Vista, Roraima, sem descuidar de Museus Virtuais e Bibliotecas Digitais.

Diretrizes e normas

Os artigos, com o mínimo de 10 e máximo de 20 páginas, e as resenhas, com um máximo de 5 páginas, devem ser encaminhados em arquivos compatíveis com a plataforma Windows, margens laterais de 03 cm, corpo 12 e espaço 1,5. De acordo com o formato da revista, há dois tipos de nota:

a) notas de conteúdo, que devem vir formatadas como notas de rodapé;

b) notas bibliográficas, referentes aos textos citados, que devem vir entre parênteses no corpo do texto, contendo o nome do autor, data de publicação e o número da (s) página (s).

As referências bibliográficas, que seguirão as normas da ABNT, devem vir ao final do artigo.

Os resumos dos ensaios, em português e em inglês, deverão vir no início do texto, após o título e o nome do autor e serão seguidos de palavras-chave, igualmente em português e em inglês. As propostas virão acompanhadas de dados biográficos do autor, contendo filiação institucional e e-mail para contato.

As tabelas serão numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos e com títulos.
As ilustrações devem ser apresentadas à parte, em arquivo imagem, nos formatos: .bmp, .gif, .ipg, .jpg, .cdr, .pcx, ou .tiff.
Chamamos sua atenção para o respeito aos direitos de imagens.

Os artigos e as resenhas podem ser escritos em português, inglês, italiano, francês ou espanhol. Todos os direitos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista Interfaces. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista
Interfaces.

Catégories

Lieux

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Rio de Janeiro, Brésil

Dates

  • vendredi 15 juin 2012

Contacts

  • Revista Interfaces
    courriel : claposgrad [at] gmail [dot] com

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« A pesquisa de fontes; acervos e registros de memória », Appel à contribution, Calenda, Publié le vendredi 16 mars 2012, http://calenda.org/207662