AccueilA escolha apesar da (in)comensurabilidade

A escolha apesar da (in)comensurabilidade

Controvérsias e tomada de decisão pública acerca do desenvolvimento territorial sustentável

*  *  *

Publié le mardi 24 avril 2012 par Marie Pellen

Résumé

Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto “A escolha apesar da (in)comensurabilidade: controvérsias e tomada de decisão pública acerca do desenvolvimento territorial sustentável” (PTDC/CS-ECS/099630/2008- FCOMP-01-0124-FEDER-009234).

Annonce

O Centro de Estudos Sociais (CES) - Laboratório Associado - da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para a atribuição de umA (1) Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto “A escolha apesar da (in)comensurabilidade: controvérsias e tomada de decisão pública acerca do desenvolvimento territorial sustentável” (PTDC/CS-ECS/099630/2008- FCOMP-01-0124-FEDER-009234), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

a. Descrição do Projeto:

O projeto pretende explorar dispositivos (instrumentos e procedimentos) de tomada de decisão e o papel que desempenham no modo como os conflitos entre valores (incomensuráveis) são geridos nos processos de tomada de decisão pública a respeito da sustentabilidade de projetos com impactos importantes no ambiente.

Área Científica: Ciências Sociais e Humanidades

b. Requisitos/critérios preferenciais de admissão:

  •  Mestrado em áreas das ciências sociais e humanidades (Sociologia Ambiental, Filosofia do Ambiente, Economia Ecológica ou do Ambiente, Economia/Gestão do Território, Geografia, entre outras).
  •  Domínio de metodologias qualitativas e quantitativas de investigação sociológica (fator preferencial).
  •  Iniciativa, autonomia e disponibilidade para deslocações nacionais e internacionais.
  •  Excelentes conhecimentos de inglês (falado e escrito) e conhecimentos básicos de italiano.
  •  Interesse na área dos estudos sobra decisão e ação pública, filosofia política e teorias da deliberação (fator preferencial).

c. Plano de trabalhos:

As atividades a desempenhar pelo/a Bolseiro/a consistem no apoio à preparação e realização do trabalho de campo (em particular a realização de entrevistas individuais e de grupo), produção, tratamento e análise de informação qualitativa e quantitativa, análise crítica da literatura, tarefas de apoio administrativo e relações com parceiros, gestão de informação e comunicação, e elaboração de relatórios.

d. Legislação e regulamentos aplicáveis:

Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011 da FCT e Regulamento de Bolsas do Centro de Estudos Sociais.

e. Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica do Investigador Responsável do Projeto, José Maria Castro Caldas.

f. Duração da bolsa:

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em maio de 2012. O contrato de bolsa poderá ser renovado, por iguais ou diferentes períodos, até ao final do projeto, de acordo com as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do projeto.

g. Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais.

h. Métodos de seleção:

A seleção do/a candidato/a será feita com base na avaliação curricular e, em caso de candidatos/as com classificações equiparadas, serão, adicionalmente, efetuadas entrevistas presenciais. Os fatores preferenciais têm uma valoração de 50% em relação aos restantes critérios de seleção.

i. Composição do Júri de Seleção:

  • José Maria Castro Caldas (presidente do júri)
  • Vítor Neves (vogal efetivo)
  • Tiago Santos Pereira (vogal efetivo)

j. Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão comunicados a todos os candidatos através de correio

electrónico. Serão disponibilizadas para consulta pública as atas do processo de avaliação.

k. Prazo limite de apresentação de candidatura:

4 de maio de 2012

l. Forma de apresentação da candidatura:

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de uma carta de motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, cópia dos certificados de habilitações e cópia de outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, na morada do Centro de Estudos Sociais durante o período de abertura do concurso, ou enviadas por correio, com carimbo da data de expedição até ao último dia do concurso, para a morada a seguir indicada:

Referência: CES-BI/14/2012

A/C Doutor José Maria Castro Caldas

Centro de Estudos Sociais

Colégio de S. Jerónimo

Apartado 3087

3000-995 Coimbra

Portugal

O CES promove a igualdade de oportunidades.

Catégories

Lieux

  • Colégio de S. Jerónimo (CES - Universidade de Coimbra)
    Coimbra, Portugal

Dates

  • vendredi 04 mai 2012

Contacts

  • CES #
    courriel : ces [at] ces [dot] uc [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« A escolha apesar da (in)comensurabilidade », Bourse, prix et emploi, Calenda, Publié le mardi 24 avril 2012, http://calenda.org/208300