AccueilEvolução da paisagem urbana: transformação morfológica dos tecidos históricos

*  *  *

Publié le lundi 23 avril 2012 par Marie Pellen

Résumé

Este encontro surge na sequência do I Colóquio Internacional Evolução da Paisagem Urbana: Economia e Sociedade realizado na Universidade do Minho, em Maio de 2011. Pretende-se, agora, centrar o debate na análise das transformações morfológicas dos tecidos históricos. À semelhança do I Colóquio, procuramos convocar uma ampla participação de especialistas de diversas áreas do conhecimento e de diferentes períodos cronológicos, bem como de distintas áreas geográficas, visando desenvolver uma abordagem multidisciplinar sobre o estudo da paisagem urbana.

Annonce

Irá ter lugar nos próximos dias 3 e 4 de maio de 2012, na Universidade do Minho, o II Colóquio Internacional Evolução da Paisagem Urbana: transformação morfológica dos tecidos históricos, organizado por Maria do Carmo Ribeiro e Arnaldo Sousa Melo docentes do Departamento de História da Universidade do Minho e investigadores do CITCEM. Durante dois dias, quinta e sexta-feira, vários especialistas irão apresentar os seus mais recentes estudos sobre a evolução da paisagem urbana desde o período romano até ao século XVIII.

Este encontro surge na sequência do I Colóquio Internacional Evolução da Paisagem Urbana: Economia e Sociedade realizado na Universidade do Minho, em Maio de 2011. Pretende-se, agora, centrar o debate na análise das transformações morfológicas dos tecidos históricos. À semelhança do I Colóquio, procuramos convocar uma ampla participação de especialistas de diversas áreas do conhecimento e de diferentes períodos cronológicos, bem como de distintas áreas geográficas, visando desenvolver uma abordagem multidisciplinar sobre o estudo da paisagem urbana.

Pretende-se, deste modo, focar aspectos relacionados com as transformações ocorridas nos planos urbanos da cidade romana, medieval, ou moderna, mas também em alguns componentes da morfologia urbana, tais como ruas, praças, quarteirões, ou ainda no seu edificado. Alguns destes elementos foram extremamente importantes na formação e desenvolvimento dos tecidos históricos, tais como, por exemplo, as muralhas e as suas portas, que durante séculos condicionaram a morfologia urbana, mas cujo desaparecimento provocou, igualmente, significativas alterações na paisagem urbana. Estes variados aspectos podem ser objecto de análise sincrónica (cidade romana, medieval, ou moderna), mas também diacrónica, permitindo caracterizar os diferentes ritmos de desenvolvimento da cidade histórica.

Assim, o tema deste colóquio assume-se como fortemente multidisciplinar, congregando uma série de reputados investigadores de diversas universidades, nacionais e estrangeiras, incluindo arqueólogos, historiadores, arquitetos, historiadores da arte, geógrafos e visa um público de interesses igualmente vastos. Em particular o público-alvo inclui todos aqueles que estudam a cidade nas suas várias modalidades e perspectivas, nomeadamente os investigadores das áreas já referidas, mas também engenheiros, economistas, juristas e todos os interessados em questões urbanas. Representa, igualmente, um motivo de interesse para os alunos de pós-graduações, mas também para alunos de 1º ciclo e ainda decisores e atores políticos, económicos, socais e culturais diversos.

No âmbito do II Colóquio Internacional Evolução da Paisagem Urbana: transformação morfológica dos tecidos históricos será realizado o lançamento do livro Evolução da Paisagem Urbana: Economia e Sociedade, que reúne alguns dos contributos dos participantes no I Colóquio. A apresentação desde livro será feita por Amélia Aguiar Andrade, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

A sessão do dia 3 de maio, quinta-feira, decorrerá no Anfiteatro de Engenharia II, no Campus de Gualtar, e contará com a presença de Manuela Martins e Maria do Carmo Ribeiro (Departamento de História / Unidade de Arqueologia CITCEM / Universidade do Minho) - Em torno da Rua Verde: A evolução urbana de Braga na longa duração; de Ricardo Mar (Universidade de Rovira i Virgil - Tarragona) - La construccion del paisaje urbano de una capital provincial romana; de Gustavo Val-Flores (Câmara Municipal de Évora) ~- O processo urbano de Évora entre o século I e o século XV; de Maria Alvarez (Universidade de Oviedo) - Urbanismo medieval asturiano a fines de la Edad Media. Financiación y gestión del espacio público, entre la tradición medieval y la modernidad (siglos XIII-XVI); de Anselmo Lopéz Carreira (UNED – Oviedo) - Ourense: permanencia e transformacións nunha cidade galega; de Walter Rossa (Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra) - A abertura da Rua da Sofia em Coimbra em 1537; de Luísa Trindade (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) - O emergir da centralidade: a praça na cidade medieval portuguesa; de José Miguel Remolina (Arquiteto) - Operaciones de implantación de prestigio en la ciudad medieval en los siglos XV y XVI en Valladolid, Salamanca y Segovia. Análisis de sus significados y cambios urbanos producidos. Ainda neste dia será realizado o lançamento do livro Evolução da Paisagem Urbana: Economia e Sociedade. Apresentação por Amélia Andrade (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL).

Os trabalhos do dia 4 de maio, sexta-feira, decorrerão no Anfiteatro de Engenharia II, no Campus de Gualtar, e contam com a participação de Maria do Carmo Ribeiro e Arnaldo Sousa Melo (Departamento de História e CITCEM – Universidade do Minho) – O papel dos sistemas defensivos na formação dos tecidos urbanos (Sécs. XII-XVII); de Jesús Angel Solórzano Telechea y Fernando Martín Pérez (Universidade de Cantabria) - La influencia de la construcción de las infraestructuras portuarias sobre el paisaje urbano de las villas portuarias del Cantábrico en la Edad Media; de Helena Teixeira (CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto) - As Estruturas portuárias na urbanização do Porto tardo-medievo; de Jorge Correia (Escola de Arquitectura - Universidade do Minho) - Estratigrafia urbana de Azamor, Marrocos: mil anos de transformações morfológicas; de Luís Miguel Duarte (CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto) – O mercado imobiliário do Porto e os seus vários atores; de Juan A. Bonachía Hernando (Universidad Valladolid) – Paisaje urbano, fiscalidad y bien común en la Castilla bajomedieval; e de Miguel Sopas M. Bandeira – (ICS/CEGOT/CICS, Universidade do Minho) - Indícios e evidências de integração morfofuncional na paisagem urbana de Braga (Sécs. XVI-XVIII). 

Programa

3 de maio de 2012

Anfiteatro de Engenharia II, campus de Gualtar, Braga

9h30 – Abertura dos trabalhos

9h45 – Manuela Martins e Maria do Carmo Ribeiro (Departamento de História / Unidade de Arqueologia CITCEM / Universidade do Minho) – Em torno da Rua Verde: A evolução urbana de Braga na longa duração.

10h15 – Ricardo Mar (Universidade de Rovira i Virgil – Tarragona) - La construccion del paisaje urbano de una capital provincial romana.

10h45 - Pausa café

11h00 – Gustavo Val-Flores (Câmara Municipal de Évora) – O processo urbano de Évora entre o século I e o século XV.

11h30 – Maria Alvarez (Universidade de Oviedo) - Urbanismo medieval asturiano a fines de la Edad Media. Financiación y gestión del espacio público, entre la tradición medieval y la modernidad (siglos XIII-XVI).

12h00 -13h00 -Debate

Almoço

14h30 - Anselmo Lopéz Carreira (UNED – Oviedo) - Ourense: permanencia e transformacións nunha cidade galega.

15h00 - Walter Rossa (Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra) – A abertura da Rua da Sofia em Coimbra em 1537.

15h30 Pausa café

16h00 – Luísa Trindade (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) - O emergir da centralidade: a praça na cidade medieval portuguesa.

16h30 – José Miguel Remolina (Arquiteto) - Operaciones de implantación de prestigio en la ciudad medieval en los siglos XV y XVI en Valladolid, Salamanca y Segovia. Análisis de sus significados y cambios urbanos producidos.

17h00 – 17h30 – Debate

17h30 – Lançamento do Livro Evolução da Paisagem Urbana: Economia e Sociedade. Apresentação por Amélia Aguiar Andrade (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa).

4 de maio de 2012

09h30 – Maria do Carmo Ribeiro e Arnaldo Sousa Melo (Departamento de História e CITCEM – Universidade do Minho) – O papel dos sistemas defensivos na formação dos tecidos urbanos (Sécs. XII-XVII).

10h00 – Jesús Angel Solórzano Telechea y Fernando Martín Pérez (Universidade de Cantabria) - La influencia de la construcción de las infraestructuras portuarias sobre el paisaje urbano de las villas portuarias del Cantábrico en la Edad Media.10h30 - Pausa café

11h00 – Helena Teixeira (CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto) - As Estruturas portuárias na urbanização do Porto tardo-medievo.

11h30 – Jorge Correia (Escola de Arquitectura - Universidade do Minho) - Estratigrafia urbana de Azamor, Marrocos: mil anos de transformações morfológicas.

12h00 -13h00 -Debate

Almoço

14h30 - Luís Miguel Duarte (CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto) – O mercado imobiliário do Porto e os seus vários atores.

15h00 - Juan A. Bonachía Hernando (Universidad Valladolid) – Paisaje urbano, fiscalidad y bien común en la Castilla bajomedieval.

15h30 –– Miguel Sopas M. Bandeira – (ICS/CEGOT/CICS, Universidade do Minho) - Indícios e evidências de integração morfofuncional na paisagem urbana de Braga (Sécs. XVI-XVIII).

16h00-16h30 - Debate e encerramento dos trabalhos

Comissão organizadora

  • Maria do Carmo Ribeiro (CITCEM e Departamento de História – UM)
  • Arnaldo Sousa Melo (CITCEM e Departamento de História – UM)

Organização

  • CITCEM (ICS – Universidade do Minho)

Catégories

Lieux

  • Campus de Gualtar (Universidade do Minho)
    Bragança Paulista, Brésil

Dates

  • jeudi 03 mai 2012
  • vendredi 04 mai 2012

Contacts

  • ICS - Universidade do Minho ~
    courriel : sec [at] ics [dot] uminho [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Evolução da paisagem urbana: transformação morfológica dos tecidos históricos », Colloque, Calenda, Publié le lundi 23 avril 2012, http://calenda.org/208313