AccueilEducação sexual

*  *  *

Publié le lundi 23 avril 2012 par Marie Pellen

Résumé

A I Conferência On line de Educação Sexual (I COES) é o primeiro evento nesta área temática, a ser realizado totalmente on line. Através desta iniciativa será possível discutir algumas questões relativas à Sexualidade numa perspectiva interdisciplinar, universal e de afetividade, mais próxima da realidade das escolas portuguesas e brasileiras.

Annonce

Tema Central:

Práticas Pedagógicas Intencionais de Educação para a Sexualidade na Escola

A I Conferência On line de Educação Sexual (I COES) é o primeiro evento nesta área temática, a ser realizado totalmente on line. Através desta iniciativa será possível discutir algumas questões relativas à Sexualidade numa perspectiva interdisciplinar, universal e de afetividade, mais próxima da realidade das escolas portuguesas e brasileiras.

O I COES teve a sua inspiração na necessidade que temos vindo a sentir, enquanto professoras responsáveis pela formação de professores/as nas nossas Universidades, de envolver estes/as profissionais da educação, que atuam diretamente na escola, dando-lhes vez e voz para discutirem e trocarem as suas experiências relacionadas com a Educação Sexual e áreas afins.

As nossas experiências enquanto investigadoras e professoras atuantes na área de formação de professores/as inicial e contínua em educação sexual, relações de gênero e diversidade sexual, têm demonstrado que estas temáticas têm sido trabalhadas e discutidas de uma forma muito ativa e competente, primordialmente pelos/as profissionais das áreas da saúde - médicos/as e enfermeiros/as - e da área da psicologia. Quanto aos professores/as que têm trabalhado a temática, na maioria dos casos, são aqueles que estão ligados ao ensino das ciências biológicas. O nosso propósito com esta Conferência é o de integrar as áreas da saúde com as áreas da educação e, principalmente, promover e estimular os/as professores/as de todas as áreas a assumir, de forma intencional e emancipatória, o seu papel de educadores/as sexuais, independentemente da sua área de atuação curricular e da faixa etária em que lecionam.

Objetivo

A I Conferência On line de Educação Sexual - I COES - tem por objetivo reunir professores/as de todos os níveis e áreas de ensino, assim como investigadores/as, interessados/as em ampliar os seus conhecimentos na área da sexualidade, da educação sexual, das relações de género e diversidade sexual, através da partilha de experiências, das investigações, das problematizações, assim como das inquietações que têm acompanhado todos/as os que atuam nestas temáticas, com vista à realização de trabalhos intencionais de Educação Sexual numa perspetiva emancipatória, na instituição escolar.

Destinatários

Professores/as de todos os níveis e áreas de ensino, estudantes de cursos na área da educação, investigadores/as e profissionais ligados à área da educação e educadores/as em geral, profissionais de saúde escolar.

Programa

2 de maio de 2012

Horário do Brasil: 13h às 17h

Horário de Portugal: 17h às 21h

Abertura Oficial do Evento 13:00 (BR) / 17:00 (PT)

Sessão de abertura

Webconferência 13:30 (BR) / 17:30 (PT)

A educação sexual em contexto escolar

Isabel Chagas (IEUL), Portugal

Intervalo

14:30 (BR) / 18:30 (PT)

Salas temáticas paralelas

14:45 (BR) / 18:45 (PT)

Sala A: A formação de professores/as e a educação sexual na escola

  • Filomena Texeira CIDTFF/Universidade de Aveiro e Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
  • Mary Neide Damico Figueiró (Universidade Estadual do Paraná/UEL), Brasil

Sala B: Reflexões e debates sobre as práticas educativas na promoção da saúde sexual

  • Filomena Frazão de Aguiar (Fundação Portuguesa “A Comunidade contra a SIDA/FPCCSIDA), Portugal
  • Graziela Raupp Pereira (Universidade de Aveiro/UA e Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC), Brasil

Sala C: O papel da educação sexual na escola e na família

  • Joaquim Machado Caetano (UNL), Portugal
  • Patricia de Oliveira e Silva Pereira Mendes (Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC), Brasil
Sala D: A história da educação sexual em Portugal e no Brasil

  • Manuela Torres, Portugal
  • Paulo Rennes (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP), Brasil
  • Espaço de partilha 16:00 (BR) / 20:00 (PT)
Este espaço será reservado para apresentação de relatos de experiências de trabalhos intencionais de ES, que tenham sido vivenciadas dentro do espaço escolar, com ou sem sucesso.

Encerramento

17:00 (BR) / 21:00 (PT)

3 de maio

Sala 1 - A utilização de vídeos do site Youtube.com para trabalhar conteúdos de Educação Sexual no Ensino Pré-escolar e Básico -

Dinamizador: Luís Calado (Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro), Portugal.

Resumo
Esta E-oficina tem como objetivos: i) analisar alguns exemplos concretos de vídeos passíveis de serem utilizados no trabalho em Educação Sexual em meio escolar; ii) identificar os temas/conteúdos sobre Educação Sexual presentes em cada vídeo; iii) debater ideias sobre possíveis abordagens dos temas/conteúdos identificados; iv) delinear estratégias práticas para a intervenção em sala de aula partindo dos vídeos visionados.

Sala 2 - Reflexões sobre a Declaração dos Direitos Sexuais como Direitos Humanos Universais -

Dinamizadoras: Gabriela de Carvalho e Enemari Poletti (Universidade do Estado de Santa Catariana /UDESC e Escola de Ensino Médio Jacó Anderle), Brasil.

Resumo
Esta E-oficina tem como objetivos: i) proporcionar aos alunos do Ensino Médio/Secundário uma melhor compreensão da sexualidade na adolescência numa perspectiva emancipatória por meio de reflexões sobre alguns direitos sexuais como direitos humanos universais; ii)discutir sobre a gravidez e contracepção na adolescência; iii) conhecer e respeitar os diversos tipos de famílias na sociedade contemporânea.

Sala 3 - A mídia e a adultização da infância e da adolescência -

Dinamizadora: Maria Alves de Toledo Bruns Universidade de São Paulo (Faculdade de Filosofia Ciências eLetras – Campus de Ribeirão Preto/SP), Brasil.

Resumo
A e-Oficina "A mídia e a adultização da infância eda adolescência” tem como foco desencadear um dialogo reflexivo com os docentes acerca do lugar da escola enquanto canal mediador de diálogo com a familia demodo a viabilizar uma reflexão crítica acerca da mídia no processo de adultização da infância e da adolescência e suas consequências.
O docente poderá usar a mída – um Blog ou Facebook – como estratégia para estabelecer o diálogo com os pais de modo a informá-los/orientá-los sobre como podem instituir

Sala 4 - Corpos, género e sexualidades: dos currículos escolares aos espaços educativos -

Dinamizadora: Paula Regina Costa Ribeiro (Universidade Federal Rio Grande – FURG), Brasil.

Resumo
ATENÇÃO: Esta E-oficina terá 4h de duração, distribuídas entre os dias 3 e 4 de maio!!!
Esta E-oficina tem como objetivo, problematizar as temáticas de corpos, géneros e sexualidades com os/as profissionais da educação possibilitando que possam trabalhar com a diversidade sexual, as identidades de género, as formas de discriminação e de violência contra as mulheres, gays, lésbicas, transgéneros, entre outros, tornando-se assim agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos na E-oficina em suas escolas e comunidades.

4 de maio

Sala 1 - Famílias homoparentais, homossexualidades e educação -

Dinamizador: Osmar Arruda Garcia (Universidade de São Paulo - USP), Brasil.

Resumo
Esta E-oficina tem como objetivos: i) sensibilizar o olhar do professor no tocante às questões das homossexualidades, a fim de possibilitar novos olhares em sua prática docente; ii) discutir a questão das famílias homoparentais e como esses novos arranjos familiares pedem que os professores estejam preparados para lidar com as questões das homossexualidades no quotidiano escolar.

Sala 2 - Conversando sobre sexualidade com professores e professoras -

Dinamizadoras: Vera Marques e Patrícia Mendes (Universidade do Estado de Santa Catarina /UDESC), Brasil.

Resumo
Esta E-oficina tem como objetivo estabelecer um espaço de diálogo entre professores/as pesquisadores na área e demais professores, focando nas manifestações da sexualidade discente, ocorridas no cotidiano escolar.

Sala 3 - Educação sexual e gênero no ensino médio/secundário -

Dinamizadoras: Karla Cristina Vicentini de Araujo e Viviane Oliveira Augusto (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP), Brasil.

Resumo
Esta E-oficina tem como objetivos: i) analisar e refletir sobre o quotidiano vivido por professores no universo escolar; ii) identificar questões referentes à educação sexual e gênero que aparecem com frequência no quotidiano escolar; iii) verificar como são abordadas as questões de gênero e sexualidade no contexto escolar; iv) refletir sobre a importância da categoria social género na modelação das relações individuais e dos comportamentos, nos variados contextos de vida.

Sala 4 - Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, educação sexual e formação docente através de desenhos infantis -

Dinamizadoras: Ana Paula Costa e Anne Caroline Mariank Alves Scalia (Faculdade de Americana e Universidade Estadual Paulista/UNESP), Brasil.

Resumo
Esta E-oficina tem como objetivos: i) desvendar, através de desenhos feitos por alunos/as do ensino fundamental, suas concepções de sexualidade e relações de género; ii) oferecer aos/às professores/as, através da análise destes desenhos, ferramentas pedagógicas para trabalhar com questões de sexualidade e relações de género em sala de aula.

Comissão científica

  • Cláudia Faria,Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Célia Regina Rossi, Universidade do Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), Brasil
  • Dilma Lucy de Freitas, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Portugal - Grupo GEISEXT e EDUSEX
  • Dulce Mourato, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Filomena Teixeira, Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
  • Graziela Raupp Pereira, Universidade de Aveiro (UA) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
  • Isabel Chagas, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Portugal
  • Mary Neide Figueiró, Universidade Estadual Londrina (UEL), Brasil
  • Rui Vieira, Universidade de Aveiro, Portugal
  • Sónia Martins de Melo, Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual-EDUSEX e PPGE-FAED-UDESC
  • Teresa Vilaça, Universidade do Minho (UM), Portugal
  • Vera Márcia Marques Santos, Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC), Brasil

Inscrições

1º passo: Preencha corretamente o formulário de inscrição aqui: http://www.coes2012.com/registo.aspx. Verifique o seu e-mail, uma vez que servirá como nome de utilizador para aceder à conferência, assim como será o e-mail utilizado para futuros contactos.

2º Passo: Após terminar o processo de registo, receberá um e-mail a confirmar a sua inscrição na I COES, contendo um link de validação do seu e-mail, assim como informações referentes ao pagamento do valor da inscrição.

3º Passo: Clique no link existente no e-mail que lhe foi enviado, com o objetivo de validar o seu endereço.

4º Passo: Realize o pagamento, e envie o comprovativo em formato digital para o e-mail info@coes2012.com.

O valor a pagar pela inscrição é de 50€ (110 Reais). O pagamento deve ser realizado por transferência bancária.

É possível efetuar a transferência para um banco de Portugal ou um banco do Brasil, conforme a preferência. A informação das contas será disponibilizada após a inscrição.

5º Passo: Realize a pré-inscrição nas salas temáticas disponíveis.

6º Passo: A sua inscrição ficará pendente até o seu pagamento ser validado pelos nossos serviços. Após validação, ser-lhe-á enviado um e-mail confirmando o recebimento do seu pagamento.

Nota: O processo de validação, dependendo da forma de pagamento, pode demorar até 5 dias úteis.

Caso não receba o e-mail de validação ou a confirmação do pagamento nos prazos estipulados, por favor, entre em contacto connosco através do e-mail: info@coes2012.com.

Pré-requisitos

Para participar na I COES, é necessário reunir alguns requisitos, os quais enunciamos:

- Computador de secretária ou portátil;
- Navegador da Internet (IE v7 ou superior, Google Chrome, Firefox ou Safari);
- Ligação à internet de banda larga (mínimo de 1Mbps).

É ainda aconselhada a presença de um microfone, de forma a facilitar a sua participação.

Lieux

  • Alameda da Universidade (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • mercredi 02 mai 2012
  • jeudi 03 mai 2012
  • vendredi 04 mai 2012

Contacts

  • COES 2012 ~
    courriel : info [at] coes2012 [dot] com

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Educação sexual », Colloque, Calenda, Publié le lundi 23 avril 2012, http://calenda.org/208328