AccueilEntre ethnomusicologia, antropologia e cultura visual : Conversas a partir dos filmes de Michel Giacometti e Tiago Pereira

*  *  *

Publié le mardi 08 mai 2012 par Marie Pellen

Résumé

A recente edição dos filmes da serie Povo que canta orientados pelo Michel Giacometti e a difisão sempre mais larga da obra video de Tiago Pereira sobre a musica portuguesa oferecem a oportunidade de questionar as relações entre investigação, música e imagens. Mais do que celebrar Giacometti ou reiterar discursos bem conhecidos (e aparentemente consensuais) sobre património musical português, o objectivo do encontro é pôr em perspectiva este tipo de trabalho no momento actual e pensar, uma vez mais, o que é que nós – antropólogos, especialistas e apreciadores da música e das imagens – estamos a fazer com a ‘cultura’.

Annonce

22 e 23 de Maio de 2012

Auditório Silva Leal, Ala Autónoma ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Organização:

  • Cyril Isnart (CIDEHUS, Universidade de Évora) 
  • Sofia Sampaio (CRIA, ISCTE-IUL)
  • Paulo Mendes (CRIA, ISCTE-IUL e UTAD)
A obra de Michel Giacometti entra em diálogo com várias disciplinas académicas, relaciona-se com a acção política e é reivindicada por diversos meios musicais e patrimoniais, pelo que não é de fácil classificação. Recentemente editado pela Tradisom, a RTP e o Público, o conjunto de filmes realizados nos anos 70 sob a orientação do próprio Giacometti veio adicionar uma nova camada a uma obra extensa e rica, complexificando o retrato já por si difícil deste estudioso da música popular portuguesa. Para além de todas estas sobreposições temáticas, culturais, disciplinares e politicas, o visionamento da série Povo que canta levanta outras questões, abrindo perspectivas críticas sobre o papel e o uso das imagens na representação da cultura.

Do mesmo modo e de modos diferentes, os filmes de Tiago Pereira, realizador e visualista a trabalhar nos nossos dias, exploram as articulações entre tecnologia, cultura popular, arte, tradição e memória. Apresentando-se como um registo de práticas musicais e tradições orais que permanecem vivas em Portugal continental e ilhas, o filme Sinfonia Imaterial (encomendado pela Fundação Inatel) servirá de mote para um debate sobre a relação entre música e imagem e uma reflexão sobre conceitos como património, memória colectiva, arquivo e cultura imaterial.

Mais do que celebrar Giacometti ou reiterar discursos bem conhecidos (e aparentemente consensuais) sobre património, o objectivo do encontro é pôr em perspectiva este tipo de trabalho no momento actual e pensar, uma vez mais, o que é que nós – antropólogos, especialistas e apreciadores da música e das imagens – estamos a fazer com a ‘cultura’.

22 de Maio

Michel Giacometti e os seus filmes

Auditório Silva Leal, Ala Autónoma, ISCTE-IUL

14.00 : Apresentação

14.15 : Projecção de filmes de Povo que canta (Alfredo Tropa, 1970-74)

16.15 : Pausa

16.30 : Anne Caufriez, Musée de la Musique, Bruxelas

17.00 : Catarina Alves Costa, CRIA, FCSH-UNL

17.30 : José Moças, director da Tradisom (editora de Michel Giacometti – Filmografia Completa)

23 de Maio

Tiago Pereira: música, imagens e cultura popular hoje

Auditório Silva Leal, Ala Autónoma , ISCTE-IUL

13.30 : Apresentação 

13.45 : Projecção de Sinfonia Imaterial (Tiago Pereira, 2011) 

15.00 : Pausa 

15.30 : Tiago Pereira, realizador e visualista 

16.00 : Filipe Reis, CRIA, ISCTE-IUL 

16.30 : Sandra Batista e Ricardo Alexandre, Associação Megafone 5 

18 00: Beberete com projecção do vídeo Projecto Megafone ao Vivo (Paulo Mendes, 2001)

Lieux

  • Av.ª das Forças Armadas, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • mardi 22 mai 2012
  • mercredi 23 mai 2012

Mots-clés

  • Michel Giacometti, Tiago Pereira, cultura, imagem, Portugal, música

Contacts

  • Cyril Isnart
    courriel : isnart [at] uevora [dot] pt
  • Sofia Sampayo
    courriel : sof [dot] sampaio [at] gmail [dot] com

Source de l'information

  • Cyril Isnart
    courriel : isnart [at] uevora [dot] pt

Pour citer cette annonce

« Entre ethnomusicologia, antropologia e cultura visual : Conversas a partir dos filmes de Michel Giacometti e Tiago Pereira », Journée d'étude, Calenda, Publié le mardi 08 mai 2012, http://calenda.org/208500