AccueilCall for papers - Terra Brasilis Review (New Series)

História da Geografia e Geografia Histórica

Call for papers - Terra Brasilis Review (New Series)

Revista Terra Brasilis (Nova Série) - Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica

Journal of the Brazilian Network for the History of Geography and Historic Geography

*  *  *

Publié le mardi 22 mai 2012 par Marie Pellen

Résumé

Como resultado da articulação de vontades diversas, surgiu e vem se consolidando no país, uma Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, voltada à pesquisa e ao reconhecimento das relações entre a história e a geografia, ao estudo correlato dos processos de constituição dos conhecimentos geográficos e dos processos de conformação territorial. A Revista Terra Brasilis (Nova Série) retoma a trajetória anterior da revista com renovado interesse de pesquisa nas áreas de história da geografia e geografia histórica como expressão renovada da recém criada Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica

Annonce

Chamada de artigos

Terra Brasilis (Nova Série)

Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica

Como resultado da articulação de vontades diversas, surgiu e vem se consolidando no país, uma Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, voltada à pesquisa e ao reconhecimento das relações entre a história e a geografia, ao estudo correlato dos processos de constituição dos conhecimentos geográficos e dos processos de conformação territorial. A revista Terra Brasilis (Nova Série) retoma a trajetória anterior da revista com renovado interesse de pesquisa nas áreas de história da geografia e geografia histórica como expressão renovada da iniciante Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica.

Como resultado da articulação de vontades diversas, surgiu e vem se consolidando no país, uma Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, voltada à pesquisa e ao reconhecimento das relações entre a história e a geografia, ao estudo correlato dos processos de constituição dos conhecimentos geográficos e dos processos de conformação territorial. A Revista Terra Brasilis (Nova Série) retoma a trajetória anterior da revista com renovado interesse de pesquisa nas áreas de história da geografia e geografia histórica como expressão renovada da recém criada Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica.

A intenção desse primeiro número é convidar a comunidade acadêmica a continuar o debate tentando estabelecer referências a partir das quais se orientar no construção de uma agenda de pesquisa comum e de um corpo de conhecimentos densamente dinâmico e interligado. O que entender por “história da geografia”? E por “geografia histórica”? Quais as relações –
existentes ou potenciais– entre ambas? Em que se diferenciam? Que tipo de problemas consegue abordar? Que temáticas lhe são próprias? O que devemos esperar de um estudo em história da geografia ou em geografia histórica? O que não são, ou não deveriam ser, uma e outra? Que autores, linhas de trabalho ou grupos de pesquisa contribuem a ela? Quais são seus conceitos centrais, e como estes podem ser desenvolvidos? Quais são as questões mais interessantes? Quais os debates mais relevantes? Que arquivos ou corpos documentais faltam explorar? Como são as dinâmicas de troca e discussão da nossa comunidade de pesquisa? Como aprimorá-las?

É para refletir em torno a questionamentos como esses que lançamos o edital para esse primeiro número da Revista Terra Brasilis (Nova Série), intitulado “História da Geografia e Geografia Histórica”, que não por acaso leva o nome de nossa rede de pesquisa.

Normas editoriais e de formatação:

Aspectos Gerais:

Artigos:
Textos com no máximo 20 páginas seguindo as normas editoriais.
Resenhas:
Elaborações de até 3 páginas, versando sobre livros publicados e teses defendidas e em consonância com as propostas da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica.
Notas de pesquisa:
Elaborações de no máximo 3 páginas relatando o andamento de projetos de pesquisas, visando divulgar e abrir o debate para possíveis contribuições que permitam o aprimoramento das reflexões em curso.
Textos de referência no campo:
Publicação de textos traduzidos ou de difícil acesso que se constituem em referência teórico-metodológica para o campo científico, de autores clássicos e contemporâneos.

Documentos, imagens:
Publicação de documentos e imagens de difícil acesso e/ou inéditas que se constituem em referência teórico-metodológica para o campo científico.

Aspectos específicos:

Todas as propostas de contribuição devem estar em editor de texto Microsoft Word ou compatível, com fonte Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5.
Todas as propostas de contribuição devem ter, na primeira página do arquivo digital, os seguintes dados do autor: nome completo, filiação institucional com endereço postal completo, titulação acadêmica, agência de fomento à qual se vincula (no caso de ser bolsista), endereço residencial e endereço eletrônico.
Os artigos devem ser acompanhados de um resumo de, no máximo, 5 linhas e de 3 palavras-chave. Além de serem apresentados em português, o resumo, as palavras-chave e o título do artigo devem ser apresentados também em inglês e uma terceira língua estrangeira à escolha do autor.
As edições críticas de fontes e documentos seguirão as mesmas especificações dos artigos.
Em todas as modalidades de texto (artigos, resenhas ou edições críticas de fontes e documentos), as notas devem ser colocadas no rodapé e a bibliografia ao final do texto.
Em artigos, resenhas ou edições críticas de fontes e documentos, as citações de até três linhas devem vir entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três linhas devem vir destacadas, em corpo menor, sem aspas e com recuo à esquerda de 4 cm.
Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico.
As citações bibliográficas das notas de rodapé e da bibliografia final devem seguir as normas da ABNT.

Envio das contribuições:

Artigos completos assim como propostas de contribuições para as demais seções da revista
poderão ser encaminhadas para avaliação até 15 de agosto de 2012 para o e-mail:
terrabrasilis@redebrasilis.net. Serão aceitos artigos e contribuições em português, inglês, francês e
espanhol.

Comitê Editorial

Editores Científicos:

  • Antonio Carlos Robert Moraes (DG/USP)
  • Manoel Fernandes de Sousa Neto (DG/USP)

Editores Executivos:

  • Larissa Lira (DG/USP)
  • David Palácios (DG/USP)

Editor Convidado:

  • Marcelo Werner da Silva (UFF)
A Revista Terra Brasilis (Nova Série) é uma publicação da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, estando atualmente sediada no Laboratório de Geografia Política do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

Endereço para correspondência: Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo - SP - Brasil
   

Lieux

  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 ( Cidade Universitária, Laboratório de Geografia Política do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo)
    São Paulo, Brésil

Dates

  • mercredi 15 août 2012

Mots-clés

  • História, Geografia, História da Geografia, Geografia Histórica, História da Cartografia

Contacts

  • David Palacios
    courriel : terrabrasilis [at] redebrasilis [dot] net

Source de l'information

  • Palacios, David ~
    courriel : terrabrasilis [at] redebrasilis [dot] net

Pour citer cette annonce

« Call for papers - Terra Brasilis Review (New Series) », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 22 mai 2012, http://calenda.org/208699