AccueilMétodos em história da Geografia: historiografia da história da geografia

AccueilMétodos em história da Geografia: historiografia da história da geografia

Métodos em história da Geografia: historiografia da história da geografia

Revista Terra Brasilis (Nova Série) - Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica

*  *  *

Publié le mardi 22 mai 2012

Résumé

Como resultado da articulação de vontades diversas, surgiu e vem se consolidando no país, uma Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, voltada à pesquisa e ao reconhecimento das relações entre a história e a geografia, ao estudo correlato dos processos de constituição dos conhecimentos geográficos e dos processos de conformação territorial. A Revista Terra Brasilis (Nova Série) retoma a trajetória anterior da revista com renovado interesse de pesquisa nas áreas de história da geografia e geografia histórica como expressão renovada da recém criada Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica.

Annonce

Como resultado da articulação de vontades diversas, surgiu e vem se consolidando no país, uma Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, voltada à pesquisa e ao reconhecimento das relações entre a história e a geografia, ao estudo correlato dos processos de constituição dos conhecimentos geográficos e dos processos de conformação territorial.

A Revista Terra Brasilis (Nova Série) retoma a trajetória anterior da revista com renovado interesse de pesquisa nas áreas de história da geografia e geografia histórica como expressão renovada da iniciante Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica.

Desejamos chamar um segundo número convidando a comunidade a continuar o debate focando desta vez a história da nossa área de pesquisa, seus momentos, autores, métodos, estilos, temáticas, debates e controvérsias. Este segundo número visa colocar em debate os diversos métodos para se fazer uma história da geografia, um balanço das histórias produzidas até o presente momento em diversas geografias “nacionais” e internacionais, as concepções de fundo por detrás das narrativas e as perspectivas colocadas da importância da reconstituição do passado para as metodologias do presente.

Algumas questões podem servir de balizas: que devemos entender por "história da geografía"?
Quais são os métodos e as diferentes concepções de história da disciplina? Em que elas se diferenciam? Que tipo de problemas abordam? Que questões e temáticas estão em capacidade de afrontar? Que devemos esperar de um estudo em "história da geografia"? Quais são as tradições existentes? Quais são os autores e os conceitos mais relevantes das diversas tradições? Quais as inovações recentes mais interessantes? Quais os debates mais candentes? Onde se encontram as fronteiras do conhecimento? Quais as questões mais interessantes? Que arquivos ou corpos documentais poderiam ser mais prioritariamente explorados? Quais os centros de pesquisa? Como são as dinâmicas de troca e discussão? Como aprimorá-las?

Normas editoriais e de formatação:

Aspectos Gerais:

Artigos:
Textos com no máximo 20 páginas seguindo as normas editoriais.

Resenhas:
Elaborações de até 3 páginas, versando sobre livros publicados e teses defendidas e em consonância com as propostas da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica.

Notas de pesquisa:
Elaborações de no máximo 3 páginas relatando o andamento de projetos de pesquisas, visando divulgar e abrir o debate para possíveis contribuições que permitam o aprimoramento das reflexões em curso.

Textos de referência no campo:
Publicação de textos traduzidos ou de difícil acesso que se constituem em referência teórico-metodológica para o campo científico, de autores clássicos e contemporâneos.

Documentos, imagens:
Publicação de documentos e imagens de difícil acesso e/ou inéditas que se constituem em referência teórico-metodológica para o campo científico.

Aspectos específicos:

Todas as propostas de contribuição devem estar em editor de texto Microsoft Word ou compatível, com fonte Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5.
Todas as propostas de contribuição devem ter, na primeira página do arquivo digital, os seguintes dados do autor: nome completo, filiação institucional com endereço postal completo, titulação acadêmica, agência de fomento à qual se vincula (no caso de ser bolsista), endereço residencial e endereço eletrônico.
Os artigos devem ser acompanhados de um resumo de, no máximo, 5 linhas e de 3 palavras-chave. Além de serem apresentados em português, o resumo, as palavras-chave e o título do artigo devem ser apresentados também em inglês e uma terceira língua estrangeira à escolha do autor.
As edições críticas de fontes e documentos seguirão as mesmas especificações dos artigos.
Em todas as modalidades de texto (artigos, resenhas ou edições críticas de fontes e documentos), as notas devem ser colocadas no rodapé e a bibliografia ao final do texto.
Em artigos, resenhas ou edições críticas de fontes e documentos, as citações de até três linhas devem vir entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três linhas devem vir destacadas, em corpo menor, sem aspas e com recuo à esquerda de 4 cm.
Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico.
As citações bibliográficas das notas de rodapé e da bibliografia final devem seguir as normas da ABNT.

Envio das contribuições:

Artigos completos assim como propostas de contribuições para as demais seções da revista
poderão ser encaminhadas para avaliação até 15 de janeiro de 2013 para o e-mail:
terrabrasilis@redebrasilis.net. Serão aceitos artigos e contribuições em português, inglês, francês e
espanhol.

Comitê Editorial

Editores Científicos:

  • Antonio Carlos Robert Moraes (DG/USP)
  • Manoel Fernandes de Sousa Neto (DG/USP)

Editores Executivos:

  • Larissa Lira (DG/USP)
  • David Palácios (DG/USP)

Editor Convidado:

  • Marcelo Werner da Silva (UFF)

A Revista Terra Brasilis (Nova Série) é uma publicação da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, estando atualmente sediada no Laboratório de Geografia Política do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

Endereço para correspondência: Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo - SP - Brasil

Catégories

Lieux

  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 ( Cidade Universitária, Laboratório de Geografia Política do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo)
    São Paulo, Brésil

Dates

  • mardi 15 janvier 2013

Fichiers attachés

Mots-clés

  • História, Geografia, História da Geografia, Geografia Histórica, História da Cartografia

Contacts

  • David Palacios
    courriel : terrabrasilis [at] redebrasilis [dot] net

Source de l'information

  • David Palacios
    courriel : terrabrasilis [at] redebrasilis [dot] net

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Métodos em história da Geografia: historiografia da história da geografia », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 22 mai 2012, https://doi.org/10.58079/l34

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search