AccueilHistória e arqueologia da América indígena

*  *  *

Publié le mardi 07 août 2012 par Marie Pellen

Résumé

Desde sua fundação, em 2000, o objetivo principal do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo (CEMA/USP) tem sido incentivar, no Brasil, a realização de pesquisas acadêmicas sobre os povos indígenas da Mesoamérica e dos Andes Centrais, especialmente dos períodos pré-hispânico e colonial, mas também sobre outros períodos históricos ou outras regiões do continente. A realização deste objetivo passa, necessariamente, por promover o diálogo entre essas pesquisas e as que se desenvolvem em outros países – tarefa para a qual os seis colóquios anteriores, realizados entre 2002 e 2010, muito contribuíram. Com a expectativa de avançar neste diálogo, convidamos pesquisadores, professores, alunos e demais interessados a assistir ou expor suas atividades acadêmicas (projetos ou resultados de pesquisa) no VII Colóquio História e Arqueologia da América Indígena, a ser realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2012.

Annonce

12, 13 e 14 de novembro de 2012

Desde sua fundação, em 2000, o objetivo principal do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo (CEMA/USP) tem sido incentivar, no Brasil, a realização de pesquisas acadêmicas sobre os povos indígenas da Mesoamérica e dos Andes Centrais, especialmente dos períodos pré-hispânico e colonial, mas também sobre outros períodos históricos ou outras regiões do continente. A realização deste objetivo passa, necessariamente, por promover o diálogo entre essas pesquisas e as que se desenvolvem em outros países – tarefa para a qual os seis colóquios anteriores, realizados entre 2002 e 2010, muito contribuíram. Com a expectativa de avançar neste diálogo, convidamos pesquisadores, professores, alunos e demais interessados a assistir ou expor suas atividades acadêmicas (projetos ou resultados de pesquisa) no VII Colóquio História e Arqueologia da América Indígena, a ser realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2012, no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Contamos com sua participação e esperamos que este colóquio, assim como os anteriores, seja um foro de debate dos estudos sobre os povos ameríndios de todas as regiões e épocas, e não apenas sobre os mesoamericanos e andinos da época pré-hispânica ou colonial. Dessa forma, talvez consigamos incentivar também o debate acadêmico entre arqueólogos, antropólogos e historiadores, o qual parece ser fundamental para o avanço dos estudos sobre os povos ameríndios.

Informações e normas de participação:

1 – Data e local:

O VII Colóquio História e Arqueologia da América Indígena será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2012 no Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, situado na Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária – CEP 05508-900 – São Paulo – SP – Brasil. Os horários e a sala das sessões serão divulgados posteriormente, junto com o programa, pois depende do número de inscritos.

2 – Participação com a apresentação de comunicação:

Enviar uma proposta de comunicação (de duração máxima de 20 minutos) para o Comitê Organizador. A proposta deve conter um resumo da comunicação (de no máximo 1.000 caracteres com espaço) acompanhado pelo currículo resumido do(s) proponente(s) ou pela indicação de endereço de seu(s) currículo(s) Lattes. As propostas selecionadas serão agrupadas em mesas de trabalho por suas afinidades regionais (Mesoamérica, Andes, Amazônia etc.), temáticas ou de abordagens empregadas. Também poderão ser enviadas propostas de mesas completas, com o mínimo de 3 integrantes. Neste caso, deve-se enviar também uma proposta de título para a mesa de trabalho.

3 – Forma, local e data limite para a entrega de inscrição:

O material mencionado no item anterior deve ser enviado como anexo (em arquivo de texto ou PDF) para o correio eletrônico cema@usp.br até o dia 1 de setembro de 2012.
O recebimento do material será informado ao remetente em até 7 dias.

4 – Resultado da seleção de propostas e programação do Colóquio:

Serão enviados para os endereços eletrônicos dos proponentes até o dia 15 de setembro de 2012.

5 – Participação sem a apresentação de comunicação:

Baixar o Formulário de Inscrição no site do CEMA/USP (www.usp.br/cema), preenchê-lo com os dados requeridos, salvá-lo com o nome do participante e enviá-lo, como anexo, ao seguinte endereço: cema@usp.br. As inscrições para essa modalidade de participação poderão ser feitas unicamente entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro de 2012. Os inscritos receberão a programação do evento por e-mail, confirmando a efetivação de sua inscrição. A programação também estará disponível no site mencionado acima até o dia 15 de outubro de 2012.

6 – Certificados:

O comitê organizador do evento se responsabiliza pela emissão de certificados aos expositores de comunicações que comparecerem ao Colóquio (não será permitida a leitura da comunicação por outra pessoa) e aos ouvintes com pelo menos 70% de frequência nas sessões.

Comitê Organizador CEMA/USP

  • Cristiana Bertazoni Martins (Associate Research Fellow, Universidade de Londres)
  • Eduardo Natalino dos Santos (Depto. de História da FFLCH da USP)
  • Leila Maria França (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

Catégories

Lieux

  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária
    São Paulo, Brésil

Dates

  • samedi 01 septembre 2012

Contacts

  • Cema #
    courriel : cema [at] usp [dot] br

URLS de référence

Source de l'information

  • Marie Pellen
    courriel : marie [dot] pellen [at] openedition [dot] org

Pour citer cette annonce

« História e arqueologia da América indígena », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 07 août 2012, http://calenda.org/209401