AccueilTrabalho doméstico e imigração: classe, género e etnicidade no mercado de trabalho

*  *  *

Publié le jeudi 20 septembre 2012 par Marie Pellen

Résumé

Em particular nas últimas duas décadas, alguns sectores do mercado de trabalho nacional têm acompanhado mudanças globais de consolidação da debilidade dos vínculos de trabalho que enquadram a larga maioria dos protagonistas destes sectores e que se têm traduzido numa presença crescente de imigrantes. O serviço doméstico e a prestação de cuidados são um desses espaços onde dinâmicas sociais, políticas e económicas se cruzam para dar forma a um contexto caracterizado por uma forte vulnerabilidade e precariedade dos laços laborais, em larga medida também explicado pelos traços que definem a condição genérica do imigrante económico.

Annonce

Trabalho Doméstico e Imigração: classe,  género e etnicidade no mercado de trabalho

Em particular nas últimas  duas décadas, alguns sectores do mercado de trabalho nacional têm acompanhado  mudanças globais de consolidação da debilidade dos vínculos de trabalho que  enquadram a larga maioria dos protagonistas destes sectores e que se têm  traduzido numa presença crescente de imigrantes. O serviço doméstico e a  prestação de cuidados são um desses espaços onde dinâmicas sociais, políticas  e económicas se cruzam para dar forma a um contexto caracterizado por uma  forte vulnerabilidade e precariedade dos laços laborais, em larga medida  também explicado pelos traços que definem a condição genérica do imigrante  económico.

Este encontro tem como objectivo discutir criticamente os processos subjacentes à evolução do  sector, eventuais transformações decorrentes da actual crise económico-financeira e caminhos de pesquisa consequentes.

Programa 

19 de setembro de 2012

14h45-16h15

Moderação: Paulo Marques (DINÂMIA’CET-IUL)

  • Manuel Abrantes (Socius –  ISEG)
  • Fátima Suleman  (DINÂMIA’CET-IUL | ISCTE-IUL)
  • Magdala de Gusmão  (Associação ComuniDária)

16h30-17h45

Moderação: Nuno Dias (DINÂMIA’CET-IUL)

  • Inês Brasão  (CesNova-FCSH/IPL)
  • Cátia Nunes (INE/ICS-IUL)
  • Patrícia Baptista  (ISCTE-IUL)

18h00 - Bridget Anderson (Compas – Universidade de Oxford)

“Between a rock and a hard place: reflections of an academic  researcher and part time activist on migration and domestic work.”

Lieux

  • ISCTE-IUL - Av. das Forças Armadas
    Lisbonne, Portugal (1649-026)

Dates

  • mercredi 19 septembre 2012

Contacts

  • Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território Dinâmia/CET
    courriel : dinamia [at] iscte [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Trabalho doméstico e imigração: classe, género e etnicidade no mercado de trabalho », Journée d'étude, Calenda, Publié le jeudi 20 septembre 2012, http://calenda.org/220203