AccueilAntropologia em contraponto

Antropologia em contraponto

V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia

*  *  *

Publié le mercredi 21 novembre 2012 par Marie Pellen

Résumé

Como relacionamos aquilo que nós fazemos, escrevemos e propomos, em antropologia, com a antropologia? Sem pretender subalternizar a multiplicidade dos temas e problemas que orientam a actividade dos antropólogos – quer estes focalizem os colectivos humanos e as transacções entre pessoas sociais, as representações do mundo e os actos de comunicação, as relações entre humanos e diversos não-humanos (animais, naturezas, matérias, objectos, tecnologias, divindades, antepassados, etc.) ou qualquer outro campo –, a pergunta-chave que orienta este congresso traduz-se num duplo desafio.

Annonce

The Call for Panels for the V Congress Portuguese Anthropological Association, which will take place between 9 and 11 of September 2013 at the UTAD Campus in Vila Real, northern Portugal, is now open. The theme of the Congress will be “Anthropology in Counterpoint” (see text here). The Congress is organized by the Portuguese Anthropological Association  (Associação Portuguesa de Antropologia), and sessions will take place in Portuguese, Spanish and/or English.

Go to the Call for Panels page to propose a panel!

The Call for Panels will take place between 7 November and 20 December 2012. Panel proposers will be notified by 20 January 2013. The Call for Papers will take place between 1 February and 3 April 2013. Paper proposers will be notified by 20 May, 2013.

Apresentação

Como relacionamos aquilo que nós fazemos, escrevemos e propomos, em antropologia, com a antropologia?

Sem pretender subalternizar a multiplicidade dos temas e problemas que orientam a actividade dos antropólogos – quer estes focalizem os colectivos humanos e as transacções entre pessoas sociais, as representações do mundo e os actos de comunicação, as relações entre humanos e diversos não-humanos (animais, naturezas, matérias, objectos, tecnologias, divindades, antepassados, etc.) ou qualquer outro campo –, a pergunta-chave que orienta este congresso traduz-se num duplo desafio.

O primeiro consiste em questionar a relação que existe entre cada uma das nossas investigações em antropologia e o conjunto da tradição reflexiva a que chamamos Antropologia, em nome da qual se construíram e continuam a desenvolver múltiplas linguagens teóricas, metodológicas e empíricas, também elas sujeitas a uma pluralidade de interpretações. O segundo sugere uma reflexão em torno da própria articulação entre a antropologia enquanto procura da compreensão da condição humana e a antropologia enquanto tradição disciplinar que contribuiu de forma decisiva para o esforço antropológico mais vasto.

A pergunta de que partimos evoca, pois, propositadamente, o carácter polifónico da antropologia, privilegiando o contraponto entre as distintas vozes que a compõem. Indicia, em paralelo, que a disciplina da antropologia  se constitui como um campo pluridimensional de diferenças e de tensões: entre outras, uma dimensão histórica, na qual podemos situar fenómenos de ascensão e declínio, de transformação e viragem, de especialização e integração teórica, quer dinamizados no interior da disciplina, quer desencadeados por eventos e processos externos tais como o colonialismo, a descolonização, a globalização ou o neoliberalismo;  uma dimensão nacional, articulada com determinados espaços públicos e constitutiva de formas de acção e representação da diferença; ou, ainda, uma dimensão transversal que insiste na porosidade, no hibridismo, na redefinição incessante de fronteiras inerentes aos modos de fazer antropologia no interior da antropologia.

O Congresso é organizado pela Associação Portuguesa de Antropologia, contando com diversos apoios e voluntários.

  • A Chamada para Painéis decorrerá entre os dias 7 de Novembro e 20 de Dezembro de 2012.
  • Os proponentes de painéis serão notificados até dia 20 de Janeiro de 2013.
  • A Chamada para Comunicações decorrerá entre os dias 1 de Fevereiro e 30 de Abril de 2013
  • Os proponentes de comunicações serão notificados até dia 20 de Maio de 2013.

Antropologia em contraponto

Vila Real, 9-11 de setembro de 2013 

A escolha de Vila Real e do Campus da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)para a realização do V Congresso cumpriu o desejo da APA de descentralizar (relativamente a Lisboa) a realização de Encontros Científicos da Antropologia em Portugal. A escolha desta cidade em Trás-os-Montes serve este propósito a que acresce o facto de na UTAD o curso de Antropologia (Aplicada ao Desenvolvimento) ter feito parte da sua oferta educativa durante 10 anos e de ainda hoje a antropologia ter uma presença forte em muitos dos seus cursos.

Vila Real é uma cidade de média dimensão do interior Norte de Portugal; a paisagem é marcada pelas serras do Alvão e do Marão e por traços rurais e agro-pastoris. Fazendo parte da Rede Natura 2000 e sendo porta de entrada do Parque Natural do Alvão e do Douro Vinhateiro (Património Mundial da Humanidade) a cidade e a região oferecem diferentes encontros faunísticos e florísticos, que permitem aos visitantes uma experiência única de contacto com a natureza e as actividades agrícolas. O contexto é, de facto, propício a uma estadia que faça usufruto da sua beleza paisagística, não esquecendo que a data do congresso coincide com a azáfama das vindimas, um tempo marcante no calendário anual agrícola, social, económico e cultural da região.

O Campus da UTAD,onde se realizará o congresso, celebra a experiência destas paisagens; é um dos mais bonitos campus universitários de Portugal, um jardim botânico aberto, assegurando todas as condições para a realização do evento – incluindo equipamentos desportivos (pavilhão, courts de ténis), restaurante, cantinas e snack-bares.

Submissão de propostas

As propostas deverão ser submetidas através do formulário on-line (http://www.nomadit.co.uk/apa/apa2013/panelproposal.php5), que funciona através do sistema Cocoa, que fará a gestão das propostas e respectivos painéis.

As propostas deverão incluir um título de painel, um resumo curto de até 300 caracteres, e um resumo longo de até 250 palavras. As propostas poderão incluir nomes de chairs ou debatedores, embora estes também poderão ser adicionados mais tarde através do sistema Cocoa. Ao inserir os nomes dos chairs ou debatedores, utilize por favor a ordem Nome Apelido (Instituição) - Firstname Lastname (Institution). Se esta função for assumida pelos coordenadores do painel, não inclua o seu nome, na medida em que se parte do princípio de que os coordenadores assumirão a mesma se não houver nomes adicionais incluídos.

Após a submissão da proposta, o/a coordenador/a proponente receberá um e-mail automático a confirmar a recepção da mesma. Se por alguma razão não receber este e-mail, por favor verifique no sistema para ver se a proposta consta no mesmo. Se tal for o caso, isso significará que o e-mail de confirmação foi considerado spam ou ter-se-á perdido; se não for o caso, terá de voltar a submeter, já que terá ocorrido um problema no processo de submissão!

As propostas serão marcadas como “Pendente” (Pending) até à divulgação da decisão do Comité Científico no dia 20 de Janeiro de 2013. Posteriormente aparecerão marcadas como aceites ou rejeitadas, e o proponente será informado da decisão.

Todos os painéis propostos através do sistema Cocoa deverão ser abertos, não sendo portanto possível propor sessões fechadas a propostas por esta via.

Os participantes apenas poderão fazer uma comunicação; no entanto, poderão acumular a apresentação de uma comunicação com a coordenação de um painel ou ser debatedor noutro painel ou sessão plenária.

Informação útil após a proposta do painel

Os proponentes de painel poderão usar o link de login http://www.nomadit.co.uk/apa/apa2013/panelproposal.php5 para editar as suas propostas. Mais tarde, quando os painéis forem aceites ou rejeitados, os coordenadores serão convidados a administrar seus painéis através deste sistemas. Os coordenadores deverão fazer login para indicar quaisquer pedidos específicos relativamente ao seu painel, adicionar nomes dos chairs / debatedores, e para gerir as propostas de coordenação. Não é possível adicionar ou remover co-coordenadores nem retirar painéis através deste link. Para tal, entre em contacto connosco através do e-mail congresso@apantropologia.org.

Quando as comunicações são submetidas através do site, estas serão propostas para painéis específicos. Os coordenadores do painel receberão automaticamente um e-mail de resumo da proposta.Os coordenadores são convidados a acusar a recepção da proposta por e-mail, ou mesmo para pedir aos proponentes que editem os seus resumos através do seu login. Quando o Call for Papers terminar, os coordenadores deverão indicar as suas decisões sobre a aceitação / rejeição de propostas através do ambiente de login. Se depois do fecho do Call for Papers um autor contactar por e-mail para retirar a sua comunicação, a mesma deverá ser marcada como ‘Retirada’ (Withdrawn) no sistema. As comunicações podem ser colocados na ordem desejada através do sistema.

As propostas de comunicações rejeitadas pelos coordenadores do painel serão revistas pela Comissão Científica, e alguns deles poderão ser re-alocados de forma ad hoc para outros painéis, se houver tempo e espaço para tal.

Pré-circulação das comunicações

A APA não tem nenhuma regra pré-definida no que se refere a esta questão; no entanto, muitos organizadores preferem esta modalidade. Para facilitar esta possibilidade e poupar no intercâmbio de emails, os autores poderão fazer upload dos PDFs das suas comunicações no sistema Cocoa, que depois o disponibilizará publicamente na página de resumos do painel. Ficará ao critério dos organizadores utilizar esta opção ou não.

Timing das apresentações

A distribuição do tempo das sessões é da responsabilidade dos organizadores. O princípio será o de atribuir a cada apresentador um máximo de 30 minutos (para apresentação e perguntas/discussão). A questão chave será a de respeitar o facto de muitos apresentadores terem percorrido um longo caminho para poder participar e precisarão de tempo para definir a sua argumentação.

O programa não incluirá a distribuição específica das comunicações no interior de cada sessão. Os delegados que consultem o livro conferência vão partir do pressuposto de que as comunicações serão uniformemente distribuídas ao longo da duração do painel. Obviamente existe a possibilidade de querer acumular o tempo de discussão para o final da sessão; mas na medida do possível procure maner esta distribuição uniforme.

Comunicação entre autores/organizadores

Os endereços de e-mail dos autores e organizadores não são mostrados nas páginas dos painéis para evitar spam. No entanto, o sistema contém um mecanismo seguro de correspondência e-mail entre os participantes. Se por alguma razão este sistema não funcionar, por favor contacte-nos através do e-mail congresso[at]apantropologia.org para obter os endereços de e-mail necessários.

 

 

Catégories

Lieux

  • Associação Portuguesa de Antropologia (2.16) - Instituto de Ciências Sociais. Avenida Prof. Aníbal Bettencourt 9
    Lisbonne, Portugal (1600-189)

Dates

  • jeudi 20 décembre 2012

Contacts

  • Congresso APA 2013
    courriel : congresso [at] apantropologia [dot] org

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Antropologia em contraponto », Appel à contribution, Calenda, Publié le mercredi 21 novembre 2012, http://calenda.org/229206