AccueilMedia e o império português (séculos XVIII a XX)

AccueilMedia e o império português (séculos XVIII a XX)

*  *  *

Publié le lundi 26 novembre 2012

Résumé

A relação entre os media e o império português é o tema principal da conferência internacional que se realizará a 1 e 2 de Novembro de 2013 em Lisboa. A conferência tem uma base interdisciplinar, acolhendo estudos de jornalismo, comunicação, história, literatura, sociologia, geografia, antropologia e história da arte, entre outros domínios dos estudos humanísticos e das ciências sociais, que contribuam para a melhor compreensão das relações entre os media e a política imperial de Portugal desde o século XVIII até finais da década de 1970.

Annonce

Apresentação

A relação entre os media e o império português é o tema principal da conferência internacional que se realizará a 1 e 2 de Novembro de 2013 em Lisboa. A conferência tem uma base interdisciplinar, acolhendo estudos de jornalismo, comunicação, história, literatura, sociologia, geografia, antropologia e história da arte, entre outros domínios dos estudos humanísticos e das ciências sociais, que contribuam para a melhor compreensão das relações entre os media e a política imperial de Portugal desde o século XVIII até finais da década de 1970. A partir de uma perspectiva alargada dos media, que abrange as estruturas físicas de transporte e todas as formas de  comunicação simbólica (oralidade, correio, imprensa, cinema, rádio, televisão,teatro, literatura e publicidade), encoraja-se a apresentação de estudos que esclareçam as articulações e tensões entre os mais diversos media e o estabelecimento e manutenção de um império português no Brasil, em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe,Cabo Verde, Guiné-Bissau, India (Goa, Damão e Diu), Timor-Leste e Macau.

A conferência procura estudos que privilegiem uma multiplicidade de perspectivas da metrópole e das colónias e que enfatizem as interacções entre comunicação, política, economia, sociedade e identidades culturais e nacionais. Aceitam-se contribuições em tópicos como:

  • Conjugações e conexões entre transportes e comunicação na dinâmica imperial;
  • Relação entre missões exploratórias, cartografia, infraestruturas de comunicação e estabelecimento de um Império;
  • Media e comemoracionismo;
  • Imprensa, propaganda, opinião pública e domínio imperial;
  • Imperialismo e cultura popular;
  • Meios de comunicação nas colónias (imprensa, rádio, cinema,literatura), resistência e constituição de identidades nacionais.

Aceitam-se ainda propostas noutros tópicos relevantes para o tema da conferência.

KEYNOTE SPEAKER

Dr. Chandrika Kaul
Doutorada pela Universidade de Oxford, é actualmente professora do Departamento de História Moderna da Universidade de St. Andrews, Reino Unido. Tem publicado vários livros no campo dos media e do império. É co-editora fundadora da colecção Palgrave Studies in the History of Media (Palgrave MacMillan). O seu livro Reporting the Raj The British Press and India, 1880-1922 (2003) é o primeiro estudo detalhado neste tópico. Editou também Media and British Empire (2006), que explora as interacções entre os media e o império inglês nos século XIX e XX. A Dra. Kaul editou ainda Explorations in Modern Indian History and the Media. O seu próximo livro, Communications, Media and the Imperial Experience: Britain and India in the Twentieth century, será publicado em 2013 pela Palgrave Macmillan. É co-responsável da sessão de Historia da International Association of Media and Communication Research (IAMCR) e membro do conselho editorial da revista académica Media History (Routledge).

LÍNGUAS DA CONFERÊNCIA: Português e inglês.

Admissão

Caso esteja interessado em participar deve enviar aos organizadores da conferência um resumo da sua comunicação (máximo de 600 palavras)acompanhado de um CV breve em formato PDF ou Word até 1 de Abril de 2013. O e-mail para envio é: mediaeimperio@gmail.com.
Os resumos serão seleccionados pelos revisores escolhidos pela Comissão Científica, sendo os proponentes notificados da decisão dos revisores até 30 de Abril de 2013.
Os palestrantes selecionados devem enviar à organização o texto completo da sua comunicação até 30 de Setembro de 2013. Os melhores textos finais, selecionados pelo Comité Científico, serão publicados num livro em língua inglesa por uma prestigiosa editora internacional.

CALENDÁRIO

1 Abril 2013: data limite para submissão de resumos
30 Abril 2013: notificação de aceitação
30 Setembro 2013: data limite para envio de texto completo
31 Outubro 2013: data limite de inscrição para assistir à conferência
1 e 2 Novembro 2013: conferência Media e Império Português (séculos XVIII a XX)
Dezembro 2014: publicação do livro

COMISSÃO CIENTÍFICA

  • José Luís Garcia (Instituto Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)
  • Chandrika Kaul (Universidade de St. Andrews, Reino Unido)
  • Filipa Subtil (Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa)
  • Alexandra Dias Santos (ISLA Campus Lisboa)


COMISSÃO ORGANIZADORA

  • Tânia Alves (Instituto Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)
  • Isadora Ataíde Fonseca (Instituto Ciências Sociais, Universidade  de Lisboa)

Para quaisquer questões relativas à conferência internacional MEDIA E O IMPÉRIO PORTUGUÊS (SÉCULOS XVIII A XX), por favor contacte-nos através do endereço mediaeimperio@gmail.com

Lieux

  • ICS-UL - Av. Prof. Aníbal Bettencourt, 9
    Lisbonne, Portugal (1600-189)

Dates

  • lundi 01 avril 2013

Contacts

  • MEDIA E IMPÉRIO PORTUGUÊS (SÉCULOS XVIII A XX)
    courriel : mediaeimperio [at] gmail [dot] com

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Media e o império português (séculos XVIII a XX) », Appel à contribution, Calenda, Publié le lundi 26 novembre 2012, https://doi.org/10.58079/mar

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search