AccueilObservatórios ICS-UL/LA

Observatórios ICS-UL/LA

Bolsa de pós-doutoramento (BPD)

*  *  *

Publié le jeudi 29 novembre 2012 par Marie Pellen

Résumé

Para o desenvolvimento de atividades científicas no âmbito dos Observatórios do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa/Laboratório Associado, é aberta uma bolsa de pós-doutoramento (BPD), a financiar com verbas afetas ao Projeto Estratégico (PEst) da Fundação para a Ciência e Tecnologia. A data limite para entrega de candidaturas é o dia 28 de Novembro de 2012.

Annonce

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO – PÓS-DOUTORAMENTO (BPD)

Para o desenvolvimento de atividades científicas no âmbito dos Observatórios do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa/Laboratório Associado, é aberta uma bolsa de pós-doutoramento (BPD), a financiar com verbas afetas ao Projeto Estratégico (PEst) da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

1 – Legislação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto, e Regulamento de Bolsas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

2 – Coordenação das atividades: Doutor João Ferrão, na qualidade de coordenador do Conselho dos Observatórios.

3 – Duração da Bolsa: 12 meses, renováveis até ao limite máximo de 6 anos.

4 – Montante da bolsa e modo de pagamento: 1.495€, com pagamento mensal, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação atribuídas pela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt), estando também previsto o pagamento de seguro de acidentes pessoais e de seguro social voluntário.

5 – Instituição de acolhimento: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

6 – Atividades a desenvolver: O bolseiro irá desenvolver atividades de investigação no âmbito de um dos seguintes Observatórios ICS-UL/LA: “Observatório Permanente da Juventude (OPJ)”, Observa: Observatório de Ambiente e Sociedade”, “Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP)” e “Observatório: Barómetro da Qualidade da Democracia”, podendo incluir a construção dos instrumentos de pesquisa, a recolha e análise de dados, a aplicação de inquéritos e entrevistas, a construção de bases de dados informáticas e a redação de relatórios e artigos.

7 – Requisitos de admissão:

Requisitos obrigatórios:

a)       Doutoramento em sociologia;

b)      Experiência em atividades de investigação científica pelo menos num dos temas abrangidos pelos Observatórios identificados no ponto anterior;

c)       Disponibilidade imediata.

Requisitos preferenciais:
  • a)       Experiência na realização de inquéritos, entrevistas e análise documental;
  • b)      Competências no domínio da construção de bases de dados e da análise estatística;
  • c)       Experiência no âmbito de observatórios ou de outros organismos ligados à análise de políticas públicas;
  • d)      Publicação, como autor ou coautor, de artigos, capítulos de livros ou livros sobre os temas acima referidos;
  • e)       Bom conhecimento da língua inglesa.

8 – Publicitação e prazo de apresentação de candidaturas: O presente Edital é publicitado, em versão integral, no site do ICS e no Portal Eracareers, decorrendo o prazo de candidaturas de 15 a 28 de Novembro.

9 – Formalização das Candidaturas: Os candidatos apenas podem submeter candidatura a um dos Observatórios, a qual deverá ser acompanhada de Curriculum Vitae pormenorizado, cópias de certificado/s de habilitações e do bilhete de identidade ou passaporte, cópia de um texto científico relevante escrito pelo(a) próprio(a) e uma Carta de Intenções, com indicação sintética das razões pelas quais se pretende candidatare do contributo que pensa poder dar ao Observatório ao qual se candidata (máximo: 1 página).

10 – Seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelo Coordenador do Conselho dos Observatórios e pelos responsáveis dos Observatórios, com base na avaliação curricular, eventualmente complementada por entrevista.

11 – Morada de envio das candidaturas:

As candidaturas deverão ser enviadas para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (com a referência “Concurso de Bolsas de Investigação n.º 27/2012”) para o endereço eletrónico instituto.ciencias.sociais@ics.ul.pt ou para a morada Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 – 1600-189 LISBOA, devendo ser recebidas dentro do prazo acima referido. Caso as candidaturas sejam enviadas por correio eletrónico, os documentos supra indicados devem ser digitalizados para anexar ao processo.

12 – Informações sobre os Observatórios e a respetiva atividades encontram-se disponíveis em:

a) Observatório Permanente da Juventude http://www.opj.ics.ul.pt/

b) Observa - Observatório de Ambiente e Sociedade http://www.observa.ics.ul.pt/

c) Observatório da Família e das Políticas de Famílias http://www.observatoriofamilias.ics.ul.pt/index.php

d) Barómetro da Cidadania e da Qualidade da Democracia http://www.bqd.ics.ul.pt/

 

Catégories

Lieux

  • Instituto de Ciências Sociais - Av. Professor Aníbal de Bettencourt, 9
    Lisbonne, Portugal (1600-189)

Dates

  • mercredi 28 novembre 2012

Contacts

  • ICS
    courriel : instituto [dot] ciencias [dot] sociais [at] ics [dot] ul [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Observatórios ICS-UL/LA », Bourse, prix et emploi, Calenda, Publié le jeudi 29 novembre 2012, http://calenda.org/230615