AccueilSobre a (des)industrialização e a formação da vida quotidiana no Vale do Ave

*  *  *

Publié le jeudi 29 novembre 2012 par Marie Pellen

Résumé

A Capital Europeia da Cultura 2012, a ADRAVE, o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e o Edifícios & Vestígios organizam o Seminário Internacional "Sobre a (des)industrialização e a formação da vida quotidiana no Vale do Ave" que se realiza no dia 7 de Dezembro de 2012, na Fábrica ASA, em Guimarães.

Annonce

Apresentação

A “Desindustrialização do Vale do Ave” é um seminário, que acontece dia 7  de dezembro, na Fábrica ASA, e que conta com a participação de vários  investigadores nacionais e estrangeiros, entre eles Alice Ingerson (PhD), especialista em análise social e cultural, da Universidade de  Baltimore. 

Trata-se de uma abordagem interdisciplinar sobre a problemática geral da industrialização e desindustrialização do território, ensaiando o conhecimento das dinâmicas de transformação económica, social e cultural delas decorrentes.

Também no dia 7 de dezembro, às 17h30, será lançado o livro “Ao Cair do Pano. Sobre a formação do quotidiano num contexto (des) industrializado do Vale do Ave”. Trata-se de uma edição coordenada pelos professores Vergílio Borges Pereira e José Madureira Pinto.

O seminário está integrado no projeto Edifícios e Vestígios, a decorrer na Fábrica ASA. É uma organização conjunta da Adrave, do Instituto de Sociologia da FLUP e do Edifícios & Vestígios. O livro conta com o apoio de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e é editado pela Afrontamento.

A Participação neste evento é gratuita, mediante inscrição prévia, até 6 de dezembro de 2012, acedendo a: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEcwcjdrQmN4cmRFLUVUMUVUdThVQ1E6MQ A ficha de inscrição em pdf deve ser enviada por fax: 252302609 ou por e-mail: seminarios@adrave.pt

Coordenação

  • Vergílio Borges Pereira
  • José Madureira Pinto

Oradores

  • Joaquim Lima
  • Inês Moreira
  • Virgílio Borges Pereira
  • Ester Gomes da Silva
  • José Madureira Pinto
  • João Queirós
  • Carla Aurélia de Almeida
  • Bruno Monteiro
  • António Teixeira Fernandes
  • Alice Ingerson

Programa

7 de dezembro de 2012

10:00 Abertura oficial

10:30 "A formação do quotidiano num contexto (des)industrializado do Vale do Ave: elementos sobre um programa de investigação sociológica"
Virgílio Borges Pereira

11:00 "O processo de desindustrialização do Vale do Ave: uma análise económica das suas causas e implicações"
Ester Gomes da Silva

11:30 "Escola e mudança educacional no Vale do Ave"
José Madureira Pinto

12:00 "Dinâmicas recentes do desemprego e evolução das «respostas à crise» no Vale do Ave: sobre o alcance e implicações das «políticas activas de formação e emprego» em contextos (des)industrializados"
João Queirós

12:30 Debate

13:00 Encerramento dos trabalhos da manhã

14:30 "'Nasci aqui, eu e os meus irmãos. Nascemos todos em Riba de Ave': a coconstrução do sentido em narrativas de experiência de vida no Vale do Ave"
Carla Aurélia de Almeida

15:00 "O passado é um lugar estranho. Transformações sociais e categorias da temporalidade numa comunidade do Vale do Ave (1982/2012)"
Bruno Monteiro

15:30 "Uma cultura em mudança: secularização e bens simbólicos"
António Teixeira Fernandes

16:00 Debate

16:30 "Contos, cartas e conversas: três histórias de família e de classe no Vale do Ave do Estado Novo"
Alice Ingerson

17:15 Encerramento dos trabalhos da tarde

17:30 Apresentação pública do livro, editado pelas Edições Afrontamento, Ao Cair do Pano. Sobre a formação do quotidiano num contexto (des)industrializado do Vale do Ave.

Lieux

  • Fábrica ASA - Estrada Nacional 105, Covas, Polvoreira
    Guimarães, Portugal (4835-157)

Dates

  • vendredi 07 décembre 2012

Fichiers attachés

Contacts

  • Seminário internacional
    courriel : seminarios [at] adrave [dot] pt

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Sobre a (des)industrialização e a formação da vida quotidiana no Vale do Ave », Colloque, Calenda, Publié le jeudi 29 novembre 2012, http://calenda.org/230827