AccueilCriatividade e protagonismo indígenas

*  *  *

Publié le vendredi 14 décembre 2012 par Marie Pellen

Résumé

O dossiê da próxima edição dos Cadernos de Arte e Antropologia tem como tema “Criatividade e Protagonismo Indígenas”, em distintos contextos etnográficos e sob diversas abordagens teóricas e metodológicas. Trata-se de um tema que tem adquirido crescente visibilidade e interesse como consequência, entre outros fatores, do seu potencial transformador no plano das relações sociais e políticas internas e externas às sociedades indígenas, podendo ser surpreendido, ademais, através de expressões individuais e coletivas e de recortes múltiplos (de gênero, geracional, e etc). O dossiê dará um foco especial às questões estéticas e artísticas, sempre que estas estejam relacionadas ao tema principal.

Annonce

Apresentação

Cadernos de Arte e Antropologia é uma revista bianual que enfoca os campos de ligação entre as ciências sociais e as artes. A revista publica, com um sistema de arbitragem por pares, tanto artigos científicos "convencionais" como conteúdos textuais, audiovisuais e multimídia que não se enquadram nos meios habituais da comunicação acadêmica, sempre que estes contribuam decisivamente para debater e questionar as fronteiras entre o campo científico e o artístico, entre o analítico e o sintético, entre o visual e o textual. Procuramos dar expressão, principalmente, a registros (a) de artistas visuais que lidam com a etnografia ou a antropologia enquanto patrimônio conceptual e metodológico; e (b) de cientistas sociais que buscam um convívio próximo com as imagens e a visualidade enquanto repertório empírico, conceptual e experiencial. A revista dá preferência a contribuições que demonstrem um claro enfoque antropológico (ou sociológico) em termos metodológicos, conceptuais, empíricos ou teóricos. Nos casos em que não existe esse enquadramento a comissão editorial avaliará a eventual pertinência da publicação, em função da qualidade do mesmo.

As línguas de publicação são o português, o inglês, o espanhol e o francês.

Os Cadernos procuram colocar em prática uma ideia já antiga, surgida durante a denominada "crise de representação" - abrir as fronteiras da escrita acadêmica, vista como limitadora e de uma duvidosa "objetividade", e ultrapassar a brecha entre "análise" e "descrição", na qual muitas vezes se baseia a menor valorização de outras formas de representação de saberes dentro das ciências institucionalmente consagradas. Neste contexto a Antropologia Visual tem vindo a desempenhar um papel particularmente relevante. As suas experiências prometedoras - que estimularam não somente um cinema "novo", mas também a reavaliação do corpo teórico da antropologia "clássica" - requerem um espaço diversificado para poderem desenvolver-se e assim fortalecer o diálogo entre a práxis e a teoria da antropologia das/com imagens.

Esta não é, todavia, uma publicação destinada exclusivamente, ou preferencialmente, a antropólogos visuais. Os Cadernos pretendem constituir-se como um espaço público, um fórum, para dar visibilidade tanto a etnografias "tradicionais" como àquelas que não se adaptam perfeitamente aos moldes da ciência antropológica acadêmica. Neste sentido, os Cadernos abrem suas páginas para contribuições de gêneros estabelecidos como trans-fronteiriços, tanto da antropologia como de outras disciplinas afim, independentemente do "suporte" em que estes procuram dar forma aos saberes etnográficos.

O Dossiê da próxima edição dos Cadernos de Arte e Antropologia tem como tema “Criatividade e Protagonismo Indígenas”, em distintos contextos etnográficos e sob diversas abordagens teóricas e metodológicas. Trata-se de um tema que tem adquirido crescente visibilidade e interesse como consequência, entre outros fatores, do seu potencial transformador no plano das relações sociais e políticas internas e externas às sociedades indígenas, podendo ser surpreendido, ademais, através de expressões individuais e coletivas e de recortes múltiplos (de gênero, geracional, e etc). O dossiê dará um foco especial às questões estéticas e artísticas, sempre que estas estejam relacionadas ao tema principal.

Neste contexto, vale observar que atores, individuais e coletivos, podem protagonizar eventos significativos sem que, necessariamente, estejam estruturalmente posicionados para fazê-lo, graças à sua inventividade e talento perante certas situações favoráveis das quais logram extrair o maior proveito, ou podem ser formalmente guindados pelos coletivos que representam, a desempenhar papeis chave, independentemente das suas características particulares.  Nesse sentido, a criatividade e o protagonismo indígenas tanto podem ser apreendidos e etnograficamente registrados, numa relação estreitamente complementar, quanto podem sê-lo de forma não necessariamente associada ou mutuamente implicada. 

Como alguém se torna protagonista em uma sociedade indígena? Como esse protagonismo pode ultrapassar os limites dessas sociedades? Como o talento e a criatividade podem assegurar expressão individual a determinados agentes sociais? Tais questões, entre muitas outras, podem suscitar ricas reflexões. 

Editores

  • Maria Rosário Gonçalves de Carvalho, UFBA
  • Peter Anton Zoettl, CRIA-IUL/NAVBA
  • Ricardo Oliveira Campos, CEMRI (Univ. Aberta)

Comissão Editorial (2013)

  • Cláudia Vaz, ISCSP
  • Fernando Paulino, ISMAI
  • Francesca Cozzolino, iiAC/EHESS
  • Iñigo Sánchez Fuarros, Institut Català d'Antropologia
  • Jacques Ibanez-Bueno, Univ. de Savoie
  • Julieta Leite, Univ. Paris Descartes Sorbonne
  • Luciano Spinelli, Univ. Paris Descartes Sorbonne
  • Paula Gonzales Granados, Univ. Rovira I Virgili
  • Pedro Andrade, FCSH-UNL
  • Sonia Vespeira de Almeida, CRIA-UNL

Conselho Consultivo Internacional

  • Andréa Barbosa, UNIFESP
  • Andrea Mubi Brighenti, Univ. de Trento
  • Arnd Schneider, University of Oslo
  • Carmen Rial, UFSC
  • Edgar Teodoro da Cunha, UNESP
  • Filomena Silvano, FCSH-UNL
  • Jean-Yves Durand, CRIA-UM
  • Luiz Eduardo Robinson Achutti, UFRGS
  • Marc-Henri Piault, CEAf/EHESS
  • Massimo Canevacci, Univ. La Sapienza de Roma/UERJ
  • Raimundo Martins, UFG

Submissões

Todas as propostas devem ser originais e ser submetidos pelo site da revista:

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/cadernosaa/index

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões:

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/cadernosaa/about/submissions#onlineSubmissions

Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os trabalhos podem ser publicados, posteriormente desde que seja previamente pedida autorização aos Cadernos, sendo que o autor deve sempre mencionar a referência completa da sua primeira publicação.

O autor que submete o artigo declara que tem ou obteve os direitos de publicação de todo os conteúdos que fazem parte do artigo (multimídia, fotografias, vídeos, sons, etc.) e a sua publicação nos Cadernos de Arte e Antropologia. Uma vez submetido, as contribuições (artigos, etc.) e o material áudio-visual não podem ser retirados sem o consentimento expresso e escrito dos editores.

PARA SUBMETER UM ARTIGO DEVE ESTAR CADASTRADO NO SISTEMA COMO "AUTOR" (E NÃO SOMENTE COMO "LEITOR")

NO CASO DE A SUBMISSÃO SER PARA UM DOSSIÊ ESPECIAL, POR FAVOR INDICAR ESTE FATO NOS "COMENTÁRIOS AO EDITOR".

No passo 3 da submissão ("Transferência do Manuscrito"), o autor deve "Transferir" o ficheiro antes de "Salvar e continuar".

Os autores devem confirmar que a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista (caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor").

Diretrizes para autores

As citações e referências dos textos devem seguir o modelo do ASA-Style da American Sociological Association (cf., por exemplo, http://owl.english.purdue.edu/owl/resource/583/02/). Com a sua submissão, o autor se compromete a proceder a adaptação do seu texto às normas de edição da revista, caso esse for aceite para publicação.

Os textos devem incluir um título, um resumo e até seis  palavras-chave,  tal com um título em inglês, abstract e até seis  keywords.

Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapassem 5MB). Os textos devem ser formatados sem colunas, com fonte Times New Roman, 12pt, com 1.5 linhas de espaço.

As fotografias que fazem parte do texto devem estar em baixa resolução (150 dpi) em formato jpg, e incorporadas no ficheiro de texto. Para foto-ensaios deve ser enviado somente o link para um site da web de hospedagem e partilha de imagens fotográficas (Picasa, Flickr, etc.). Caso o artigo seja seleccionado, devem ser enviadas separadamente em um ficheiro (zip ou rar) no seu formato e resolução originais. Os foto-ensaios podem conter um número máximo de 30 fotografias.  Os ficheiros de fotografias devem ser denominados, seguindo a sua ordem de aparência no texto, por “foto01”, “foto02”, “foto03”, etc. Outros elementos multimédia que fazem parte do artigo (vídeos, sons, aplicações flash, etc.) devem ser hospedados num servidor com acesso público (vimeo, youtube, etc.) e incorporados no texto somente através de links. A duração máxima total de conteúdos multimédia é de 30 minutos. Caso o artigo seja seleccionado, devem ser enviadas através de um upload, para hospedagem num site associado à revista que permite o livre acesso e download do vídeo. Com a submissão do artigo, o autor concorda que todo material multimédia seja publicado desta forma.

A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Prazo final: 30 de Abril de 2013

Lieux

  • Universidade Federal da Bahia
    Salvador, Brésil

Dates

  • mardi 30 avril 2013

Contacts

  • Cadernos de Arte e Antropologia
    courriel : cadernosaa [at] yahoo [dot] com [dot] br

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Criatividade e protagonismo indígenas », Appel à contribution, Calenda, Publié le vendredi 14 décembre 2012, http://calenda.org/232978