AccueilTESS – Transição para um sistema energético ambientalmente sustentável

TESS – Transição para um sistema energético ambientalmente sustentável

O papel das empresas intensivas em tecnologia na comercialização das tecnologias energéticas emergentes

*  *  *

Publié le mardi 08 janvier 2013 par Marie Pellen

Résumé

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do Projecto “TESS - Transição para um sistema energético ambientalmente sustentável - O papel  das empresas intensivas em tecnologia na comercialização das tecnologias energéticas emergentes”, projeto de investigação  desenvolvido pelo DINÂMIA’CET-IUL em cooperação com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG).

Annonce

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação para Mestre

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação [Mestre] no âmbito do Projecto TESS - Transição para um sistema energético ambientalmente sustentável - O papel  das empresas intensivas em tecnologia na comercialização das tecnologias energéticas emergentes” , projeto de investigação desenvolvido pelo DINÂMIA’CET-IUL em cooperação com o Laboratório  Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG).

Condições:

Área  Científica: Economia ou outra disciplina de Ciências Sociais.

Requisitos de  admissão: Mestrado em Economia ou outra disciplina de Ciências Sociais.

Requisitos mínimos:

a) Mestrado em áreas da Economia ou outra disciplina de CiênciasSociais relevantes para a temática do projecto, com a classificação mínima de 14 valores; b) Dissertação de mestrado defendida; c) Licenciatura em Ciências Sociais com classificação mínima de 14 valores; d) Fluência em inglês falado/escrito.

Fatores de preferência:

a) Experiência de investigação, em pelo menos uma das seguintesáreas: Economia da Inovação, Economia do Conhecimento, Economia da Energia, Gestão da Inovação, Gestão de Ciência e Tecnologia, Sociologia da Inovação; d) Conhecimentos de Excel e de SPSS; c) Experiência em recolha de informação através de entrevistas e questionários e tratamento dos respectivos dados; d) Bons conhecimentos de métodos estatísticos; e) Interesse em prosseguir investigação na área do projecto através de candidatura a bolsa de doutoramento.

Objeto de atividade

Integração na equipa do projeto TESS, contribuindo para a análiseteórica e empírica sobre as funções desempenhadas pelas novas empresas intensivas em tecnologia no processo de desenvolvimento e introdução no mercado de novas tecnologias energéticas renováveis, incluindo as suas interações com outros atores chave no processo (empresas estabelecidas, instituições de investigação, entidades financiadoras, utilizadores, responsáveis políticos). A atividade envolverá, nomeadamente, uma participação ativa na investigação empírica, apoio à investigação em geral e difusão dos resultados.

Plano de trabalhos:

Participação em várias tarefas e etapas do projeto, nomeadamente:preparação, organização e colaboração nas entrevistas a empresários e a instituições na área das tecnologias energéticas emergentes; interação com as entidades entrevistadas para validação de informação; organização da base de dados estatísticos; análise e tratamento estatístico dos dados recolhidos nas entrevistas e em outras fontes; recolha e tratamento de informação em fontes documentais; participação em estudos sobre políticas na área das energias renováveis e da sustentabilidade; apoio geral à execução do projecto, através da elaboração de relatórios e de textos sobre os resultados obtidos; colaboração na redação de working papers e artigos científicos; apoio à organização de seminários e outras formas de disseminação de resultados.

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos)

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no DINÂMIA’CET-IUL, sob a orientaçãocientífica da Prof.ª Doutora Isabel Salavisa Lança.

Duração da bolsa:

A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em 15 de Janeirode 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 14 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Critérios de Avaliação

A seleção do/a Bolseiro/a basear-se-á nos seguintes critérios:

a) Adequação do currículo do/a candidato/a ao perfil definido e aos objetivos da actividade;

b) Mérito do currículo académico e científico do/a candidato/a;

c) Preenchimento dos fatores de preferência.

A classificação dos candidatos será efetuada utilizando a seguinte fórmula: Total = 0.4 *A +

0.3 *B + 0.3 * C, em que: 

A é a classificação entre 0 e 5 obtida na alínea a B é a classificação entre 0 e 5 obtida na alínea bC é a classificação entre 0 e 5 obtida na alínea c

Os candidatos poderão ser solicitados a realizar uma entrevista.

Composição do Júri de Selecção:

  • Prof.ª Doutora Isabel Salavisa Lança, DINÂMIA’CET-IUL e ISCTE-IUL (Presidente do Júri)
  • Doutora Margarida Fontes, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG)
  • Prof.ª Doutora Cristina de Sousa, DINÂMIA’CET-IUL e ISCTE-IUL

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliaçãoserão publicitados, através de lista ordenada pela nota final obtida, afixada em local visível e público do placard informativo exterior do DINÂMIA´CET-IUL, Edifício I do ISCTE-IUL, piso 2, sala 2N19, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio electrónico.

Apresentação das candidaturas:

  • As candidaturas deverão ser acompanhadas da seguinte documentação:
  • Carta de motivação; 
  • Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para otipo de bolsa, nomeadamente, certificados de habilitações;
  • Curriculum vitae do candidato;
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade; 

Outros documentos considerados relevantes para a candidatura.

Prazo para apresentação de candidaturas – 28 de dezembro de 2012

A documentação deverá ser enviada para: dinamia@iscte.pt

Os candidatos serão notificados sobre a decisão final do concurso via correio eletrónico.

Catégories

Lieux

  • Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território - Ed. ISCTE-IUL, Av. das Forças Armadas
    Lisbonne, Portugal (1649-026)

Dates

  • vendredi 28 décembre 2012

Contacts

  • Dinâmia'CET
    courriel : dinamia [at] iscte [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« TESS – Transição para um sistema energético ambientalmente sustentável », Bourse, prix et emploi, Calenda, Publié le mardi 08 janvier 2013, http://calenda.org/234137