AccueilSociologia

*  *  *

Publié le jeudi 17 janvier 2013 par Marie Pellen

Résumé

A revista Sociologia tem como intenção principal abordar as questões sociais de âmbito vasto e segundo perspectivas teóricas diversas, de forma a promover o cultivo da Sociologia em Portugal, quer como conhecimento sistemático das realidades sociais quer como prática social e profissional. Tem procurado estabelecer o diálogo entre os que, no interior da Universidade, promovem o trabalho científico e aqueles que, como outros profissionais da Sociologia, se ocupam de actividades diversificadas na sociedade global, sem esquecer os que, nos demais quadros laborais, necessitam de um conhecimento sistematizado da realidade social portuguesa.

Annonce

Apresentação

A revista Sociologia surgiu em 1991 como publicação científica na área da Sociologia, com uma periodicidade anual, e associada à consolidação da docência e da produção científica no âmbito da licenciatura em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (criada em 1985/86) e do Instituto de Sociologia (criado em 1989).

Tem como intenção principal abordar as questões sociais de âmbito vasto e segundo perspectivas teóricas diversas, de forma a promover o cultivo da Sociologia em Portugal, quer como conhecimento sistemático das realidades sociais quer como prática social e profissional. Tem procurado estabelecer o diálogo entre os que, no interior da Universidade, promovem o trabalho científico e aqueles que, como outros profissionais da Sociologia, se ocupam de actividades diversificadas na sociedade global, sem esquecer os que, nos demais quadros laborais, necessitam de um conhecimento sistematizado da realidade social portuguesa.

Tem sido, ao longo das suas edições, uma revista especializada, na medida em que veicula trabalhos de investigação em Sociologia, mas sem se limitar a um campo específico desta ciência. Recolhe estudos tanto de pendor teorizante como de pendor empírico, em ambos os casos com a necessária e possível observação social nas várias especializações em Sociologia.

No momento actual, procura dotar cada número de uma maior coerência e da participação de autores de outras proveniências institucionais. Mantém-se o pressuposto de que o cruzamento de perspectivas, os diálogos intertextuais e a cumulatividade e reificação do conhecimento científico ficarão enriquecidos com a pluralidade de contributos.

Em 2011, a sua periodicidade passou a ser semestral, fruto da necessidade de promover uma maior actualização das publicações e agilidade no relacionamento com a produção científica, bem como de corresponder aos parâmetros estabelecidos pelas bases de indexação.

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: até 28 de Fevereiro de 2013

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS:

1. Os artigos propostos para publicação na revista Sociologiasão submetidos a avaliação de especialistas das áreas respetivas, em regime de anonimato. A decisão final de publicação é da responsabilidade do Conselho de Redação.

2. Os textos devem ser redigidos em páginas A4, a espaço e meio (norma também válida para as notas de rodapé e para as referências bibliográficas), tipo de letra Times New Roman e corpo de letra 12, em formato Word for Windows, PDF e HTML. No caso de serem enviados por correio, os artigos devem ainda ser impressos em duplicado e virem acompanhados de um CD com o ficheiro de texto, nos formatos supracitados.

3. O limite máximo de dimensão dos artigos é de 50.000 carateres, incluindo espaços, notas de rodapé, referências bibliográficas, quadros, gráficos e figuras. As recensões não deverão ultrapassar os 13.000 carateres.

4. Outros textos, tais como projetos, materiais sociográficos, documentos, opiniões e recensões, devem observar os seguintes limites de páginas:

a)    notícias, 1-2 páginas;

b)    outros, 5 páginas.

5. Nos artigos, sugere-se a utilização de, no máximo, dois níveis de titulação, com numeração árabe.

6. As transcrições deverão abrir e encerrar com aspas. Os vocábulos noutras línguas que não a portuguesa devem ser formatados em itálico.

7. Os elementos não textuais nos artigos devem ser organizados em quadros, gráficos e figuras, identificados com numeração árabe contínua e respetivo título para cada um destes tipos de elementos.

8. Nas notas de rodapé devem utilizar-se apenas números, sem parêntesis. A numeração das notas deve ser contínua do princípio ao fim do artigo.

9. A norma de citação adotada deverá ser a anglo-saxónica (autor-data).

10. As referências bibliográficas deverão obedecer às seguintes orientações:

a)    Livro: Apelido, Nome próprio (ano), Título do Livro, Local de edição, Editor (ev. ref. da primeira edição);

b)    Artigo em publicação periódica: Apelido, Nome próprio (ano), “Título do artigo”, in Nome da publicação periódica, volume, número, páginas;

c)     Textos em coletâneas/Contribuições em monografias: Apelido, Nome próprio (ano), “Título do texto/contribuição”, in Nome próprio, Apelido (org.), Título da Coletânea/Monografia, Local de edição, Editor, páginas (ev. ref. da publicação original da contribuição).

11. Todos os originais entregues ao Conselho de Redação devem:                        

a)    conter a versão final do texto, pronta a publicar, devidamente revista de eventuais gralhas;

b)    quando incluírem materiais gráficos ou icónicos, fazer-se acompanhar dos respetivos originais em bom estado, com indicação dos locais no texto onde devem ser inseridos (o Conselho de Redação reserva-se o direito de não aceitar figuras ou gráficos cuja realização acarrete excessivas dificuldades);

c)     assinalar claramente as expressões a imprimir em itálico, ou a destacar por outra forma gráfica;

d)    vir acompanhados de:

- o título completo do artigo traduzido em Inglês, Francês e Espanhol;

- um resumo com um máximo de 650 carateres/10 linhas e 3 ou 4 palavras-chave, os quais deverão ser traduzidos nos 3 idiomas acima mencionados;

- a indicação dos dados de identificação do autor (formação e/ou situação profissional do(s) autor(es),  instituições ou organizações em que desenvolve(m) atividade e elementos de contacto.

12. Os artigos devem obedecer ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde o dia 1 de janeiro de 2009. Não obstante, as citações de textos anteriores ao acordo devem respeitar a ortografia original.

13. Os originais podem ser enviados por e-mail para revistasociologia@letras.up.pt ou revsociologiaflup@gmail.com ou por correio para a seguinte morada:

Direção da revista Sociologia

Departamento de Sociologia

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Via Panorâmica, s/n

4150-564 Porto

Portugal

 

Lieux

  • Departamento de Sociologia, Direção da revista Sociologia - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Via Panorâmica, s/n
    Porto, Portugal (4150-564)

Dates

  • jeudi 28 février 2013

Contacts

  • Revista Sociologia
    courriel : revsociologiaflup [at] gmail [dot] com

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Sociologia », Appel à contribution, Calenda, Publié le jeudi 17 janvier 2013, http://calenda.org/235205

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal

À lire sur le même thème