AccueilI iberoamerican congress of therapeutic recreation in pediatric oncology

Ist congresso ibero-americano de recreação terapêutica em oncologia pedriática

I iberoamerican congress of therapeutic recreation in pediatric oncology

*  *  *

Publié le lundi 21 janvier 2013 par Marie Pellen

Résumé

São inúmeros os benefícios das estratégias  associadas à abordagem da Recreação Terapêutica, inovadora em território  nacional. Conceptualmente, a Recreação Terapêutica pressupõe a promoção da  adaptação às mudanças que o paciente enfrenta num contexto de hospitalização;  visa restaurar o bem-estar físico, mental e emocional do doente, com vista à  sua recuperação integral. Partindo da Holística, resulta frequentemente num conjunto  de experiências mais positivas por parte do doente e familiares na gestão da  doença e hospitalização.

Annonce

Apresentação

O I Congresso Ibero-Americano de Recreação  Terapêutica em Oncologia Pediátrica, vai realizar-se na Faculdade de Psicologia  e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), de 22 a 24 de Julho de 2013. Trata-se de uma organização conjunta da FPCEUP (Centro de  Investigação e Intervenção Educativas), do Observatório Ibero-Americano de  Saúde e Cidadania (IOHC), do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC, Universidade do Minho) e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Dadas as características  predominantemente invasivas associados aos protocolos dos tratamentos das  diferentes neoplasias com maior incidência na infância, os efeitos associados  podem ser devastadores e altamente comprometedores do bom funcionamento e  ajustamento psicossocial da criança. As  recomendações da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP,  2010) remetem para a urgência de investimento em abordagens não-farmacológicas para a gestão da dor e angústia  processual enquanto componentes importantes do tratamento.

Neste contexto, são inúmeros os benefícios das estratégias  associadas à abordagem da Recreação Terapêutica, inovadora em território  nacional. Conceptualmente, a Recreação Terapêutica pressupõe a promoção da  adaptação às mudanças que o paciente enfrenta num contexto de hospitalização;  visa restaurar o bem-estar físico, mental e emocional do doente, com vista à  sua recuperação integral. Partindo da Holística, resulta frequentemente num conjunto  de experiências mais positivas por parte do doente e familiares na gestão da  doença e hospitalização.

São objetivos do Congresso:

Permitir a reflexão e o debate  acerca da promoção de momentos terapêuticos e de educação para a saúde através  do lúdico, do riso e do relaxamento orientado, pelo alívio das pressões  inerentes ao tratamento e burden da  doença, e em como estas estratégias podem estruturar um ambiente hospitalar  mais humanizado e alegre.    

Analisar o impacto do aspeto funcional do brincar: para a criança, uma atividade natural e essencial, através da qual ela ingressa na participação social, aprende a relacionar-se com os outros e a situar-se perante o mundo que a rodeia, desenvolvendo aspetos  emocionais, afetivos e cognitivos.    

Favorecer a troca de experiências de ensino e aprendizagem entre os profissionais de diversas especialidades, comprometidos com a melhoria da inovação e da qualidade dos serviços de saúde  em oncologia pediátrica.    

Fomentar o desenvolvimento de redes e comunidades capazes de criar sinergias e estimular uma colaboração  ativa entre o profissional de saúde, a equipa lúdico-terapêutica, a família e a criança (alianças terapêuticas), que visa a construção e reconstrução da realidade por parte desta, sobre a doença e suas consequências, para que ela  possa compreender proativamente e integrar as experiências de forma adequada ao seu estádio de desenvolvimento (faixa etária e nível de compreensão).

Fazer do Congresso um espaço de debate e avanço do conhecimento pedagógico disponível  na área da oncologia pediátrica e Recreação Terapêutica, alargado a todas as  áreas de saber Universitário.

O evento terá três línguas  oficiais: o português, o espanhol e o inglês.

Comissão Organizadora:

  • Professor Doutor José Peixoto Caldas (IOHC | CIIE-FPCEUP)
  • Professora Doutora Cristina Rocha (CIIE-FPCEUP)
  • Professora Doutora Manuela Ferreira (CIIE-FPCEUP)
  • Professora Doutora Dora Salcedo-Barrientos (EACH – USP) Dr.ª Lígia Moreira Almeida (ISPUP | CIIE-FPCEUP)
  • Dr.ª Clédy Eliana dos Santos (FMUP)
  • Doutora Joana Branco Maia (ISPA)
  • Dr.ª Denise Rocha (CIEC - UM)
  • Dr.ª Filomena Maia (IPO)
  • Dr.ª Martha P. Chaves R. (FPCEUP)
  • Dr.ª Sofia Almeida Santos (CIIE-FPCEUP)

Comissão Científica:

  • Professor Doutor Altamiro da Costa Pereira (CIDES|FMUP)
  • Professora Doutora Maria Amélia Duarte Ferreira (FMUP)
  • Professor Doutor José Pedro Espada (AITANA – UMH)
  • Professor Doutor Wenceslao Peñate Castro (ULL)
  • Professora Doutora Leila Cury Tardivo (IP - USP)
  • Professora Doutora Raimunda Magalhães da Silva (UNIFOR)
  • Professora Doutora Hercília Guimarães (FMUP)
  • Professor Doutor João Arriscado Nunes (CES - UC)
  • Professora Doutora Artenira da Silva e Silva Sauaia (UNICEF Brasil)
  • Professora Doutora Graça Carvalho (IEC | UM)
  • Professora Doutora Ana Nunes de Almeida (ICS – UL)
  • Professora Doutora Marina Prista Guerra (LRP | CPUP | FPCEUP)
  • Professor Doutor Manuel João Costa (UEM | ECS – UM) Professora Doutora Raquel Camarinha (CPUP | FPCEUP)
  • Professor Doutor Pedro Hespanha (CES| UC)

Modalidades de Participação

Serão aceites  propostas de trabalho em formato de Comunicação Oral ou Poster (formatados  obrigatoriamente segundo as regras de resumo e de apresentação de texto  disponibilizadas pelo evento). As propostas enviadas devem situar-se de acordo  com a metodologia, e numa das temáticas propostas:

I. Adoecimento na Infância – Da saúde à doença no Mundo Infantil

II. Família e Cuidadores de crianças com neoplasia: Empoderamento e suporte para a qualidade de vida familiar

III. Cancro infantil: Reabilitação psicossocial em Pediatria?

IV. Da Brinquedoteca à Ludoteca – Aprendizagens e comunicação funcional através do Brincar

V. Recreação terapêutica em oncologia pediátrica: Diagnóstico, estratégias clínicas e de gestão emocional centradas na criança

Comunicações

Os proponentes dos resumos selecionados deverão fazer chegar o texto integral das comunicações à Comissão Organizadora até dia 5 de Abril de 2013, 18h00 (hora de Lisboa).

Os resumos dos trabalhos propostos para comunicação devem ser enviados para o email do Observatório Ibero-Americano de Saúde e Cidadania até 5 de Abril de 2013: healthandcitizenship@fpce.up.pt

A confirmação

da aceitação do resumo será encaminhada por e-mail até 30 de Abril, para o endereço que constar na ficha de inscrição. A mesma informação, sobre as propostas de comunicação aceites, também será divulgada na página do Congresso.

Os proponentes dos resumos seleccionados poderão, se assim o desejarem, fazer chegar o

texto integral à Comissão Organizadora até 30 de Maio de 2013, às 18h00 (hora de Lisboa), para efeitos da sua publicação integral no Livro a publicar sob a chancela da Fundação Calouste Gulbenkian.

Cada autor só poderá ser primeiro proponente até um máximo de dois trabalhos e só poderá apresentar até um máximo de dois trabalhos, seja qual for a sua modalidade (comunicação ou poster). A regra é aplicável, igualmente, para segundas autorias.

Pelo menos um dos autores de cada trabalho selecionado seja qual for a sua modalidade (comunicação, poster) deverá estar inscrito formalmente no congresso, para que o respectivo trabalho possa ser apresentado, discutido e publicado.

Os trabalhos a serem apresentados nas "Comunicações" e "Posters" devem identificar claramente o tipo de Metodologia utilizada para a efetivação do trabalho de pesquisa que origina a sua proposta:

A. Metodologia Qualitativa;

B. Metodologia Quantitativa.

Seguidamente, deve associar a sua proposta a um dos seguintes grupos temáticos:

1. Adoecimento na Infância – Da saúde à doença no Mundo Infantil

2. Família e Cuidadores de crianças com neoplasia: Empoderamento e suporte para a qualidade de vida familiar

3. Cancro infantil: Reabilitação psicossocial em Pediatria?

4. Da Brinquedoteca à Ludoteca – Aprendizagens e comunicação funcional através do Brincar

5. Recreação terapêutica em oncologia pediátrica: Diagnóstico, estratégias clínicas e de gestão emocional centradas na criança

Posters

Os participantes que assim o  desejarem poderão submeter à apreciação da Comissão Científica resumos de posters que pretendam  apresentar no Congresso (cf. regras de resumo e de apresentação do texto).

Os proponentes dos resumos selecionados deverão fazer chegar o texto integral das comunicações à Comissão Organizadora até dia 5 de Abril de 2013, 18h00 (hora de Lisboa).

Regras de apresentação de resumos e de textos

a) Formatação do resumo para

Comunicações Livres e Posters:

Resumo até  

500 palavras, incluindo

- título do trabalho

palavras-chave

- problemática

metodologia

relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa

relação com a produção da área

b) Texto completo:

Os textos deverão ser associados aos resumos aprovados com o mesmo título e palavras-chave.

O texto deverá ter, no máximo, 6.000 palavras, incluindo título, autoria e referências bibliográficas, notas de rodapé, quadros ou tabelas. Nos simpósios auto-organizados, o texto poderá ter até um máximo de 30.000 palavras.

O ficheiro contendo o trabalho completo deve ser salvo no formato .doc tendo como nome o título do artigo.

A formatação dos ficheiros deverá seguir as normas da APA:

1. Mancha de texto

a) O texto deve ser processado em espaçamento "1,5 linhas";

b) A fonte utilizada deverá ser Times New Roman, corpo 11;

c) As margens devem estar configuradas de acordo com o seguinte: margem superior – 3 cm; restantes margens – 2,5 cm.

2. Representações gráficas (quadros, gráficos, fotos, desenhos)

a) Não podem ultrapassar a mancha de texto prevista no anterior;

b) Deverão ser identificadas através de legenda devidamente referenciada;

c) Devem ser colocadas no corpo do texto.

3. Referências bibliográficas

As referências bibliográficas devem constar no final do artigo, sendo organizadas segundo as Normas da A.P.A. (por ordem alfabética e devendo seguir as seguintes orientações genéricas):

A. Livro

- Apelido, Inicial do primeiro nome (Ano). Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo. Cidade: Editora.

- Exemplo: Coulon, A. (1993). Ethnométhodologie et éducation. Paris: PUF.

B. Capítulo de livro

- Apelido, Inicial, & Apelido, Inicial (Ano). Título do capítulo. In Inicial Apelido & Inicial Apelido (Orgs.[ou Eds. ou Coords. ou Dirs.]), Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo (paginação do capítulo). Cidade: Editora.

- Exemplo: Rossan, S. (1987). Identity and its development in adulthood. In T. Honess & K. Yardley (Eds.), Self and identity: Perspectives across the lifespan (pp. 304-319). London: Routledge & Kegan Paul.

- Nota: Neste caso usar pp. antes dos números das páginas.

C. Artigo

- Apelido, Inicial A, & Apelido, Inicial B (Ano). Título do artigo. Título da Revista Com Iniciais Maiúsculas, volume(número), paginação do artigo.

- Exemplo: Magalhães, M., & Stoer, S. (2003). Performance, citizenship and the knowledge society: A new mandate for european education policy. Globalisation, Societies and Education, 1(1), 41-66.

D. Tese de Doutoramento ou Mestrado

- Apelido, Inicial A (Ano). Título da tese em itálico. Designação do título académico, Estabelecimento de Ensino, Cidade, País.

- Exemplo: Correia, J. (1997). Interaction entre l'institution et l'innovation dans la titularisation en exercice au Portugal. Tese de Doutoramento, U.E.R. des Sciences Sociales et Psychologiques, Université de Bordeaux II, Bordéus, França.

E. Comunicação não publicada

- Apelido, Inicial (Ano, Mês). Título da comunicação em itálico. Designação do congresso. Instituição, Cidade, País.

- Exemplo: Mesa, L. (1987, Setembro). Las practicas de enseñanza en la formación inicial del profesorado: Sentido curricular y profesional. Comunicação apresentada no Symposium Nacional sobre Práticas Escolares. Universidade de Santiago, Santiago de Compostela, Espanha.

F. Comunicação publicada

- Utiliza-se o formato dos capítulos de livro:

Stoer, S. (1998). Reflexões críticas sobre a Licenciatura em Ciências da Educação da FPCE-UP. In José Alberto Correia et al. (Orgs.), Ciências da Educação: Profissões e espaços sociais. Actas do 1º Congresso das Licenciaturas em Ciências da Educação (pp. 281-292). Porto: FPCEUP.

- No caso de ser uma publicação frequente os procedimentos são os usados em relação a artigos: Canário, R. (2005). O impacte social das ciências da educação. O Estado da Arte em Ciências da Educação: Actas do VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, VI, 13-28.

G. Documento electrónico (periódico)

- Apelido, Inicial A, Apelido, Inicial B, & Apelido, Inicial C (Ano). Título do artigo. Título do periódico em itálico, número em itálico, paginação do artigo. Retirado em mês dia, ano de fonte de [endereço completo da página Web].

- Exemplo: Dale, R. (2004). Globalização e educação: Demonstrando a existência de uma «Cultura Educacional Mundial Comum» ou localizando uma «Agenda Globalmente Estruturada para a Educação»?. Educação & Sociedade, vol.25, nº 87. Retirado em Outubro 14, 2005 de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000200007&lng=en&nrm=iso.

H. Documento electrónico

- Apelido, Inicial (Ano). Título do documento em itálico. Retirado em Mês dia, ano de fonte de [endereço completo da página Web].

- Exemplo: Direcção de Serviços de Avaliação do Sistema Educativo. (Coord.) (s/d). Educação para os Direitos Humanos. Retirado em Junho 7, 2005 de http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/biblioteca/educ-dh/educ-dtos-humanos.doc.

Lieux

  • Observatório Ibero-Americano de Saúde e Cidadania - Universidade do Porto - FPCEUP, Rua Alfredo Allen
    Porto, Portugal (4200-135)

Dates

  • vendredi 05 avril 2013

Contacts

  • Observatório Ibero-Americano de Saúde e Cidadania
    courriel : healthandcitizenship [at] fpce [dot] up [dot] pt

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« I iberoamerican congress of therapeutic recreation in pediatric oncology », Appel à contribution, Calenda, Publié le lundi 21 janvier 2013, http://calenda.org/236250