AccueilPrémios científicos do ISCTE-IUL 2013

*  *  *

Publié le mardi 19 mars 2013 par Marie Pellen

Résumé

Os Prémios Científicos do ISCTE-IUL 2013 visam promover e distinguir a excelência da publicação científica a nível internacional dos professores e investigadores do ISCTE-IUL. São atribuídos prémios aos artigos publicados no ano civil anterior (2012), em revistas situadas nos dois quartis superiores da ordenação por factor de impacto a cinco anos (five-year impact factor) das revistas do domínio científico (subject category) em que a revista do artigo considerado está incluída, de acordo com as tipologias de domínios científicos dos Journal Citation Reports.

Annonce

Apresentação

Os Prémios Científicos do ISCTE-IUL 2013 visam promover e distinguir a excelência da publicação científica a nível internacional dos professores e investigadores do ISCTE-IUL.

Requisitos

Para efeito dos Prémios Científicos do ISCTE-IUL são considerados, exclusivamente, artigos publicados em língua inglesa, em revistas científicas internacionais indexadas na Web of Knowledge da Thomson Reuters (ex-ISI Web of Knowledge), em regime de publicação definitiva numa dessas revistas.

São atribuídos prémios aos artigos publicados no ano civil anterior (2012), em revistas situadas nos dois quartis superiores da ordenação por factor de impacto a cinco anos (five-year impact factor) das revistas do domínio científico (subject category) em que a revista do artigo considerado está incluída, de acordo com as tipologias de domínios científicos dos Journal Citation Reports.

Só serão considerados os artigos em que a filiação institucional ao ISCTE-IUL esteja devidamente referenciada por parte dos autores pertencentes ao Instituto.

Candidaturas

Cada artigo deverá corresponder a uma candidatura electrónica. As candidaturas devem ser submetidas electronicamente, utilizando o formulário disponível em: http://www.iscte-iul.pt/transferencia_de_conhecimento/Premios_Cientificos_do_ISCTE-IUL_2013.aspx

Regulamento

O regulamento estará disponível na Internet em: http://www.iscte-iul.pt/transferencia_de_conhecimento/Premios_Cientificos_do_ISCTE-IUL_2013.aspx

Despacho n.º 7985/2011

ISCTE — INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA

Nos termos do n.º 1 do Artigo 5.º do Regulamento da Comissão de Ética do ISCTE -IUL, Despacho n.º 7095/2011, publicado no Diário da República n.º 90 de 10 de maio de 2011, nomeio para Presidente da Comissão de Ética a Doutora Teresa Corria de Barros e para vogais o Doutor Francisco Esteves e o Dr. João Salis Gomes.
16 de Maio de 2011. — O Reitor, Luís Antero Reto.

Despacho n.º 7986/2011

Regulamento dos Prémios Científicos do ISCTE -IUL No âmbito das competências do Reitor, fixadas nos Estatutos do ISCTE -IUL, designadamente na alínea o) do Artigo 30.º, e com vista a promover e distinguir a excelência da publicação científica de nível internacional dos professores e investigadores do Instituto, determina -se a criação dos prémios científicos regulamentados por este despacho.
Artigo 1.º
Âmbito
Os Prémios Científicos do ISCTE -IUL são atribuídos anualmente a artigos publicados em revistas científicas da autoria de professores e investigadores do ISCTE -IUL, de acordo com os critérios e procedimentos explicitados no articulado seguinte.

Artigo 2.º
Critérios
1 — Para efeito dos Prémios Científicos do ISCTE -IUL são considerados exclusivamente artigos publicados em língua inglesa, em revistas científicas internacionais indexadas na Web of Knowledge da Thomson Reuters (ex -ISI Web of Knowledge), em regime de publicação definitiva numa dessas revistas.
2 — A informação de referência a considerar em cada ano na atribuição destes prémios é a constante dos últimos Journal Citation Reports relativos ao Science Citation Index e ao Social Science Citation Index disponíveis aquando dessa atribuição.
3 — São atribuídos prémios aos artigos publicados no ano civil anterior em revistas situadas nos dois quartis superiores da ordenação por factor de impacto a cinco anos (five -year impact factor) das revistas do domínio científico (subject category) em que a revista do artigo considerado está incluída, de acordo com as tipologias de domínios científicos dos Journal Citation Reports.
4 — Só serão considerados os artigos em que a filiação institucional ao ISCTE -IUL esteja devidamente referenciada por parte dos autores pertencentes ao Instituto.
Artigo 3.º
Candidaturas
1 — As candidaturas de artigos científicos a estes prémios poderão ser apresentadas por professores e investigadores do ISCTE -IUL até 30 de Abril de cada ano.
2 — Só serão consideradas as candidaturas de artigos científicos que se enquadrem nos critérios estabelecidos no Artigo 2.º do presente regulamento.
3 — Cada candidatura deve incluir:
a) Nome do autor que apresenta a candidatura do artigo, com indicação da unidade de investigação e, quando se aplique, do departamento a que pertence;
b) Nome de outros eventuais autores, com as respectivas filiações institucionais,
devendo outros autores do ISCTE -IUL indicar as unidades de
investigação e, quando se aplique, os departamentos a que pertencem;
c) Referência bibliográfica completa do artigo;
d) Cópia do artigo;
e) Dados de referência da revista e índice do número em que o artigo foi publicado;
f) Domínio científico (subject category) em que a revista está classificada nos Journal Citation Reports.
g) Nos casos em que a revista esteja classificada em mais de um desses domínios científicos, a candidatura deverá indicar aquele que o autor que a apresenta pretende ver considerada para efeitos de atribuição de prémio.
4 — As candidaturas são entregues no Gabinete de Apoio à Investigação do ISCTE -IUL, sendo aceites apenas se estiverem instruídas com todos os elementos indicados no ponto 3 deste artigo, sendo nesse caso passado recibo de entrega da candidatura.
Artigo 4.º
Distinção pública
Os artigos premiados e os seus autores são objecto de menção pelo Reitor em cerimónia pública realizada anualmente e no portal electrónico do ISCTE -IUL.
Artigo 5.º
Apoios à actividade científica
1 — Será também colocada à disposição dos autores de artigos premiados, nas unidades de investigação do ISCTE -IUL a que pertençam, uma verba que poderão gerir autonomamente para a realização de actividades científicas, de acordo com as rubricas elegíveis por essas unidades.
2 — A determinação dos valores financeiros destes apoios à actividade científica é realizada nos termos dos pontos seguintes.
3 — O Conselho de Gestão define anualmente, sob proposta do Reitor, um montante monetário global disponibilizado para estes prémios científicos e a sua cabimentação no orçamento anual do ISCTE -IUL.
4 — Esse montante anual é fraccionado em duas tranches, cabendo à primeira tranche dois terços do montante e à segunda tranche um terço do montante.
5 — O montante da primeira tranche é disponibilizado para artigos publicados em revistas situadas no quartil superior das ordenações por domínios científicos referidas no n.º 3 do Artigo 2.º
6 — O montante da segunda tranche é disponibilizado para artigos publicados em revistas situadas no quartil seguinte.

7 — Independentemente dos montantes globais definidos anualmente e do número de artigos premiados no ano, o valor máximo atribuído a cada artigo situado no quartil superior é de cinco mil euros e no quartil seguinte é de dois mil euros.
8 — No caso de, após aplicação dos pontos anteriores, haver verba sobrante na primeira tranche, o valor remanescente passará para a segunda tranche.
9 — Cada um dos montantes referidos nos números 3 e 4 é dividido igualmente pelos artigos considerados para atribuição de prémio no mesmo quartil.
10 — Se o artigo premiado tiver mais de um autor do ISCTE -IUL, o valor atribuído ao artigo é dividido em partes iguais, em número correspondente ao desses autores, e posto à disposição deles nas condições referidas no n.º 1 do Artigo 5.º, independentemente da existência de co -autores externos ao Instituto.
11 — Não são abrangidos por estes apoios os co -autores externos ao ISCTE -IUL.
12 — Em caso de autores do ISCTE -IUL de artigos premiados que estejam inseridos em unidades de investigação externas ao Instituto, estes apoios são colocados à disposição deles nos serviços centrais do ISCTE -IUL, sob supervisão do Gabinete de Apoio à Investigação, em condições análogas às referidas no n.º 1 do Artigo 5.º
13 — O montante atribuído anualmente pelo Conselho de Gestão a estes prémios científicos é obrigatoriamente proveniente de receitas de actividades próprias de transferência de conhecimento ou de patrocínios.
Artigo 6.º
Júri, avaliação e resultados
1 — A atribuição dos Prémios Científicos do ISCTE -IUL é objecto de avaliação por um júri nomeado anualmente pelo Reitor, constituído por três professores ou investigadores doutorados do Instituto e presidido por um vice -reitor ou pró -reitor.
2 — O Gabinete de Apoio à Investigação verifica a conformidade das candidaturas com o presente regulamento e, com base na informação constante dos Journal Citation Reports, elabora listagens preliminares dos artigos candidatos ao prémio, ordenando -os segundo os critérios referidos no Artigo 2.º e calculando os valores dos apoios a disponibilizar de acordo com os critérios referidos no Artigo 5.º
3 — O júri supervisiona o processo referido no ponto anterior e, com base nele, procede à avaliação das candidaturas, apresentando ao Reitor uma proposta de resultados.
4 — O Reitor toma a decisão final com base na proposta do júri e divulga os resultados até 30 dias após o termo do período de apresentação das candidaturas.
Artigo 7.º
Independência de outros prémios ou incentivos
Estes prémios são independentes de outros prémios ou incentivos que as escolas, os departamentos, as unidades de investigação ou as entidades participadas do ISCTE -IUL entendam instituir, não sendo a sua componente financeira acumulável, para o mesmo artigo, com as desses outros prémios ou incentivos.
Artigo 8.º
Revisão
Este regulamento pode ser revisto a todo o tempo pelo Reitor do ISCTE -IUL.
Artigo 9.º
Dúvidas ou omissões
As dúvidas e omissões às presentes normas são resolvidas por despacho do Reitor, sem prejuízo das disposições legais em vigor.
Artigo 10.º
Disposições transitórias
No primeiro ano de atribuição destes prémios, a data final de entrega de candidaturas é excepcionalmente 15 de Junho.
Artigo 11.º
Entrada em vigor
O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua aprovação pelo Reitor.
19 de Maio de 2011. — O Reitor, Luís Antero Reto

Lieux

  • ISCTE-IUL, Av. das Forças Armadas
    Lisbonne, Portugal (1649-026)

Dates

  • mardi 30 avril 2013

Contacts

  • ISCTE-IUL
    courriel : geral [at] iscte [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Prémios científicos do ISCTE-IUL 2013 », Bourse, prix et emploi, Calenda, Publié le mardi 19 mars 2013, http://calenda.org/243027