AccueilInterdisciplinary Consultation with the Scientific Community

A Europa e os Países em desenvolvimento para a realização de ensaios clínicos

Interdisciplinary Consultation with the Scientific Community

A participação portuguesa na ‘EDCTP2’

The Portuguese Participation in ‘EDCTP2’

*  *  *

Publié le jeudi 04 avril 2013 par Marie Pellen

Résumé

Esta consulta tem por objetivo reunir contribuições junto da comunidade científica portuguesa tendo em vista a partilha do estado da arte da investigação conduzida em Portugal e de agendas futuras de investigação que consolidem linhas estratégicas para a intervenção portuguesa no âmbito da EDCTP2. O espírito desta consulta é assumidamente interdisciplinar, procurando reunir especialistas – nomeadamente mas não exclusivamente – nas áreas da Saúde, Estudos do Desenvolvimento, Estudos Africanos, Sociologia, Ciência Política e Relações Internacionais.

Annonce

Enquadramento

A Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos (EDCTP) foi criada em 2003 como uma resposta europeia à crise de saúde mundial causada pelas três principais doenças relacionadas com a pobreza: o VIH/SIDA, a tuberculose e a malária. Estas doenças são responsáveis por mais de 6 milhões de mortes por ano, e os números estão em progressão. A África Subsaariana é a região do mundo mais gravemente afetada por estas doenças, que não só destroem vidas como também impedem o desenvolvimento e dão origem à pobreza. A EDCTP tem por objetivo acelerar o desenvolvimento de fármacos, vacinas, microbicidas e diagnósticos novos ou melhorados para o VIH/SIDA, a tuberculose e a malária, com particular incidência em ensaios clínicos da fase II e III na África Subsaariana. Apoia projetos multicêntricos que combinam ensaios clínicos, reforço de capacidades e trabalho em rede. A integração destas três componentes tem por objetivo assegurar que a capacidade desenvolvida é cabalmente utilizada para realizar ensaios clínicos de sucesso de uma forma sustentável.
O programa atualmente em curso termina em Maio de 2015. Encontra-se em preparação a renovação desta parceria - EDCTP2, a iniciar-se em 2014 até 2020 no âmbito do Horizonte 2020, o Programa Quadro para Investigação e Inovação. A partir de 2014, a EDCTP ambiciona estender o seu enfoque de ensaios clínicos para as fases de I a IV; incluir as doenças infeciosas negligenciadas; colaborar mais proximamente com a indústria; e desenvolver investigação com outros países em vias de desenvolvimento, para além da África Subsaariana.

Objetivo da Consulta

Esta consulta tem por objetivo reunir contribuições junto da comunidade científica portuguesa tendo em vista a partilha do estado da arte da investigação conduzida em Portugal e de agendas futuras de investigação que consolidem linhas estratégicas para a intervenção portuguesa no âmbito da EDCTP2.
O espírito desta consulta é assumidamente interdisciplinar, procurando reunir especialistas – nomeadamente mas não exclusivamente – nas áreas da Saúde, Estudos do Desenvolvimento, Estudos Africanos, Sociologia, Ciência Política e Relações Internacionais.

Informação Prática

O tamanho máximo do resumo da apresentação é de 1200 carateres (com espaços), incluindo título da apresentação, nome, organização e contactos (e-mail e telefone) do/a
apresentador/a.

O tempo máximo para cada apresentação é de 15 minutos em painéis de 3 ou 4
apresentadores. A seguir às apresentações segue-se um período de debate.
A inscrição é gratuita.
O prazo de apresentação de propostas é 30 de Abril de 2013.
A comunicação de aceitação ou recusa de propostas será efetuada a 7 de Maio de 2013.

Contactos para Inscrição e Prestação de Esclarecimentos:

Ricardo Pereira (Tel. 21 391 15 96)
Ana Quartin (Tel. 21 391 15 42)
edctp@fct.pt


 

Lieux

  • DRI – Departamento das Relações Internacionais - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Av. D . Carlos I, 126 - 7º
    Lisbonne, Portugal (1249-074)

Dates

  • mardi 30 avril 2013

Contacts

  • Ricardo Pereira
    courriel : edctp [at] fct [dot] pt

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Interdisciplinary Consultation with the Scientific Community », Appel à contribution, Calenda, Publié le jeudi 04 avril 2013, http://calenda.org/244859