AccueilAmbiente, sociedade e governança

*  *  *

Publié le mardi 09 avril 2013 par Marie Pellen

Résumé

A I Jornada Internacional de Ciências Sociais e II Reunião da Rede Brasil Estados Unidos “Ambiente, Sociedade e Governança”, tendo como tema geral: “Ambiente, Sociedade e Governança”, ocorrerão na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil, entre os dias 25 e 29 de junho de 2013. O evento consolida os esforços do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão no sentido da ampliação e internacionalização de agendas de pesquisas relacionadas às concepções e usos do ambiente, tendo em vista a diversidade de questões que perpassam esses estudos (relações de poder, sistemas de conhecimento e de construção da natureza, articulação de diferentes escalas territoriais, estudo de conflitos socioambientais, ambientalização de movimentos sociais...).

Annonce

Apresentação

A I Jornada Internacional de Ciências Sociais e II Reunião da Rede Brasil Estados Unidos “Ambiente, Sociedade e Governança” ocorrerão na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil, entre os dias 25 e 29 de junho de 2013.

Tendo o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e o Departamento de Sociologia e Antropologia como promotores, a I JICS/II Workshop Brazil-U.S.Network são organizados pelo Grupo de Estudos Rurais, GERUR , tendo como tema geral: “Ambiente, Sociedade e Governança”.

O evento, que junta as duas reuniões, consolida os esforços do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão no sentido da ampliação e internacionalização de agendas de pesquisas relacionadas às concepções e usos do ambiente, tendo em vista a diversidade de questões que perpassam esses estudos (relações de poder, sistemas de conhecimento e de construção da natureza, articulação de diferentes escalas territoriais, estudo de conflitos socioambientais, ambientalização de movimentos sociais, dentre outras). Busca-se, assim, reunir pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa brasileiras e estrangeiras para discutir agendas de pesquisa associadas à governança ambiental nos seus mais variados aspectos.

Uma das questões que tem sido levantadas em pesquisas de docentes das universidades que promovem/participam do evento é que muitos grupos sociais, apesar de manejarem ricos ecossistemas, não apenas sofrem as conseqüências da falta de ações de desenvolvimento econômico e político que levem em consideração o seu modo de vida, como enfrentam a destruição/degradação dos recursos básicos que manejam por outros agentes sociais movidos por lógicas outras de relação com o ambiente.

Esses grupos, recobertos por variadas referências identitárias (indígenas, quilombolas, pescadores, ribeirinhos, quebradeiras de coco, populações tradicionais e outras), assim como segmentos vulneráveis de populações urbanas, enfrentam interesses de empresas nacionais e internacionais cujas ações se contrapõem ao desenvolvimento sustentável e à conservação ambiental, enquanto o Estado, em inúmeras situações, parece ter perdido a capacidade de monitoramento e controle sobre a movimentação desses variados agentes econômicos.

O empenho na viabilização de espaços de reflexão e debate sobre a temática também se deve à percepção dos desafios associados às significativas transformações sociais observadas tanto no Brasil como no mundo, gerando provocações igualmente significativas ao esforço intelectual de compreensão sociológica dessas realidades e das possibilidades abertas ao campo das Ciências Sociais. São desafios que apontam para a necessidade de aprofundamento de pesquisas empíricas, de diálogo com pesquisadores de outros países, de modo a comparar realidades distintas e a refinar esquemas interpretativos que possam dar conta de toda a complexidade que envolve tais transformações sociais, econômicas e ambientais.

Sendo assim, o principal objetivo da I Jornada Internacional de Ciências Sociais e da II Reunião da Rede Brasil Estados Unidos é propiciar espaço de aprofundamento dessas reflexões a especialistas nacionais e internacionais junto a um público amplo e qualificado.

I Jornada Internacional de Ciências Sociais terá como público principal: a) pesquisadores, professores, alunos vinculados a cursos de graduação, estudantes de programas de pós-graduação da UFMA, do IFMA, da UEMA, de campi da UFMA no continente, assim como de outras instituições brasileiras e estrangeiros de ensino superior ; b) profissionais atuantes em institutos de pesquisa, órgãos públicos ou empresas privadas; c) integrantes de órgãos de classe, movimentos sociais e organizações não-governamentais.

Rede Brazil U.S. em ambiente, sociedade e governança, por sua vez, reunirá professores e pesquisadores de várias áreas disciplinares e de distintas universidades brasileiras e dos Estados Unidos, dando continuidade às discussões iniciadas em Boulder, na Universidade do Colorado, em 2012.
 
Coordenação Geral
  • Prof. Dr. Benedito Souza Filho – PPGCSoc/UFMA
  • Profa. Dra. Maristela de Paula Andrade – PPGCSoc/UFMA

Propostas

  1. O sistema de inscrição é feito por meio eletrônico, tanto para o envio de dados quanto de comprovante de pagamento.
  2. Solicitamos atenção no preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição para evitar posteriores problemas quanto à emissão de certificados e conteúdo programático. O preenchimento correto do campo e-mail também é de fundamental importância para o estabelecimento do fluxo de informações. Após o cadastro, aparecerá a frase “ Inscrição efetuada com sucesso”.
  3. O pagamento da inscrição deverá ser realizado conforme tabela abaixo, onde estão estipulados modalidades, prazos e valores. O pagamento deverá ser feito via depósito no Banco do Brasil Agência 1639-x, CC 36.815-6, em nome de Maristela de Paula Andrade
  4. O comprovante de pagamento deve ser enviado para o e-mail comprovante.jics@gmail.com
  5. Não haverá devolução do valor referente às inscrições. No caso de propostas (Grupo de Trabalho ou Sessão de Posters) não aceitas, os proponentes poderão usar sua inscrição na modalidade ouvinte, caso tenham feito o pagamento antes da divulgação do resultado da avaliação das propostas submetidas. Neste caso, receberão certificado como participante ouvinte.
  6. Cada inscrito poderá submeter apenas uma proposta nas modalidades Grupos de Trabalho ou Poster, não sendo permitido alterar as informações do trabalho após a submissão. Devido a isso leia atentamente as MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO antes de propor o seu trabalho ou poster.
  7. A apresentação de trabalhos fica condicionada ao pagamento da inscrição na modalidade escolhida.
  8. Em caso de dúvida contate-nos pelo e-mail jics.ufma@gmail.com
  9. Para se inscrever, o interessado deve indicar uma das MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO abaixo: 

GRUPOS DE TRABALHO

Os Grupos de Trabalho reunirão textos a ser apresentados na forma de comunicação oral. Os textos submetidos pelos interessados deverão ter obrigatoriamente afinidade com o tema geral do evento e ser apresentados COMPLETOS, já no ato da inscrição. Deverão conter no mínimo 8 e no máximo 15 laudas e serão avaliados pela comissão científica do evento. Os trabalhos aprovados para apresentação serão agrupados por afinidade temática e distribuídos em Grupos de Trabalho, a serem coordenados por docentes/pesquisadores de universidades envolvidas na Jornada. Cada autor poderá submeter apenas uma proposta.

As propostas para GT poderão ser apresentadas apenas por pesquisadores com titulação mínima de mestre. Para esta modalidade só serão avaliados os trabalhos completos, de acordo com as normas a seguir apresentadas.

Normas para submissão  de propostas (Grupo de Trabalho):

Formato A4, Fonte Times New Roman 12, Espaçamento 1,5 Margens (Superior/Inferior = 2,5cm, Direita/Esquerda = 3,0cm). O texto deve ser apresentado em PDF.

Titulo em negrito/normal (fonte 14), alinhado à esquerda;

Abaixo do título, nome do autor(es), fonte 12 normal e alinhado à direita, com chamada de rodapé com indicação da categoria profissional, titulação, vínculo institucional e email para contato.

Abaixo do nome um resumo com no máximo 150 palavras, fonte Times New Roman 10, espaço simples, com texto totalmente justificado e com recuo de três centímetros da margem direita.
 
POSTERS
 
As sessões de Posters reunirão trabalhos de graduados e pós graduados, além de estudantes de graduação e de pós-graduação, que tenham afinidade com a temática geral do evento. Serão apresentados na forma de comunicação oral mediante suporte físico de banner contendo: nome do evento, título do trabalho, autor(es), introdução, objetivos, metodologia, resultados e bibliografia com até três títulos.

As propostas de estudantes de graduação e de pós graduação devem ser orientadas por professores/pesquisadores de instituições universitárias e/ou de pesquisa. Cada trabalho poderá ter até 3 autores regularmente inscritos. Cada autor poderá submeter apenas um trabalho. Os proponentes deverão enviar um resumo da proposta contendo no máximo 180 palavras, com fonte 12, Times New Roman, espaço simples, com texto totalmente justificado, indicando autor, título do trabalho e nome do orientador(a) e, se for o caso, vinculação institucional do autor e do orientador.

O(s) autor(es) das propostas aprovadas deverão confeccionar um Banner para exposição do conteúdo dos trabalhos.

A confecção do banner deve seguir a seguinte formatação:

Tamanho: Altura 110 cm X Largura 90 cm

Fonte: Arial, tamanho 28.

Tópicos: Marca e Nome do Evento, Título do trabalho, Autor(es)/Orientador, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Bibliografia.

Na parte superior do Banner, deve ser reservado um espaço de 20 cm para colocação da marca e nome do Evento. Abaixo desse espaço devem vir os outros tópicos. A Introdução, Objetivos, Metodologia e Resultados deverão ser grafados em caixa alta e negrito

Comissão Organizadora

  • Profa. Dra. Eliana Tavares dos Reis - Departamento de Sociologia e Antropologia - Universidade Federal do Maranhão
  • Prof. Dr. Igor Gastall Grill - Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais - Universidade Federal do Maranhão
  • Prof. Dr. José Benevides Queiroz – Departamento de Sociologia e Antropologia – Universidade Federal do Maranhão
  • Prof. Dr. Juarez Lopes de Carvalho Filho – Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão
  • Profa. Dra. Madian de Jesus Frazão Pereira – Programa de Educação Tutorial - PET - Universidade Federal do Maranhão
  • Profa. Dra. Maristela de Paula Andrade - Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais - Universidade Federal do Maranhão (presidente da comissão organizadora)
  • Profa. Dra. Rejane Valvano Corrêa - Departamento de Sociologia e Antropologia - Universidade Federal do Maranhão

Comissão Científica

  • Prof. Dr. Carlos Roberto Bueno – Coordenação de Extensão, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
  • Profa. Dra. Colleen Mary Scanlan Llyons, Center for the Study of Conflict, Collaboration & Creative Governance – University of Colorado at Boulder. 
  • Prof. Dr. Horacio Antunes de Sant’ana Júnior, Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais - PGCSoc/Universidade Federal do Maranhão.
  • Prof. Dr. Igor Gastal Grill, Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais/ - PGCSoc/ Universidade Federal do Maranhão
  • Prof. Dr. John Christopher Brown, Department of Geography, University of  Kansas.
  • Prof. Dr. Marcelo Domingos Sampaio Carneiro, Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais - Universidade Federal do Maranhão
  • Profa. Dra. Maria José da Silva Aquino Teisserenc - Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do ParáProf. Dr. Pedro Roberto Jacobi, Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais – Universidade de São Paulo
  • Prof. Dr. Pierre Teisserenc, Centre de Recherche sur L'Action Locale, Université Paris 13 Nord
  • Prof. Dr. Rui Sergio Murrieta, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo
  • Prof. Dr. Salvador Dal Pozzo Trevisan, Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia.
  • Profa. Dra. Tânia Martuscelli, Department of Spanhish and Portuguese University of  Colorado at Boulder

Catégories

Lieux

  • Universidade Federal do Maranhão
    São Luís, Brésil (65085-580)

Dates

  • mardi 30 avril 2013

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Ambiente, sociedade e governança », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 09 avril 2013, http://calenda.org/245252