AccueilTravessias do Atlântico: materialidade, movimentos contemporâneos e políticas de pertença

*  *  *

Publié le lundi 15 avril 2013 par Marie Pellen

Résumé

Encontra-se aberto entre 15 e 27 de Abril concurso para a atribuição de uma bolsa para mestres no âmbito do projeto “Travessias do Atlântico: materialidade, movimentos contemporâneos e políticas de pertença” (PTDC/CS-ANT/119803/2010), financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Annonce

Apresentação

Encontra-se aberto entre 15 e 27 de Abril concurso para a atribuição de uma bolsa para mestres no âmbito do projeto “Travessias do Atlântico: materialidade, movimentos contemporâneos e políticas de pertença” (PTDC/CS-ANT/119803/2010),financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), nas condições aqui descritas.

Área científica:

Antropologia

Requisitos de admissão:

Mestrado em ciências sociais e humanas

Condições preferenciais de admissão:

a) experiência de trabalho em contextos de emigração portuguesa no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) e de imigração brasileira em Portugal (Lisboa e Porto);

b) experiência de trabalho na área da cultura material e consumos domésticos de populações migrantes;

c) Excelentes conhecimentos de português;

d) bons conhecimentos de inglês.

Plano de trabalhos:

O(a) bolseiro(a) deverá colaborar:

a) na realização do levantamento extensivo das migrações contemporâneas de brasileiros e portugueses entre Portugal e o Brasil (a realizar no Brasil);

b) na realização de levantamento etnográfico junto de um conjunto restrito de famílias portuguesas e brasileiras, na origem e no destino (Lisboa, Porto, São Paulo e Rio de Janeiro).

c) Na elaboração do relatório final do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Decreto-Lei 202/2012 de 27 de Agosto; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 da FCT. Para mais informações consultar: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/normasbolsasemprojectosunidades

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no âmbito do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) – pólo FCSH (UNL), sob a orientação científica da Professora Doutora Marta Vilar Rosales e envolvendo a realização de trabalho de campo em São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil.

Duração da bolsa:

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Maio de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses adicionais.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a 980 euros mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Seleção dos candidatos:

A seleção dos candidatos basear-se-á em avaliação curricular, eventualmente complementada com entrevista; em caso de realização de entrevista, esta pondera 10% no resultado final.

Composição do júri de seleção:

Prof. Doutora Marta Vilar Rosales (presidente do júri); Prof. Doutora Emília Margarida Marques e Prof. Doutora Susana Trovão (vogais).

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada de acordo com a classificação final obtida que será afixada em local visível e público do CRIA (pólo FCSH – UNL), sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae, cópia do BI ou documento equivalente e certificado de habilitações.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail, para: m.rosales@fcsh.unl.pt, até às 17 horas do dia 27 de Abril de 2013.

Catégories

Lieux

  • FCSH-UNL - Av. de Berna, 45 A
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • samedi 27 avril 2013

Contacts

  • Marta Rosales
    courriel : m [dot] rosales [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Travessias do Atlântico: materialidade, movimentos contemporâneos e políticas de pertença », Bourse, prix et emploi, Calenda, Publié le lundi 15 avril 2013, http://calenda.org/245538