Accueil40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais

Accueil40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais

*  *  *

Publié le lundi 24 juin 2013

Résumé

No ano em que se comemoram os 40 anos após a Revolução dos Cravos portuguesa (25 de abril de 1974), que iniciou a chamada “terceira onda de democratização” em todo o mundo e a transição para a democracia em Portugal (depois de 48 anos de ditadura), a Conferência Internacional “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais” tem dois objetivos principais.

Annonce

 

A Conferência Internacional “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais” é uma organização conjunta de três Instituições de ensino e investigação portuguesas: DCP&PP (Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas) e do CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia), ambos pertencentes ao ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa ); do IHC-UNL (Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa); e do CES-UC (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra). Sendo a organização científica de Fernando Rosas (IHC-UNL), André Freire e José Manuel Leite Viegas (DCP&PP e CIES-IUL, ISCTE-IUL) e José Manuel Pureza (CES-UC).

No ano em que se comemoram os 40 anos após a Revolução dos Cravos portuguesa (25 de abril de 1974), que iniciou a chamada “terceira onda de democratização” em todo o mundo e a transição para a democracia em Portugal (depois de 48 anos de ditadura), a Conferência Internacional “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais” tem dois objetivos principais.

Por um lado, pretende ser uma espécie de memória académica da transição para a democracia dos últimos 40 anos. Por outro lado, recorrendo ao contributo das várias Ciências Sociais e Políticas e das Ciências Humanas (História, Ciência Política, Relações Internacionais, Economia, Sociologia, Filosofia) e combinando abordagens comparativas e históricas, esta conferência pretende refletir sobre os vários indicadores da crise das democracias liberais e representativas europeias (governos tecnocráticos com um mandato popular pouco claro, governos partidários governando sem um mandato político das suas ações, consecutivas e profundas violações dos compromissos eleitorais por governos/partidos políticos eleitos, uma enorme compressão dos direito sociais contra a vontade do povo, etc.), pelo menos após 2008, data da maior crise financeira e económica desde a Grande Depressão (1929).

A Conferência terá lugar no ISCTE-IUL (Lisboa – Portugal), de 8 a 10 de maio de 2014, e terá uma sessão de abertura (com duas conferências de abertura proferidas por dois convidados) e cinco painéis académicos/temáticos, além de um painel final com os representantes dos partidos políticos representados no Parlamento português. Nos cinco painéis científicos/temáticos, metade dos trabalhos serão apresentados por convidados escolhidos pelos organizadores científicos deste Encontro e a outra metade pelos investigadores que responderem a este call for papers, depois de selecionados pelos mesmos organizadores científicos (ver abaixo o programa provisório).

Assim, convidamos todos os interessados em apresentar um trabalho na Conferência Internacional “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais”, a enviar um resumo desenvolvidodo mesmo (500-600 palavras no máximo), em que tanto o ponto de vista científico como os dados e metodologia utilizada sejam perfeitamente claros e especificados.

As propostas de comunicação devem ainda incluir a identificação do(s) autor(es), um curto CV (cerca de 5 linhas) e um link para o CV completo de todos os autores de cada uma das proposta. A proposta de trabalho deve igualmente especificar qual o painel que pretende integrar (apenas uma única opção).

Privilegiar-se-á a apresentação de trabalhos comparativos e longitudinais (isto é, que comparem as realidades dos diferentes países, mas também os diversos períodos de tempo, ou seja, o antes e o depois de 2008). 

Data limite de envio de propostas: 31 de Outubro de 2013
Os autores serão notificados sobre a selecção de propostas até dia 30 de Novembro de 2013

A organização tem a intenção de publicar a versão revista dos trabalhos que, selecionados pela sua qualidade, venham a ser apresentados na conferencia. Todas as propostas devem ser enviadas simultaneamente para o CIES-IUL ( andre.freire@iscte.pt e jmlv@iscte.pt), IHC-UNL (fernandorosas.ihc@fcsh.unl.pt) e CES-UC ( jmp@ces.uc.pt).


Organização:

CIES-IUL, IHC-FCSH/UNL e CES-UC

Local:

Lisboa, ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa)

Datas:

8-10 de maio de 2014

Data limite para submissão de propostas: 31 de Outubro de 2013 

Lieux

  • Lisbonne, Portugal

Dates

  • mercredi 30 octobre 2013

Contacts

  • Andre Freire
    courriel : andre [dot] freire [at] iscte [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marie Pellen
    courriel : marie [dot] pellen [at] openedition [dot] org

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« 40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais », Appel à contribution, Calenda, Publié le lundi 24 juin 2013, https://doi.org/10.58079/nw8

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search