AccueilKnowledge for Open and Inclusive Societies

Knowledge for Open and Inclusive Societies

Conhecimento para sociedades abertas e inclusivas

Programa inter-universitário de doutoramento em sociologia

Inter-university Programme en Sociology

*  *  *

Publié le mercredi 25 juin 2014 par Marie Pellen

Résumé

The vision of the PhD programme is framed in its title: “Sociology: knowledge for open and inclusive societies” (OpenSoc). We depart from a main strategic assumption: the relevance of the knowledge produced by social sciences (particularly sociology) for understanding and intervening in contemporary reflexive societies. Understanding implies the critique of common sense and taken for granted “prenotions”, as well as the construction of adequate theory and concepts that foster a coherent framework to interpret reality, which is then methodologically put to proof and validated in empirical settings. Fundamental knowledge is to be nurtured by itself; but it also enhances the capacity of translating theory into informed and targetted social action and intervention. Societies need sociology. And sociology feeds society.

Annonce

 

A visão que inspira este programa de doutoramento está inscrita no título: “Sociologia, conhecimento para sociedades abertas e inclusivas”.

Partimos de um pressuposto estratégico: a relevância do conhecimento produzido pelas ciências sociais (a sociologia, em particular) para compreender as sociedades reflexivas contemporâneas e nelas intervir. Compreender implica a crítica do senso comum e das pré-noções espontâneas, assim como a construção de teorias e conceitos que fornecem um quadro coerente para interpretar a realidade, o qual é depois posto à prova e validado no confronto com a empiria. O conhecimento fundamental deve ser encorajado em si mesmo; mas permite fortalecer a capacidade de traduzir a teoria em acção e intervenção sociais, informadas e focadas. As sociedades precisam de sociologia. E a sociologia alimenta a sociedade.

O consórcio envolve instituições públicas de ensino superior prestigiadas em Portugal: a Universidade de Lisboa (ULisboa, segunda mais importante em produção científica no ranking das universidades latino-americanas), a Universidade Nova de Lisboa (UNL, uma das universidades de topo entre as criadas há menos de 50 anos, segundo o QS ranking Top 50 Under 50), a Universidade de Évora (UE) e a Universidade do Algarve (UAlg). Todas elas partilham um conjunto de valores educativos, científicos e culturais. Inclui-se na sua missão a construção de instituições research-oriented, comprometidas com a liberdade intelectual, ensino e aprendizagem de grande qualidade, inovação e transferência de tecnologia capazes de mudar a sociedade e a ciência. Partindo de Portugal, afirmam-se na sua identidade europeia e aberta ao mundo.

Direcção do Programa

Públicos Alvo

O programa está aberto a jovens estudantes que recentemente concluíram os seus cursos de 2ºciclo ou mestrado integrado; mas também a estudantes mais velhos, já activos no mercado de trabalho e que pretendem voltar à Universidade, não só para actualizar os seus conhecimentos, como para adquirir novas competências profissionais.

O Programa funciona em regime pós-laboral.

 

Critérios de Selecção e Admissão

Candidaturas:
- De 5 de Maio 2014 a 15 de Julho 2014 – 1ª fase
- Até 15 de Setembro 2014 – 2ª fase

Candidatura online aqui

Numerus clausus: 30

Admitidos como candidatos ao acesso:

  • Titulares de grau de mestre ou equivalente legal em Sociologia, Ciências Sociais ou Humanidades, com classificação superior a 14/20 valores;
  • Excepcionalmente, titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante em outros domínios científicos, reconhecido pela Comissão do Programa atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos;
  • Excepcionalmente, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, cujo elevado mérito seja reconhecido pela Comissão do Programa e ateste capacidade para a realização do ciclo de estudos.

Os candidatos são seriados de acordo com a pontuação obtida no processo de selecção, baseada no mérito individual.

Consideram-se os seguintes critérios:

  • Classificações/notas académicas;
  • Currículo vitae académico, científico e profissional;
  • Avaliação de uma proposta de projecto de investigação (seguindo o modelo FCT*, escrito em português, inglês, francês ou castelhano), assim como de uma carta de intenções, detalhando por que razões desejam seguir o programa de estudos.
  • Uma entrevista

TítuloRamo de conhecimento/EspecialidadeSumário (150 palavras);  Estado da Arte (500 palavras); Objectivos (300 palavras); Descrição detalhada, incluindo metodologia (1000 palavras); Referências Bibliográficas (20 obras)

Integram, pois, o actual consórcio: o ICS-ULisboa (coord.), a FCSH-UNL, o ISCSP-ULisboa, o ISEG-ULisboa, a UE e a FE-UAlg.

Consulte o nosso site e venha trabalhar connosco!

http://www.sociologia-opendoc.ulisboa.pt/

Lieux

  • ICS - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa / Institute of Social Sciences - University of Lisbon - Av. Prof. Aníbal de Bettencourt, nº 9
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • lundi 15 septembre 2014

Fichiers attachés

Mots-clés

  • sociologia, doutoramento, sociology, phd, doctoral, university, inter-university, universidade, inter-universitário

Contacts

  • Susana Mela
    courriel : secretario [dot] piudh [at] ics [dot] ulisboa [dot] pt

Source de l'information

  • Susana Mela
    courriel : secretario [dot] piudh [at] ics [dot] ulisboa [dot] pt

Pour citer cette annonce

« Knowledge for Open and Inclusive Societies », Informations diverses, Calenda, Publié le mercredi 25 juin 2014, http://calenda.org/293103