AccueilMuseus, discurso e poder

AccueilMuseus, discurso e poder

*  *  *

Publié le mercredi 17 décembre 2014

Résumé

Ao longo da sua história, o museu, ao selecionar, acolher, classificar, catalogar e expor objetos, estabeleceu discursos acerca do significado cultural das suas coleções que foram e são determinantes para a formação das memórias coletivas e para os modos como as sociedades lidam com o passado no presente. Esses discursos contribuíram e contribuem ativamente para a formação de valores sociais, morais, políticos e ideológicos. Ao fazê-lo, os museus tanto foram e são instituições de poder como instrumentos do poder. Com o tema Museus, discurso e poder pretende-se reunir e publicar um conjunto de artigos acerca da relação dos museus com o poder e da relevância dessa relação no passado e para as sociedades contemporâneas.

Annonce

Argumento

Ao longo da sua História, o museu, ao selecionar, acolher, classificar, catalogar e expor objetos, estabeleceu discursos acerca do significado cultural das suas coleções que foram e são determinantes para a formação das memórias coletivas e para os modos como as sociedades lidam com o passado no presente. Esses discursos contribuíram e contribuem ativamente para a formação de valores sociais, morais, políticos e ideológicos. Ao fazê-lo, os museus tanto foram e são instituições de poder como instrumentos do poder. Com o tema Museus, Discurso e Poder pretende-se reunir e publicar um conjunto de artigos acerca da relação dos museus com o poder e da relevância dessa relação no passado e para as sociedades contemporâneas.

Temas a desenvolver

Dar-se-á prioridade aos artigos que abordem o tema da perspetiva dos seguintes tópicos:

  •  Museus e Globalização;
  •  Museus e Pós-Colonialismo;
  •  Museus e Identidades Nacionais;
  •  Museus e Políticas Culturais e do Património;
  •  Museus e Propaganda;
  •  Museus e Educação;
  •  Museus e as suas Comunidades;
  •  Museus da Perspectiva dos seus Utentes (inclui visitas de estudo, comunidade, críticos, etc.);
  •  Museus, Arte e Historiografia;
  •  Museus, Arte e Género;
  •  Museus e Mecenato;
  •  Museus e Comunicação;
  •  Museus e Tecnologia. 

Submissão de propostas

Encontra-se aberto o call for papers para o 6.º número da revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares, a ser publicado no outono de 2015.

Além de uma secção aberta a artigos de diversas temáticas (Varia), recensões críticas de livros e Notações (pequenos artigos, projetos) este número irá incluir um dossier subordinado ao tema: “Museus, Discurso e Poder”, coordenado por Paulo Simões Rodrigues (Universidade de Évora) e Laurajane Smith (Australian National University).

Os artigos para o dossier temático serão selecionados pelos editores convidados e os restantes artigos pelos editores da MIDAS. Todos os artigos seguem o processo de arbitragem por pares e sob duplo anonimato.

Os textos devem ser enviados para revistamidas@gmail.com

até 31 de março de 2015 

Os artigos não devem ultrapassar as 6 000 palavras (sem bibliografia incluída), ou cerca de 40 000 caracteres (incluindo espaços). Deve ser seguida a estrutura clássica de um artigo académico. Os artigos incluem resumo e abstract, palavras-chave e biografia do(s) autor(es).

Mais informações sobre as normas de publicação: http://midas.revues.org/361  

Editores convidados

Paulo Simões Rodrigues é doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora e mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigador integrado do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, membro do Centro HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda, e professor auxiliar do departamento de História da mesma universidade. Atualmente é diretor do CHAIA, diretor da comissão de curso do Mestrado de Museologia e adjunto da comissão de curso do doutoramento de História da Arte. As principais áreas de investigação científica são: História e Teoria da Arte dos séculos XIX e XX, Historiografia da Arte, História da Arquitetura e do Urbanismo (séculos XIX e XX), História e Teoria do Património. Colaborou em vários projectos, entre os quais se destaca: Cidade e Espetáculo: uma visão da Lisboa pré-terramoto, recriação, em tecnologia Second Life, da Lisboa destruída pelo terramoto de 1755 (CHAIA); Connecting Cities, plataforma online sobre a cidade virtual, no contexto da história da arquitetura e urbanismo (CHAIA).

Laurajane Smith é professora e diretora do Centre of Heritage and Museum Studies (School of Archaeology and Anthropology, Australian National University). Anteriormente ocupou vários cargos, nomeadamente na Universidade de York (Reino Unido), na Universidade de Nova Gales do Sul (Sydney, Austrália) e na Universidade Charles Sturt (Albury-Wodonga, Austrália). As suas áreas de investigação incluem o entendimento do património como um processo performativo. É autora de Uses of Heritage (2006), Archaeological Theory and the Politics of Cultural Heritage (2004), e co-autora de Heritage, Communities and Archaeology (2009, com Emma Waterton). Entre os seus livros editados, incluem-se Heritage, Labour and the Working Classes (2011, com Paul A. Shackel e Gary Campbell), Representing Enslavement and Abolition in Museums (2011, com G. Cubitt, R. Wilson e K. Fouseki) e Intangible Heritage (2009, com Natsuko Akagawa), todos publicados pela Routledge. Smith é editora do International Journal of Heritage Studies e co-editora (co-general editor), juntamente com William Logan da série Key Issues in Cultural Heritage da Routledge.

Comité científico

  • Alexandra Bounia, University of the Aegean, Grécia
  • Amareswar Galla, International Institute for the Inclusive Museum, Índia/Dinamarca
  • Ana Cardoso de Matos, Universidade de Évora, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), Portugal
  • Ana Cristina Martins, Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), Portugal
  • Ana Delicado, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), Portugal
  • Ana Maria Calvo Manuel, Universidad Complutense de Madrid, Espanha
  • Ana Maria Dalla Zen, Departamento de Ciências da Informação, Curso de Museologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
  • Andrea Witcomb, Cultural Heritage Centre for Asia and the Pacific, Deakin University, Austrália
  • Anthony Shelton, Museum of Anthropology at the University of British Columbia, Canadá
  • Anton Erkoreka, Medikuntza Historiaren Euskal Museoa/Basque Museum of the History of Medicine (University of the Basque Country UPV/EHU), Espanha
  • António Candeias, Laboratório HERCULES-Universidade de Évora
  • Armando Coelho Ferreira da Silva, Departamento de Ciências e Técnicas do Património, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Bianca Gonçalves de Souza, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Sociologia e Antropologia, Brasil
  • Bodil Axelsson, Department of Culture Studies, Linköping University, Suécia
  • Carla Padró, Área de Pedagogías Culturales, Facultad de Bellas Artes, Universidad de Barcelona, Espanha
  • Carlos Eduardo Sanabria Bohórquez, Departamento de Humanidades, Facultad de Ciencias Humanas, Artes y Diseño Universidad Jorge Tadeo Lozano Bogotá, Colômbia
  • Cêça Guimaraens, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
  • Clara Frayão Camacho, Direção-Geral do Património Cultural e Universidade de Évora - Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi), Portugal
  • Concepción de la Peña Velasco, Departamento de Historia del Arte, Facultad de Letras, Universidad de Murcia, Espanha
  • Cyril Isnart, Universidade de Évora, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), Portugal
  • Dominique Poulot, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França
  • Eloísa Pérez Santos, Universidad Complutense de Madrid, Espanha
  • Elsa Peralta, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), Portugal
  • Emília Ferreira, Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea e Instituto de História da Arte (IHA), Portugal
  • Fátima Nunes, Universidade de Évora, Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi), Portugal
  • Fernando António Baptista Pereira, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal
  • Filipe Themudo Barata, Universidade de Évora, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), Portugal
  • Genoveva Oliveira, Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE), Portugal
  • Graça Filipe, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Instituto de História Contemporânea (IHC), Portugal
  • Helena Barranha, Instituto Superior Técnico, Portugal
  • Heloisa Barbuy, Museu Paulista da Universidade de São Paulo, Brasil
  • Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da Costa, Universidade Federal da Bahia, Brasil
  • Henrique Coutinho Gouveia, Universidade de Évora, Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi); Universidade de Cabo Verde, Portugal
  • Hugues de Varine, Consultor em desenvolvimento local e comunitário, França
  • Inês Bettencourt da Câmara, Instituto Politécnico de Tomar – Escola Superior de Gestão de Tomar, Portugal
  • Irene Vaquinhas, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal
  • Isabel García Fernández, Departamento de Pintura y Restauración, Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense de Madrid, Espanha
  • Jesús-Pedro Lorente (Universidad de Zaragoza, Espanha)
  • João Pedro Fróis, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Portugal
  • João Teixeira Lopes, Departamento de Sociologia e Instituto de Sociologia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
  • Joaquim Pais de Brito, Museu Nacional de Etnologia, Portugal
  • Jorge Custódio, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade de Lisboa, Portugal
  • Jorge Freitas Branco, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
  • Jose Luis Menéndez Fueyo, Museo Arqueológico de Alicante (MARQ), Espanha
  • José Manuel Brandão, Universidade de Évora, Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi), Portugal
  • Josélia Neves, Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
  • Juan Carlos Rico, Director Proyecto de Investigación, Espanha
  • Leonardo Charréu, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
  • Lúcia Almeida Matos, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Instituto de História da Arte (IHA) da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
  • Luís Raposo, Arqueólogo do Museu Nacional de Arqueologia, Professor Convidado do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
  • Luís Urbano Afonso, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
  • Marcus Granato, Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST/MCT, Brasil
  • Margarida Lima de Faria, Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), Portugal
  • Margarida Louro Felgueiras, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
  • María Acaso, Universidad Complutense de Madrid, Espanha
  • Maria Bolaños, Museo Nacional de Escultura, Espanha
  • Maria Cristina Oliveira Bruno, Universidade de São Paulo, Brasil
  • Maria de Fátima Lambert, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
  • Maria del Roser Calaf Masachs, Universidad de Oviedo, Departamento de Ciencias de la Educación, Espanha
  • María Jesús Ávila, Centro de Artes Visuales Fundación Helga de Álvear, Cáceres, Espanha
  • María Luisa Bellido Gant, Departamento de Historia del Arte, Universidad de Granada, Espanha
  • Maria Manuela Cantinho Pereira, Museu Etnográfico – Sociedade de Geografia de Lisboa, Portugal
  • Maria Margaret Lopes, Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST/MCT, Brasil
  • María Teresa Marín Torres, Universidad de Murcia, Espanha
  • Marília Xavier Cury, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), Brasil
  • Mário C. M. Moutinho, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
  • Marlen Mouliou, National and Kapodestrian University of Athens, Grécia
  • Marta C. Lourenço, Museus da Universidade de Lisboa, Portugal
  • Mikel Asensio, Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
  • Miriam Tavares, Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), Portugal
  • Nuno Crespo, Instituto de História da Arte (IHA) da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
  • Nuno Ferrand de Almeida, Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), Portugal
  • Paula Assunção dos Santos, Reinwardt Academy, Holanda
  • Paula Cordeiro, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
  • Regina Cohen, Núcleo de Ensino, Pesquisa e Planejamento em Acessibilidade e Desenho Universal – Núcleo Pró-acesso, Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), Brasil
  • Richard Sandell, School of Museum Studies, University of Leicester, Reino Unido
  • Rita Macedo, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Instituto de História da Arte (IHA), Portugal
  • Sandra Leandro, Universidade de Évora e Instituto de História da Arte (IHA) da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
  • Santiago Vallmitjana Rico, Universitat de Barcelona, Espanha
  • Sérgio Lira, Universidade Fernando Pessoa, Portugal
  • Suzana Faro, Museu dos Transportes e Comunicações (MTC), Portugal
  • Tereza C. M. Scheiner, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS), Brasil
  • Ulpiano T. Bezerra de Meneses, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, Universidade de São Paulo, Brasil

Dates

  • mardi 31 mars 2015

Mots-clés

  • museologia, património, revista MIDAS, museus

Contacts

  • Ana Carvalho
    courriel : revistamidas [at] gmail [dot] com

Source de l'information

  • Ana Carvalho
    courriel : revistamidas [at] gmail [dot] com

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Museus, discurso e poder », Appel à contribution, Calenda, Publié le mercredi 17 décembre 2014, https://doi.org/10.58079/rlt

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search