AccueilChange and continuity in a global world (PIUDHist)

Mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist)

Change and continuity in a global world (PIUDHist)

Inter-university Doctoral Programme in History

Programa Interuniversitário de Doutoramento em História

*  *  *

Publié le jeudi 04 juin 2015 par Céline Guilleux

Résumé

Este Programa resulta de uma parceria entre cinco instituições universitárias portuguesas – o Instituto de Ciências Sociais e a Faculdade de Letras (ambos da Universidade de Lisboa); o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; a Universidade Católica Portuguesa; e a Universidade de Évora – que partilham os seus recursos docentes, as suas instalações, as suas redes de contactos internacionais, os seus recursos bibliográficos, informáticos, entre outros.

Annonce

Apresentação

Encontram-se abertas, de 4 de Maio a 15 de Junho, as candidaturas ao Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDHist).

Este Programa resulta de uma parceria entre cinco instituições universitárias portuguesas – o Instituto de Ciências Sociais e a Faculdade de Letras (ambos da Universidade de Lisboa); o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; a Universidade Católica Portuguesa; e a Universidade de Évora – que partilham os seus recursos docentes, as suas instalações, as suas redes de contactos internacionais, os seus recursos bibliográficos, informáticos, entre outros.

Desenvolvendo-se ao longo de quatro anos lectivos, o PIUDHist distingue-se por incluir uma significativa componente lectiva no 1º ano, além do trabalho de investigação, devidamente enquadrado pela orientação tutorial e por seminários de acompanhamento (2º a 4º anos).

Com uma organização curricular inovadora, contempla quatro áreas de especialização definidas segundo um critério temático − Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas; Instituições e Desenvolvimento Económico; Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo; Movimentos Intelectuais e Socioculturais – ultrapassando definitivamente a tradicional organização dos doutoramentos em História por especialidades vinculadas a períodos cronológicos. Favorece-se assim uma formação transversal e comparativa, articulada em torno de abordagens de média e de longa duração, que potencia a qualidade científica da formação e da investigação.

O programa teve início no ano lectivo de 2008-2009 e foi reestruturado em 2013-2014, recebendo a qualificação de Doutoramento FCT, passando a conceder anualmente 4 bolsas.

Critérios de admissão

Período de candidaturas para o ano letivo 2015/2016:

1ª fase – 4 de maio a 15 de junho de 2015 (inclui as candidaturas a bolsas FCT)

2ª fase – até 11 de setembro de 2015

Número de vagas em cada edição: 15

O PIUDHist está aberto a candidatos de qualquer nacionalidade.

São admitidos como candidatos os titulares de grau de mestre ou equivalente legal na área de História ou de qualquer outra área das Ciências Sociais e Humanas.

A título excecional, podem ser admitidos como candidatos os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, desde que sejam detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante e que apresentem cartas de recomendação que demonstrem a sua capacidade para a realização deste ciclo de estudos doutorais.

O preenchimento do formulário de candidatura  ao PIUDHIST é feito onlinehttps://ics.candidaturas.ulisboa.pt/cssnetics/page e deve ser acompanhado da documentação solicitada, designadamente:

  • Curriculum Vitae
  • Certificados de Habilitação de Grau de Licenciatura e de Mestrado
  • Cópia do documento de identificação
  • Fotografia
  • Carta de motivação apontando as razões para a escolha do PIUDHIST
  • Apresentação geral do pré-projeto de doutoramento
  • Papers e publicações, incluindo a tese de mestrado, em pdf
  • Duas cartas de recomendação

A admissibilidade da candidatura é verificada pela Comissão Diretiva do PIUDHIST.

Os estudantes admitidos deverão formalizar a sua inscrição no programa, após cada uma das fases de candidatura, até 15 dias após a informação dos resultados.

Candidaturas online

https://ics.candidaturas.ulisboa.pt/cssnetics/page

Seleção

O processo de seleção dos candidatos é realizado pela Comissão Diretiva do PIUDHIST de acordo com os seguintes critérios:

  • Classificação de licenciatura: 10%
  • Classificação de mestrado: 25%
  • Experiência e capacidade para desenvolver investigação avançada: 30%
  • Carta de motivação, entrevista e pré-projeto de doutoramento: 35%

A seleção dos candidatos tem assim em conta a profundidade e a relevância do percurso escolar anterior do candidato que pode ser atestado pelas classificações obtidas na licenciatura e no mestrado bem como pela tese de mestrado. Pondera igualmente a capacidade de desenvolvimento autónomo de investigação e a participação ativa na comunidade académica, avaliadas quer pelos trabalhos apresentados e publicados, quer através das cartas de recomendação. A carta de motivação, o pré-projeto de doutoramento e a entrevista constituem elementos igualmente relevantes na avaliação do mérito dos candidatos.

No final do processo de avaliação, os candidatos são seriados de acordo com a pontuação obtida através da aplicação dos critérios de seleção.

A decisão final da seriação das candidaturas, incluindo a decisão sobre a atribuição das bolsas FCT, será comunicada até um mês após a data de encerramento de cada uma das fases da candidaturas.

Organização geral

O Grau de Doutor em História é conferido aos estudantes que obtiverem um total de 240 créditos ECTS através de um documento único subscrito pelas quatro Universidades parceiras:

A obtenção dos 240 créditos é feita ao longo de um programa de trabalhos de quatro anos que se distribui da seguinte forma:

  • 60 créditos nos dois primeiros semestres letivos que conferem um Diploma de Estudos Avançados em História e o respetivo suplemento ao diploma, num documento único suscrito pelas quatro Universidades parceiras.
  • 180 créditos nos restantes três anos através da elaboração, discussão e aprovação de uma tese de doutoramento, incluindo a participação em 6 seminários semestrais de acompanhamento e respetiva orientação.

O PIUDHist é assim um programa de doutoramento de quatro anos, organizado em duas fases. O primeiro ano corresponde a uma aprendizagem avançada no campo da História e à preparação do projeto de tese, culminando com a apresentação e discussão pública do mesmo. Os três anos restantes correspondem à fase de investigação, análise e escrita da tese.

Todo o processo de formação é sujeito a um acompanhamento permanente e exigente, de modo a garantir que os doutorandos desenvolvam:

  • a capacidade de definir, planear e executar, de forma independente, investigação de carácter empírico e teórico;
  • a capacidade de identificar os problemas cruciais para a compreensão das questões de permanência e transformação no âmbito da análise histórica comparativa;
  • a capacidade de pesquisa e análise das fontes mais relevantes para a investigação a desenvolver;
  • a capacidade de selecionar e aplicar os métodos de investigação mais atualizados e apropriados aos seus objetos de estudo;
  • a capacidade de efetuar uma pesquisa e avaliação crítica da investigação publicada;
  • a capacidade de apresentar ao público, oralmente e por escrito, as conclusões da sua investigação e os mais atualizados estados-da-arte;
  • uma familiarização com as melhores práticas e culturas académicas internacionais da área disciplinar da História.

O PIUDHist constitui um doutoramento em História, sem qualquer menção de especialidade. Privilegia, no entanto, quatro eixos temáticos principais, a que correspondem os seus seminários de especialidade e formação:

  • Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas;
  • Instituições e Desenvolvimento Económico;
  • Impérios, Colonialismo e Pós-colonialismo;
  • Movimentos Intelectuais e Sócio-culturais.

Corpo Docente

O corpo docente do PIUDHist, elencado em baixo, é constituído por 50 professores e investigadores doutorados (10 de cada instituição participante), aos quais compete a leccionação dos seminários e a orientação de teses. Clicar no nome para aceder à respectiva informação curricular.

Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa (ICS-UL)

Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (FLUL)

ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

Universidade Católica Portuguesa (UCP)

Universidade de Évora (U.E.)

Outros Colaboradores:

Propinas

Estudantes bolseiros e estrangeiros (fora da União Europeia): 2.750 euros / ano letivo

Estudantes nacionais, não bolseiros – beneficiam de uma bolsa superior a 50% do valor da propina, atribuída pelo Programa de Doutoramento. Os valores a pagar por ano letivo são:

  • 1º ano – 1.375 euros
  • 2º ano – 1.200 euros
  • 3º ano – 1.200 euros
  • 4º ano – 1.200 euros

Para mais informação

http://piudhist.ics.ul.pt/pt/

Dates

  • lundi 15 juin 2015

Mots-clés

  • Doutoramento, mundo global, dinâmicas sociais, instituições, impérios, colonialismo, pós-colonialismo, movimentos intelectuais, movimentos socioculturais

Source de l'information

  • Elsa Vila
    courriel : secretario [dot] piudh [at] ics [dot] ul [dot] pt

Pour citer cette annonce

« Change and continuity in a global world (PIUDHist) », Informations diverses, Calenda, Publié le jeudi 04 juin 2015, http://calenda.org/330531