AccueilPost-Doctoral fellowship in Digital Humanities

AccueilPost-Doctoral fellowship in Digital Humanities

Bolsa de pós-doutoramento de Humanidades Digitais

Post-Doctoral fellowship in Digital Humanities

*  *  *

Publié le jeudi 20 août 2015

Résumé

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1 - uma) Bolsa de Pós-Doutoramento, no âmbito do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Unidade com Referência FCT HIS/00057, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020, na área científica de Humanidades Digitais.

Annonce

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1 - uma) Bolsa de Pós-Doutoramento, no âmbito do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Unidade com Referência FCT HIS/00057, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020, nas seguintes condições:

Área Científica

Humanidades Digitais

Requisitos de admissão

  • Doutoramento;
  • Publicações em revistas internacionais com arbitragem científica;
  • Experiência de investigação;
  • Elevado domínio da Língua Inglesa, falada e escrita;
  • Disponibilidade para fixar residência em Portugal.

Requisitos preferenciais

  • Experiência de investigação em preservação digital;
  • Conhecimentos em produtos multimédia;
  • Experiência de investigação em articulação com Ciências Socias/Humanidades;
  • Promover investigação em temáticas ligadas ao projecto estratégico do CIDEHUS.

Plano de trabalhos

Conceber e executar investigação sobre aplicações intensivas e inovadoras das TIC à área da documentação/Informação; dinamizar equipas na área de Humanidades Digitais e de Ciências da Informação; criar articulações com redes internacionais e, nesse contexto, desenhar e liderar candidaturas a projectos internacionais; dinamizar seminários de nível internacional para pós-graduados; disseminar os resultados da investigação em revistas internacionais da especialidade com elevado factor de impacto.

Legislação e regulamentação aplicável

A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf )

Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido no CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, sob a orientação da Direção do CIDEHUS.

Duração da(s) bolsa(s)

A bolsa terá a duração de 1 ano, com início previsto em Outubro de 2015. O contrato de bolsa poderá ser renovado, até ao limite máximo de 3 anos, não podendo, contudo, ser imputado ao projeto em questão para além do período de elegibilidade do mesmo.

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a 1.495,00 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), mais seguros, sendo os pagamentos efectuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

Métodos de selecção

Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes:

  • 1ª Fase: Apreciação do curriculum (pontuação – 0-50) + projeto (pontuação – 0-40) + carta de motivação (pontuação – 0-10);
  • 2ª Fase: Entrevista aos candidatos (até um máximo de 7) com maior pontuação na fase anterior (poderá ser feita por videoconferência ou Skype) – pontuação 0-100.

A classificação final é o resultado do somatório das 2 fases para os candidatos que transitarem para a segunda. Para os restantes, o processo fica concluído no final da primeira.

A concessão da bolsa encontra-se dependente do cumprimento dos requisitos previstos neste aviso de abertura, do resultado da avaliação científica, da receção da documentação exigida e da disponibilidade orçamental da entidade financiadora.

Composição do Júri de Selecção

Presidente: Prof.ª Doutora Filomena Gonçalves

  • Vogal – Prof.ª Doutora Fernanda Olival
  • Vogal – Prof. Doutor Paulo Guimarães
  • Suplente – Prof. Doutor José António Calixto
  • Suplente – Prof. Doutor Paulo Quaresma

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados no CIDEHUS, Palácio do Vimioso da Universidade de Évora, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos admitidos notificados através de e-mail. Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 28 de agosto a 18 de setembro de 2015

e os resultados da seleção serão publicados até 30 de setembro de 2015.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae detalhado (deverá obrigatoriamente mencionar os graus académicos, as áreas científicas e as classificações obtidas na licenciatura, mestrado, doutoramento e formações posteriores que eventualmente reúna);
  • fotocópia simples dos certificados de habilitações;
  • carta de motivação;
  • projeto de investigação, redigido com um máximo de 2000 palavras, no qual deverá articular o as tarefas propostas com o projeto estratégico  do CIDEHUS. É obrigatória a entrega de um cronograma com uma milestone prevista para um prazo inferior a 12 meses. Para mais informações sobre o projecto estratégico, ver a página web do centro http://www.cidehus.uevora.pt/ e http://gdoc.uevora.pt/388960
  • 2 cartas de recomendação;
  • fotocópia ou link para o conteúdo integral de 1 ou 2 publicações que considere expressivas das suas competências;
  • outros documentos comprovativos que considere relevantes.

NOTA: a carta de motivação e o projeto deverão ser redigidos em Português/Inglês / Espanhol/ Francês (à escolha do candidato).

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail, com indicação da referência:

“BPD – Humanidades Digitais - CIDEHUS – UID/HIS/00057/2013, para

CIDEHUS.UE

Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

Palácio do Vimioso

Largo do Marquês de Marialva, n.º 8

Apartado 94

7000-809 Évora

e-mail: cidehus@uevora.pt

Lieux

  • Palácio do Vimioso, Largo Marquês de Marialva, 8, Apartado 49
    Evora, Portugal (7000-809)

Dates

  • vendredi 18 septembre 2015

Mots-clés

  • bolsa de investigação, pós-doutoramento

Contacts

  • Vaz Freire Madalena
    courriel : mvfreire [at] uevora [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Madalena Vaz Freire
    courriel : mvfreire [at] uevora [dot] pt

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Post-Doctoral fellowship in Digital Humanities », Bourse, prix et emploi, Calenda, Publié le jeudi 20 août 2015, https://doi.org/10.58079/t58

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search