AccueilE se o envelhecimento não fosse um problema?

*  *  *

Publié le lundi 09 novembre 2015 par João Fernandes

Résumé

 

O projeto UAW – “United at Work” é um projeto de experimentação social cujo principal objetivo é analisar a oportunidade, importância e adequabilidade de promover projetos de empreendedorismo intergeracional como forma de combater o problema emergente na sociedade portuguesa do desemprego jovem e sénior altamente qualificado, promovendo ao mesmo tempo o trabalho de criação conjunta de projetos empresariais. Esta experiência tem em consideração a complementaridade das qualidades humanas e profissionais, do conhecimento e da experiência de jovens e de seniores e tem por base o pressuposto da alteração fundamental verificada no mercado de trabalho, com o aumento da incerteza e da natureza temporária de muitos empregos, e da relevância e eficiência do empreendedorismo como instrumento para promover o autoemprego em relação aos desempregados altamente qualificados.

Annonce

Programa

10 de Novembro – 14h00

Sala C301 | ISCTE-IUL

  • "A ciência económica face ao envelhecimento populacional", Gustavo Sugahara | Dpt of Social Work, Child Welfare and Social Policy – HiOA | DINÂMIA’CET-IUL

Ageing has already emerged as a crucial issue and a critical matter of collective organization. Despite the urgency of the debate and the need of more scientific work on the subject is generally acknowledged, we are still far from untangling the challenges posed to us. Part of the difficulty in advancing towards a more satisfactory understanding of the ageing challenge is due to a bias in the traditional economic approach. This approach tends to focus only on the supposedly increasing “financial burden” imposed by older persons on younger generations. This article analyses the implications of the dominance of the neoclassic paradigm to population ageing studies. Departing from a historic review of the political economy approach on ageing, the article analyses the epistemological and ontological foundations of the neoclassic economic paradigm. The article argues that the insufficiency of the traditional economic analyses cannot be overcome by using traditional market oriented analytical tools. This work also explores alternative interdisciplinary approaches and put forward pointers for a future research agenda on population ageing and economics:

  • "Envelhecimento e empreendedorismo: trajetórias e experiências”, Mafalda Pífano | DINÂMIA'CET-IUL

O projeto UAW – “United at Work” é um projeto de experimentação social cujo principal objetivo é analisar a oportunidade, importância e adequabilidade de promover projetos de empreendedorismo intergeracional como forma de combater o problema emergente na sociedade portuguesa do desemprego jovem e sénior altamente qualificado, promovendo ao mesmo tempo o trabalho de criação conjunta de projetos empresariais. 

Esta experiência tem em consideração a complementaridade das qualidades humanas e profissionais, do conhecimento e da experiência de jovens e de seniores e tem por base o pressuposto da alteração fundamental verificada no mercado de trabalho, com o aumento da incerteza e da natureza temporária de muitos empregos, e da relevância e eficiência do empreendedorismo como instrumento para promover o autoemprego em relação aos desempregados altamente qualificados. 

Este Projeto constitui uma resposta inovadora que se enquadra entre as prioridades estratégicas da União Europeia e do Governo Português no domínio das políticas intergeracionais e de empreendedorismo.

Lieux

  • Sala C301, Edifício II , ISCTE, IUL - Av. das Forças Armadas
    Lisbonne, Portugal (1649-026)

Dates

  • mardi 10 novembre 2015

Fichiers attachés

Mots-clés

  • envelhecimento, economia, empreendedorismo, sociedade

Contacts

  • Maria José Rodrigues
    courriel : dinamia [at] iscte [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Maria José Rodrigues
    courriel : dinamia [at] iscte [dot] pt

Pour citer cette annonce

« E se o envelhecimento não fosse um problema? », Informations diverses, Calenda, Publié le lundi 09 novembre 2015, http://calenda.org/346789