AccueilLusophone mobilities: between past and present, which future?

Mobilidades Lusófonas: entre passado e presente, que futuro?

Lusophone mobilities: between past and present, which future?

VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia - painel T047

6th Conference of the Portuguese Association of Anthropology - panel T047

*  *  *

Publié le mercredi 18 novembre 2015 par João Fernandes

Résumé

Neste painel pretende-se discutir os processos de mobilidade das populações migrantes dos países “lusófonos”, procurando construir através das diferentes apresentações um mosaico alargado de reflexões sobre quando e como se têm vindo a deslocar estas populações e como definem e instrumentalizam a ideia “imaginada” e politicamente construída de “comunidade lusófona”.

Annonce

Argumento

Na criação do espaço denominado por “lusófono” – entendido e questionado aqui como projecto político nacional e supranacional de âmbito pós-colonial – a mobilidade humana tem tido um papel determinante, em particular na redefinição das relações de força, das relações políticas e das construções identitárias entre os países que o constituem. As migrações têm tido assim na história de cada um destes países um peso estrutural e as circulações migratórias que os atravessam têm dado origem a um conjunto de representações colectivas, de discursos sobre a alteridade, sobre a partilha de uma história comum que não têm sido questionados de forma sistemática e comparativa. Neste painel pretende-se discutir estes processos de mobilidade das populações migrantes dos países lusófonos, procurando construir através das diferentes apresentações um mosaico alargado de reflexões sobre quando e como se têm vindo a deslocar estas populações, que estratégias identitárias mobilizam, que redes sociais locais, translocais e transnacionais erigem, como definem as fronteiras que atravessam e os percursos de mobilidade que integram e como definem, utilizam e instrumentalizam a ideia “imaginada” e politicamente construída de uma “comunidade lusófona”.

Submissão de propostas

As propostas deverão ser enviadas até ao dia

15 de Dezembro de 2015.

  •  As propostas deverão ser enviadas para o correio electrónico dos coordenadores de painel, contendo o nome e filiação institucional do(s) proponente(s), o título da comunicação, um resumo curto (50 palavras) e um resumo longo (250 palavras);
  •  Cada comunicação poderá ter até dois proponentes;
  •  Cada proponente poderá apresentar apenas uma comunicação ao congresso, podendo ser também coordenador ou debatedor de painel.

VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, que terá lugar em Coimbra entre 2-4 de Junho de 2016.

http://vicongresso.apantropologia.org/paineis/

Coordenadores 

 

Lieux

  • Universidade de Coimbra
    Coimbra, Portugal

Dates

  • mardi 15 décembre 2015

Fichiers attachés

Mots-clés

  • migrations, monde lusophone, mobilidade lusófona, migração

Contacts

  • Irène Dos Santos
    courriel : irene [dot] ds [at] u-paris10 [dot] fr

Source de l'information

  • Irène Dos Santos
    courriel : irene [dot] ds [at] u-paris10 [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Lusophone mobilities: between past and present, which future? », Colloque, Calenda, Publié le mercredi 18 novembre 2015, http://calenda.org/347042