AccueilInternet and Activism in Health

AccueilInternet and Activism in Health

Internet e activismos em saúde

Internet and Activism in Health

Revista Forum Sociológico

Journal Forum Sociológico

*  *  *

Publié le jeudi 19 janvier 2017

Résumé

A proposta deste número temático consiste em abordar, na contemporaneidade, prácticas de ciberativismo no campo da saúde e os seus objectos de expressões, a partir da dimensão cultural, da produção social de reivindicações, da percepção e da comunicação aos níveis local, nacional e global. Com o objectivo de apreender a realidade dos grupos com os quais e para os quais as acções de promoção da saúde e da cidadania são desenvolvidas, pretende-se que os artigos abordem a compreensão dos processos sociais que integram a complexidade das relações activismos/internet/saúde em contextos heterogéneos.

Annonce

Argumento

A proposta deste número temático consiste em abordar, na contemporaneidade prácticas de ciberativismo no campo da saúde e os seus objectos de expressões, a partir da dimensão cultural, da produção social de reivindicações, da percepção e da comunicação aos níveis local, nacional e global. Com o objectivo de apreender a realidade dos grupos com os quais e para os quais as acções de promoção da saúde e da cidadania são desenvolvidas, pretende-se que os artigos abordem a compreensão dos processos sociais que integram a complexidade das relações activismos/internet/saúde em contextos heterogéneos.

Temas

Os temas que constituirão o número temático devem, necessariamente, atender às questões expostas abaixo, podendo expandir ou especificar o campo de análise dentro dos marcos de activismos virtuais e do campo da saúde:

  1. Análise da intersecção entre a sociedade e as tecnologias de informação nos processos comunicacionais da área da saúde, com disseminações de iniciativas sociopolíticas para prácticas de activismo, envolvendo os sectores governamental e não-governamental.
  2. Identificação dos novos sujeitos consumidores de media, conectados socialmente, produtores das suas linguagens, imagens e prácticas comunicacionais, com intuito de reivindicar direitos e igualdades sociopolíticas, privilegiando o campo da saúde.
  3. Atenção sobre o crescente registro de prácticas, serviços e informações sobre a saúde na Internet, as instituições envolvidas nestas iniciativas e as formações das comunidades virtuais.

Submissão de propostas

Serão recebidos artigos originais em língua portuguesa, francesa, inglesa e espanhola. Todos os artigos devem ser submetidos através do endereço electrónico da revista (forum@fcsh.unl.pt)

até o dia 31/03/2017 (Segunda chamada de trabalhos).

Os artigos serão submetidos à avaliação por pares, em sistema blind review, de acordo com as instruções aos autores da Revista Forum Sociológico.  As normas de publicação da revista e outras informações relevantes, assim como os números anteriores, estão disponíveis em: https://sociologico.revues.org/378

Editores responsáveis

  • Ana Cristina de Souza Mandarino. Pós-Doutora em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia. Professora Colaboradora do Mestrado de Segurança Pública, Justiça e Cidadania da Universidade Federal da Bahia.
  • Ana Fernandes.  Doutora em Sociologia, na especialidade de Demografia, pela Universidade Nova de Lisboa. Professora Catedrática no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP-ULisboa). Membro integradodo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa(CICS.NOVA). Integra o Conselho de Redação da revista Forum Sociológico.
  • Estélio Gomberg. Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto B da Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia.
  • Helena Serra. Doutora em Sociologia Económica e das Organizações pela Universidade de Lisboa. Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Membro integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).Integra o Conselho de Redação da revista Forum Sociológico.
  • Wilson Couto Borges. Doutor em Comunicação e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador Associado e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Dates

  • vendredi 31 mars 2017

Mots-clés

  • internet, activismo, saúde

Contacts

  • Forum Sociológico
    courriel : forum [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Forum Sociológico
    courriel : forum [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Internet and Activism in Health », Appel à contribution, Calenda, Publié le jeudi 19 janvier 2017, https://doi.org/10.58079/woy

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search