AccueilCatégoriesSociétésSociologie




  • Braga

    Appel à contribution - Europe

    1st Young Researchers’ Meeting in Landscape, Heritage and Territory Studies

    EJI-PATER – Encontro de Jovens Investigadores em estudos das Paisagens, do Património e do Território pretende ser um evento científico anual que aborde aqueles temas na perspectiva das mais diversas áreas científicas em interação, como a Arqueologia, a Arquitetura, a Geologia, a História, entre muitas outras. Pretende-se, assim, uma abordagem holística que contribua para a valorização multi e interdisciplinar.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Études urbaines

    Pequenas Cidades: um objeto de estudo coerente?

    Iº encontro da rede internacional «Pequenas Cidades no Tempo»

    A rede internacional Pequenas Cidades no Tempo, com o apoio do Instituto de Estudos Medievais da FCSH/NOVA, da Universidade Aberta e do Município de Castelo de Vide, organiza o seu 1º encontro, subordinado ao tema Pequenas Cidades: um objeto de estudo coerente? Convidam-se os investigadores de qualquer área científica, que se interessem pelo tema das pequenas cidades na sua historicidade ou no presente, a apresentar propostas de comunicação, de acordo com os seguintes eixos temáticos.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Sociologie

    Em torno do fado

    (Des)memórias e reinvenções

    O encontro Em torno do fado: (Des)memórias e Reinvenções, uma iniciativa conjunta do Clube do Bacalhau, do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e do Instituto de Ciências Sociais da universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), decorrerá no Clube do Bacalhau (Travessa do Cotovelo, 12, 1200-132 Lisboa), na quarta-feira, 17 de maio, das 16h00 às 18h00.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Époque contemporaine

    Ética, política e cultura: migrações

    O impacto social e político dos fluxos migratórios recentes é incontestável. Eles induzem a necessidade de formas de coexistência mais integradoras, introduzem novas discussões na esfera pública, forçam a clarificação de fações, põem à prova a resiliência das democracias vigentes e a consistência dos valores nos quais se supõem assentes e suscitam um questionamento de fundo sobre o sentido da modernidade.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Sociologie

    “Forum Sociológico” Journal (2017)

    The Editorial Board of Journal Forum Sociológico are pleased to invite you to submit original articles to publication. The proposes may concern on a diversity of subjects on the scope of Social Sciences. Furthermore, will be accepted proposes of thematic issues and critical reviews of relevant work. All articles will be subjected to a peerreview evaluation, being submitted to two specialists of recognized merit on the thematic subject in bilateral anonymity.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Sociologie

    Internet and Activism in Health

    Journal Forum Sociológico

    A proposta deste número temático consiste em abordar, na contemporaneidade, prácticas de ciberativismo no campo da saúde e os seus objectos de expressões, a partir da dimensão cultural, da produção social de reivindicações, da percepção e da comunicação aos níveis local, nacional e global. Com o objectivo de apreender a realidade dos grupos com os quais e para os quais as acções de promoção da saúde e da cidadania são desenvolvidas, pretende-se que os artigos abordem a compreensão dos processos sociais que integram a complexidade das relações activismos/internet/saúde em contextos heterogéneos.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Bourse, prix et emploi - Histoire

    Bolsa de Investigação para Licenciado/a no âmbito do projecto OECONOMIA STUDII

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado/a (BI - Lic.) no âmbito do projecto OECONOMIA STUDII. Financiamento, gestão e recursos da universidade em Portugal: uma análise comparativa (séculos XIII-XVI) (PTDC/EPHHIS/3154/2014), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC). 

    Lire l'annonce

  • Evora

    École d'été - Études du politique

    A condição humana e o entendimento global: crises, diálogos e diásporas

    VI Curso internacional de Verão da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora

    Num tempo que perdeu o sentido construtivo das utopias, colocar lado a lado “condição humana” e “entendimento global” corre o risco de ser confundido com uma contradição em termos, como se a condição humana fosse inconciliável com a ideia de diálogo, de partilha, de entendimento global. E todavia, nunca como hoje foi tão premente e vital a redescoberta de caminhos que nos levem a um entendimento global. Mas tal urgência obriga ao redespertar da criação de utopias, ao seu reconhecimento como grandes vias que nos podem resgatar à depressão e ao caos da “sociedade líquida”. A sociedade líquida é a sociedade prisioneira de um tempo só, o do instante, o do imediato. E como nele não há espaço nem para o passado nem para o futuro, nele também não cabem nem memória, nem missão. A sociedade líquida é assim também como um mar de pequenos peixes ciclídeos, prisioneiros da sua incapacidade de reter o erro ou de projectar utopias, tristemente felizes na ilusão de que tudo sabem e de que tudo criam pela primeira vez.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Ethnologie, anthropologie

    Territorialidades e historicidades

    A relação entre pessoas e terra invoca historicidades que se sobrepõem de formas diversas. Juntando antropólogos a trabalhar sobre territorialidades em contextos indígenas no Brasil e antropólogos a trabalhar sobre territorialidades em espaços associados às margens da cidade de Lisboa, e colocando em debate etnografias sobre a terra como parte de processos de pertença com etnografias mais dirigidas a conflitos entre diferentes políticas públicas, o simpósio promete uma discussão que comprova a centralidade da questão da terra na conjuntura contemporânea.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Europe

    Tensões em diferentes latitudes: austeridade, democracia e direitos

    O processo de globalização, as opções de desenvolvimento hoje muito marcadas pela “austeridade” no contexto de políticas económicas de mercado liberalizado, onde tudo tende a ser mercantilizado, colocam os direitos dos cidadãos, desde logo os laborais e os sociais, sob grandes tensões. Com intervenções da Europa e da América Latina proceder-se-á a uma troca de ideias e interpretações sobre problemas diversos das sociedades e sobre questões do direito numa perspectiva da defesa dos valores democráticos e cívicos.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Sociologie

    Revista "Forum Sociológico" (2016)

    O conselho de redação da revista Forum Sociológico convida à submissão de artigos originais para publicação. As propostas de artigos poderão incidir em diversos temas no âmbito das Ciências Sociais. Além de artigos originais, aceitam-se igualmente propostas de dossiers temáticos e recensões críticas de obras relevantes. Todos os artigos estão sujeitos ao processo de peer review, sendo submetidos a dois especialistas de reconhecido mérito na área temática em regime de anonimato bilateral.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Histoire

    Mobilidade(s)

    No âmbito do projeto Mudança Social no Sul. Séculos I a XXI, coordenado por Mafalda Soares da Cunha e no qual participam os investigadores da Linha 1 do CIDEHUS/Mudanças Societais, irá decorrer, nos dias 18 e 19 de abril de 2016, no Colégio do Espírito Santo – Sala 124 (Universidade de Évora), o Workshop 2 ― Mobilidade(s), organizado por Antonio J. Díaz, Rute Pardal, Néstor Vigil e Hermínia Vasconcelos Vilar.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Património, suas matérias e imatérias

    No âmbito deste evento procura-se criar o ambiente para a realização de diálogos cruzados entre investigadores, técnicos e especialistas, oriundos de diferentes áreas disciplinares, que estejam interessados em reflectir e discutir o Património Cultural (PC) nas suas componentes materiais e imateriais, incluindo as problemáticas socioculturais que lhe estão associadas. 

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Etnográfica | 20 ans

    La revue Etnográfica convie les chercheurs·euses ayant obtenu leur doctorat ou qui ont des projets de post-doctorat en cours ou conclus en 2015 ou 2016 à participer à un numéro commémoratif avec des articles résultant de leurs travaux.

    Lire l'annonce

  • Porto

    École d'été - Sociologie

    Mappin' Your Own Underground!

    Keep It Ssimple Make It Fast International Conference – Summer School

    The Summer School "Mappin’ Your Own Underground!" is an event taking place in the context of the Keep It Simple Make It Fast Conference 2016 (17-22 July 2016) on the 22nd of July 2016, in the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto. The Summer School will grant an opportunity for all students (bachelor students, master students, doctoral students and post-doctoral researchers), namely those participating in the Conference, to discuss their research, in an environment suited for knowledge exchange and practical feedback towards successful professional trajectories. This will be achieved through a series of workshops with world-renowned professors and researchers.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Europe

    Arquitectura institucional e urbanização

    No âmbito do projecto "Mudança social no Sul. Séculos I a XXI", coordenado por Mafalda Soares da Cunha e no qual participam os investigadores da Linha 1 do CIDEHUS/Mudanças Societais, irá decorrer o Workshop 1 - Arquitectura Institucional e Urbanização

    Lire l'annonce

  • Porto

    Appel à contribution - Sociologie

    Do It Yourself (DIY) Cultures, Spaces and Places

    Keep It Simple, Make It Fast! (KISMIF) International Conference

    The third KISMIF International Conference “Keep It Simple, Make It Fast! (KISMIF) DIY Cultures, Spaces and Places” will take place in Porto, Portugal, between 18th July and 21st July 2016. The submission of abstracts for this conference is open to academic researchers working in all areas of sociology, anthropology, history, cultural economics, geography, urban planning, media and cultural studies and cognate disciplines, such as design, illustration, popular music, cinema, visual and performing arts. The KISMIF Conference 2016 is once again focused on underground music, directing its attention this time towards the analysis of DIY cultures’ relationship to space and places. 

    Lire l'annonce

  • Faro

    Appel à contribution - Sociologie

    Portugal, le territoire de territoires

    IXe Congrès portugais de sociologie

    Hoje, mais do que nunca, importa estudar as variáveis territoriais das formações sociais, uma vez que o espaço atua cada vez mais, a várias escalas, como força de integração, mas também de exclusão, segregação e relegação, contribuindo ativamente para a criação e recomposição de injustiças, de diferenças e de desigualdades. O território não é um mero cenário onde se projetam os atores sociais. Dotado de especificidades, resiste ou favorece as dinâmicas sociais, pela mediação das práticas, pela sua historicidade, pela sua configuração própria, influenciando quer a distribuição dos grupos sociais no espaço, quer as tipologias das formas de habitação, quer mesmo o planeamento e o urbanismo.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Époque contemporaine

    Lusophone mobilities: between past and present, which future?

    6th Conference of the Portuguese Association of Anthropology - panel T047

    This panel is meant to discuss these migrating populations’ mobility procedures in lusophone countries, while seeking to construct through the different presentations a broaden mosaic of reflexions about when and how these populations have moved, and how they have used and instrumentalized the "imagined" and politically constructed idea of a "lusophone community".

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Économie

    E se o envelhecimento não fosse um problema?

     

    O projeto UAW – “United at Work” é um projeto de experimentação social cujo principal objetivo é analisar a oportunidade, importância e adequabilidade de promover projetos de empreendedorismo intergeracional como forma de combater o problema emergente na sociedade portuguesa do desemprego jovem e sénior altamente qualificado, promovendo ao mesmo tempo o trabalho de criação conjunta de projetos empresariais. Esta experiência tem em consideração a complementaridade das qualidades humanas e profissionais, do conhecimento e da experiência de jovens e de seniores e tem por base o pressuposto da alteração fundamental verificada no mercado de trabalho, com o aumento da incerteza e da natureza temporária de muitos empregos, e da relevância e eficiência do empreendedorismo como instrumento para promover o autoemprego em relação aos desempregados altamente qualificados.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Sociologie

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux