AccueilCatégoriesSociétésSociologieÉtude des genres




  • Faro

    Appel à contribution - Sociologie

    Portugal, le territoire de territoires

    IXe Congrès portugais de sociologie

    Hoje, mais do que nunca, importa estudar as variáveis territoriais das formações sociais, uma vez que o espaço atua cada vez mais, a várias escalas, como força de integração, mas também de exclusão, segregação e relegação, contribuindo ativamente para a criação e recomposição de injustiças, de diferenças e de desigualdades. O território não é um mero cenário onde se projetam os atores sociais. Dotado de especificidades, resiste ou favorece as dinâmicas sociais, pela mediação das práticas, pela sua historicidade, pela sua configuração própria, influenciando quer a distribuição dos grupos sociais no espaço, quer as tipologias das formas de habitação, quer mesmo o planeamento e o urbanismo.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Sociologie

    Knowledge for Open and Inclusive Societies

    Inter-university Programme en Sociology

    The vision of the PhD programme is framed in its title: “Sociology: knowledge for open and inclusive societies” (OpenSoc). We depart from a main strategic assumption: the relevance of the knowledge produced by social sciences (particularly sociology) for understanding and intervening in contemporary reflexive societies. Understanding implies the critique of common sense and taken for granted “prenotions”, as well as the construction of adequate theory and concepts that foster a coherent framework to interpret reality, which is then methodologically put to proof and validated in empirical settings. Fundamental knowledge is to be nurtured by itself; but it also enhances the capacity of translating theory into informed and targetted social action and intervention. Societies need sociology. And sociology feeds society.

    Lire l'annonce

  • Porto

    Séminaire - Représentations

    Eles e elas no emprego e no trabalho: questões de justiça e de saúde

    O seminário, organisado pelo Centro de Psicologia da Universidade do Porto e pelo European Trade Union Institute, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2014, na FPCEUP, realizado com tradução simultânea (espanhol, francês, português), pretende: desenvolver colaborações entre as organizações sindicais de diferentes Estados-membros da UE (França, Bélgica, Espanha, Portugal) acerca das temáticas da ‘Igualdade de tratamento no mercado de trabalho’ e do ‘Género e saúde no trabalho’; desenvolver colaborações entre as organizações sindicais nacionais e o ETUI acerca dessas duas temáticas; demonstrar em que medida a análise diferenciada em termos de género enriquece tanto os estudos que dizem respeito ao mercado de trabalho, como os relativos às questões de saúde no trabalho.

    Lire l'annonce

  • Rio Grande

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Políticas de sexualidade, homo-lesbo-transfobias e heterossexismo em cenários globais e locais

    Simpósio temático durante o Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura que busca reunir pesquisadoras e pesquisadores que tragam contribuições relevantes ao campo interdisciplinar dos Estudos Lésbicos e Gays e de Teoria Queer e às metodologias de pesquisa e análise e cujos resultados das investigações tenham eficácia na transformação da sociedade e na melhoria da qualidade de vida dos grupos estudados. Serão aceitos trabalhos cujas análises sejam as políticas de Estado e/ou as políticas de movimentos sociais, assim como estudos comparativos nas diversas áreas disciplinares.

    Lire l'annonce

  • Belo Horizonte

    Appel à contribution - Sociologie

    Travail, relations sociales, éducation et identité

    SITRE - Colloque international

    A produção científica promovida por instituições e pesquisadores dedicados às diversas áreas do conhecimento tem congestionado o calendário acadêmico brasileiro e internacional com inúmeros eventos; muitos deles dimensionados para reunir milhares de pesquisadores, professores e estudantes, que procuram apresentar e discutir seus trabalhos, assim como os de seus colegas pesquisadores. Frequentemente esses eventos são, também, pensados para tratar de temas dentro de áreas de conhecimento muito específicas. O SITRE é o lugar onde se encontram e se recobrem em suas interfaces as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, as Ciências Exatas, a Educação, as Engenharias, a Filosofia. Onde se encontram pesquisadores, mas também docentes dedicados ao estudo da educação, do trabalho e da identidade e questões relacionadas ao gênero e ergologia.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Appel à contribution - Sociologie

    40 ans de démocratie(s) : progrès, contradictions et prospectives

    VIIIème congrès portugais de sociologie

    La singularité portugaise présente de nouveaux ponts de communication comparative avec d’autres réalités territoriales et s’offre comme un rare laboratoire d’analyse sociologique. Des phénomènes de régression (structurelle et dispositionnelle), d’articulation de rythmes asynchrones, de changement social, de prolifération du risque et de l’incertitude, de conciliation conflictuelle de modernités multiples dans une modernité inachevée, nous défient de regarder sociologiquement ces 40 dernières années et, dans le même temps, de réfléchir prospectivement sur les tendances et défis du futur.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Appel à contribution - Pensée

    Horizontes de compromisso

    Descolonizar os desejos?

    Partindo da ideia de que os desejos são construções culturais e políticas e que constituem acções historicamente situadas, pretendemos levantar algumas questões: De que formas se constroem, manipulam, incorporam e vivenciam os desejos enquanto discursos? É possível indisciplinar os desejos coletivamente? A partir de que desejos coletivos estão a emergir ações coletivas transformadoras?

    Lire l'annonce

  • Porto

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Sexuality(ies) and citizenship(s)

    A  Revista Ibero-americana de Saúde e Cidadania/Iberoamerican publica uma edição especial sobre Sexualidade(s) e Cidadania(s). Os trabalhos devem abordar a importância da sexualidade na sociedade e na conceituação e definição de cidadania. Este número temático aborda a importância da visibilidade da diversidade sexual, a capacitação das diferenças, das minorias sociais e sexuais, e a necessidade de criar, projetar e estabelecer políticas sociais e de saúde pública que melhorem a situação social da diversidade sexual. Diversidade sexual e  cidadania são dois conceitos que fazem parte do desenvolvimento educacional e social de forma global e diversificada. Devem, por isso, ser analisados de forma multidisciplinar. Daí que se  pretenda uma abordagem das ciências da saúde, das ciências sociais e humanas e dos estudos de género das realidades sociais decorrentes de ambos os conceitos.

     

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Afrique

    Género e pluralismo terapêutico. Acesso das mulheres ao sector de saúde privado em África

    Que estratégias adotam os grupos mais desprovidos em situações de risco e crise? Como gerem as mulheres as suas trajetórias pelo mercado de cuidados de saúde? Onde não existe proteção social, quais os intervenientes no campo do apoio e cuidados de saúde? Da diversidade terapêutica à saúde reprodutiva e aos novos intervenientes no apoio social, esta conferência aborda o acesso das mulheres aos cuidados de saúde privados em África, considerando-as o grupo populacional mais sensível às decisões macro-económicas internacionais que conduziram ao desenvolvimento do sector privado nos países dependentes da ajuda externa.

    Lire l'annonce

  • Braga

    Séminaire - Langage

    Literatura: itinerários comparatistas

    O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) promove de setembro de 2012 a junho de 2013 o Ciclo de Seminários Doutorais CEHUM/Literatura, sob o tema Itinerários Comparatistas. Vão ser abordados os estudos de tradução, comparados/culturais, póscoloniais e de género, as poéticas visuais/interartes, a literatura de viagens e a teoria literária. Os oradores convidados são: Katrin Thomaneck, Sérgio Roberto Massagli, Giulia Lamoni, Gonçalo Vilas-Boas, Joana Matos Frias, Manuela Ribeiro Sanches e Osvaldo Manuel Silvestre. As sessões têm lugar no auditório do ILCH (Instituto de Letras e Ciências Humanas) da UMinho, no campus de Gualtar, Braga.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    "Quem me tocou?" O corpo nas teologias feministas

    Colóquio internacional de teologias feministas

    No meio da multidão, uma mulher toca em Jesus. No meio da multidão, Jesus sente-se tocado por uma mulher e pergunta quem lhe tocou. O presente colóquio pretende trazer para o centro da discussão um facto: as mulheres têm corpo. E o seu corpo, as suas vidas em corpo, lidas, ao longo da história da Igreja e da teologia, como lugar de tentação, são reivindicadas por mulheres como lugar de encontro com o religioso – as teologias feministas têm, pois, corpo. O colóquio abordará esta realidade a partir de diversas perspetivas: embora centrado na teologia, procurará articular este saber com outros saberes.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Séminaire - Sociologie

    Gender workshop series III

    Este ciclo, que entra na sua terceira edição, pretende debater questões relacionadas com a construção social de identidades sexuais e temáticas de índole feminista  em diferentes contextos sócio-políticos e culturais, privilegiando o diálogo interdisciplinar e entre as mais variadas áreas de investigação. Em cada sessão, um/a convidado/a apresenta e discute um tema que considera importante para a sua área de estudo, cruzando-o com a sua própria investigação ou atividade profissional e cívica. Esta apresentação baseia-se, em geral, em textos ou outros meios de reflexão disponibilizados previamente. Segue-se um debate com o público.

    Lire l'annonce

  • Fortaleza

    Colloque - Éducation

    Diálogos juvenis. Diminuindo distâncias entre narradores e pesquisadores

    O I Colóquio Internacional Diálogos Juvenis se propõe a promover uma articulação institucional entre Universidades, Instituições observatórios, núcleos e laboratórios que têm atuação no campo das juventudes, de modo a identificar as pluralidades de temas de pesquisas neste campo, articulando e fortalecendo uma rede das redes de pesquisa que visa potencializar estas iniciativas em nível teórico e metodológico. Neste sentido, pretende congregar pesquisadores, técnicos, alunos das universidades, professores e formar uma Rede de pesquisadores de juventudes, no intuito de fortalecer e ampliar as possibilidades de entendimento, expressão e visibilidade das pluralidades de ações juvenis.

    Lire l'annonce

  • Florianópolis

    Appel à contribution - Sociologie

    Desafios atuais dos feminismos

    Fazendo gênero 10

    O Fazendo Gênero 10 visa favorecer a articulação dos estudos de gênero com abordagens que envolvem outras categorias de análise como classe, raça, etnia, e gerações; criar espaços de troca de experiências e diálogo entre investigadoras/es acadêmicas/os e aquelas/es ligadas/os a outras entidades e aos movimentos sociais; incentivar a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação nas discussões travadas no campo dos estudos feministas e de gênero, possibilitando uma formação mais qualificada na área, e produzir conhecimentos que possam resultar em material bibliográfico a ser publicado em livros e periódicos sobre o tema.

    Lire l'annonce

  • Rio de Janeiro

    Colloque - Études du politique

    Direitos humanos, saúde e movimentos sociais

    VII seminário internacional direito e saúde e XI seminário nacional direito e saúde

    Nos dias 23 e 24 de outubro, o Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), realiza um evento que congrega a sétima edição do Seminário Internacional Direito e Saúde e a 11ª edição do Seminário Nacional Direito e Saúde. Com o tema Direitos Humanos, Saúde e Movimentos Sociais, o encontro visa reunir pesquisadores, educadores e estudantes para debate de assuntos relacionados à saúde, democracia, direitos humanos e justiça.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Appel à contribution - Sociologie

    A manipulação xenófoba dos direitos das mulheres

    Convida-se à apresentação de artigos sobre a culturalização e a instrumentalização dos direitos das mulheres na esfera pública de vários países, bem como artigos que abordem a tão debatida tensão entre os direitos civis e os direitos políticos, por um lado, e os direitos culturais e religiosos, por outro. Aceitam-se também artigos que interroguem a dimensão institucional das seguintes questões: são bem-vindas tanto críticas das instituições existentes, como propostas construtivas de reforma. Embora o nosso foco seja a Europa contemporânea, também se aceitam contributos sobre outras épocas e regiões em que se verifiquem processos de instrumentalização das mulheres e dos seus direitos com objetivos racistas e xenófobos.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Économie

    Trabalho doméstico e imigração: classe, género e etnicidade no mercado de trabalho

    Em particular nas últimas duas décadas, alguns sectores do mercado de trabalho nacional têm acompanhado mudanças globais de consolidação da debilidade dos vínculos de trabalho que enquadram a larga maioria dos protagonistas destes sectores e que se têm traduzido numa presença crescente de imigrantes. O serviço doméstico e a prestação de cuidados são um desses espaços onde dinâmicas sociais, políticas e económicas se cruzam para dar forma a um contexto caracterizado por uma forte vulnerabilidade e precariedade dos laços laborais, em larga medida também explicado pelos traços que definem a condição genérica do imigrante económico.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Appel à contribution - Sociologie

    A manipulação xenófoba dos direitos das mulheres

    De há alguns anos para cá, certos discursos sobre os direitos das mulheres têm servido frequentemente de base a interesses políticos cujo objetivo é controlar e excluir determinadas comunidades. Será que estamos verdadeiramente perante uma maior consciencialização dos direitos das mulheres e um feminismo institucional que entra em confronto com certas práticas culturais e religiosas ditas “retrógradas e incompatíveis com a igualdade entre homens e mulheres”? Ou dar-se-á o caso de as referências aos direitos das mulheres constituírem apenas uma máscara para atacar determinados grupos, através de cuja exclusão o “centro” se define a si próprio? E será a Europa uma exceção?

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Sociologie

    Colloquium on BDSM and fetishism

    Este encontro científico tem como objectivo analisar e questionar a patologização dos comportamentos BDSM e fetichistas. Assim, apresenta um programa que integra representantes de diferentes áreas do saber, com diversas experiências de investigação e/ou de intervenção clínica, que irão debater este tema de forma séria, sem preconceitos e tendo em conta o estado actual do desenvolvimento científico e social.

    Lire l'annonce

  • Porto Alegre

    Colloque - Sociologie

    Género e saúde. Novas (in)visibilidades

    A Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) está a promover a conferência internacional "Género e Saúde. Novas (in)Visibilidades", que terá lugar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto no dia 18 de maio de 2012. Esta conferência será precedida, no dia 17 de maio, pelo evento "Romper as fronteiras: a interseccionalidade nas questões de Género/Feministas", promovido pela e-APEM.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Étude des genres

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux