AccueilCatégoriesSociétésSociologieSociologie de la santé




  • Appel à contribution - Sociologie

    Internet and Activism in Health

    Journal Forum Sociológico

    A proposta deste número temático consiste em abordar, na contemporaneidade, prácticas de ciberativismo no campo da saúde e os seus objectos de expressões, a partir da dimensão cultural, da produção social de reivindicações, da percepção e da comunicação aos níveis local, nacional e global. Com o objectivo de apreender a realidade dos grupos com os quais e para os quais as acções de promoção da saúde e da cidadania são desenvolvidas, pretende-se que os artigos abordem a compreensão dos processos sociais que integram a complexidade das relações activismos/internet/saúde em contextos heterogéneos.

    Lire l'annonce

  • Faro

    Appel à contribution - Sociologie

    Portugal, le territoire de territoires

    IXe Congrès portugais de sociologie

    Hoje, mais do que nunca, importa estudar as variáveis territoriais das formações sociais, uma vez que o espaço atua cada vez mais, a várias escalas, como força de integração, mas também de exclusão, segregação e relegação, contribuindo ativamente para a criação e recomposição de injustiças, de diferenças e de desigualdades. O território não é um mero cenário onde se projetam os atores sociais. Dotado de especificidades, resiste ou favorece as dinâmicas sociais, pela mediação das práticas, pela sua historicidade, pela sua configuração própria, influenciando quer a distribuição dos grupos sociais no espaço, quer as tipologias das formas de habitação, quer mesmo o planeamento e o urbanismo.

    Lire l'annonce

  • Porto

    Séminaire - Représentations

    Eles e elas no emprego e no trabalho: questões de justiça e de saúde

    O seminário, organisado pelo Centro de Psicologia da Universidade do Porto e pelo European Trade Union Institute, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2014, na FPCEUP, realizado com tradução simultânea (espanhol, francês, português), pretende: desenvolver colaborações entre as organizações sindicais de diferentes Estados-membros da UE (França, Bélgica, Espanha, Portugal) acerca das temáticas da ‘Igualdade de tratamento no mercado de trabalho’ e do ‘Género e saúde no trabalho’; desenvolver colaborações entre as organizações sindicais nacionais e o ETUI acerca dessas duas temáticas; demonstrar em que medida a análise diferenciada em termos de género enriquece tanto os estudos que dizem respeito ao mercado de trabalho, como os relativos às questões de saúde no trabalho.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Appel à contribution - Sociologie

    40 ans de démocratie(s) : progrès, contradictions et prospectives

    VIIIème congrès portugais de sociologie

    La singularité portugaise présente de nouveaux ponts de communication comparative avec d’autres réalités territoriales et s’offre comme un rare laboratoire d’analyse sociologique. Des phénomènes de régression (structurelle et dispositionnelle), d’articulation de rythmes asynchrones, de changement social, de prolifération du risque et de l’incertitude, de conciliation conflictuelle de modernités multiples dans une modernité inachevée, nous défient de regarder sociologiquement ces 40 dernières années et, dans le même temps, de réfléchir prospectivement sur les tendances et défis du futur.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    Infeção do VIH entre grupos de difícil acesso

    A II Conferência Internacional sobre a infeção do VIH entre grupos de  difícil acesso (HSH - Homens que Fazem Sexo com Homens e TS - Trabalhadores do Sexo), terá lugar em Lisboa, na Aula Magna do  Instituto de Higiene e Medicina Tropical nos dias 25 e 26 de Março de  2013.
     Serão apresentados os resultados da investigação levada a cabo pelo GAT em parceria com o IHMT, com o patrocínio do Programa  Nacional para a Infeção VIH/SIDA - DGS, sobre Prevalência, Determinantes e Intervenções de Prevenção e Acesso aos Serviços de Saúde, em  populações de difícil acesso, nomeadamente HSH e TS. Para além de uma vasta lista de especialistas  reconhecidos nacional e internacionalmente, estarão presentes membros  das comunidades HSH e TS e várias ONG´s e instituições que trabalham com estas populações e com o VIH/SIDA.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    A regulação dos profissionais de saúde na União Europeia

    Em tempos de crise económica e financeira, é fundamental que o sistema de saúde mantenha a capacidade de prestar serviços de qualidade, de forma eficiente. A forma como o trabalho dos profissionais de saúde é regulado pode facilitar ou constituir um obstáculo à consecução deste objetivo. A conferência permitirá conhecer a experiência de outros países da União Europeia, como o Reino Unido, Alemanha e Espanha, nestas matérias, bem como refletir sobre lições que podem ser aprendidas para ajudar a garantir que, em Portugal, os cidadãos continuam a ter um acesso equitativo a serviços de saúde de elevada qualidade.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Sociologie

    Interdisciplinary Consultation with the Scientific Community

    The Portuguese Participation in ‘EDCTP2’

    Esta consulta tem por objetivo reunir contribuições junto da comunidade científica portuguesa tendo em vista a partilha do estado da arte da investigação conduzida em Portugal e de agendas futuras de investigação que consolidem linhas estratégicas para a intervenção portuguesa no âmbito da EDCTP2. O espírito desta consulta é assumidamente interdisciplinar, procurando reunir especialistas – nomeadamente mas não exclusivamente – nas áreas da Saúde, Estudos do Desenvolvimento, Estudos Africanos, Sociologia, Ciência Política e Relações Internacionais.

    Lire l'annonce

  • Viseu

    Appel à contribution - Éducation

    Comportamentos de saúde infanto-juvenil / Educação para a saúde

    O I Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis / IV Congresso Nacional de Educação para a Saúde irá realizar-se na Escola Superior de Saúde de Viseu (Portugal), nos dias 23, 24 e 25 de Maio de 2013. Este Congresso pretende ser um momento de encontro de todos os que se interessam pela Educação para a Saúde: investigadores, profissionais da saúde, professores, educadores e académicos. Sob o lema Educação para a Saúde: Um desafio no actual contexto de crise, o Congresso desfrutará de uma abordagem multidisciplinar procurando, especialmente, discutir e debater a investigação que está a ser produzida no domínio da Saúde e da Educação, com o propósito último de deixar contributos no âmbito das práticas e políticas de saúde.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Sociologie

    Novas substâncias psicoativas – políticas públicas e investig(ação)

    Propõe-se com esta conferência um envolvimento e discussão institucional que se revele determinante na construção de uma resposta nacional para o fenómeno das drogas “legais”. O CNJ considera muito importante abrir canais de comunicação institucional onde se promova uma reflexão política, académica e empírica para encontrar metodologias de intervenção eficazes de combate ao consumo destas novas substâncias, com particular atenção no consumo entre os jovens portugueses. Esta conferência é organizada pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Instituto do Desporto e Juventude, I.P (IPDJ,I.P.) e Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Sociologie

    Políticas, estratégias e práticas de prevenção e combate ao VIH/SIDA no trabalho

    A Universidade Autónoma de Lisboa vai realizar um seminário de divulgação sobre ‘Políticas, Estratégias e Práticas de Prevenção e Combate ao VIH/SIDA no Trabalho, em Lisboa no dia 19 de Fevereiro de 2013, a partir das 9h00, nas suas instalações, na Rua de Santa Marta nº 56 e no dia 21 de fevereiro no HF Ipanemam no Porto. O seminário tem a finalidade de apresentar os resultados de um estudo de investigação, financiado pela Autoridade para as Condições de Trabalho, em 2011. Pretende, também, realizar um debate alargado com base nas experiências de trabalho de vários profissionais que operam nesta área. Destinam-se a profissionais das Ciências Sociais e das Ciências da Saúde em geral.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Sociologie

    O que falta em políticas para a família (III)? Retrospectiva e Perspectivas

    Este encontro visa fazer um balanço das tendências recentes no desenvolvimento de políticas de família; compartilhar boas práticas na elaboração de políticas de família; rever desafios enfrentados por famílias em todo o mundo e recomendar soluções, questionar como evoluíram as Políticas para a Família face à profusão de mutações que as sociedades sofreram.

    Lire l'annonce

  • Porto

    Appel à contribution - Éducation

    I iberoamerican congress of therapeutic recreation in pediatric oncology

    The recommendations of the International Society of Pediatric Oncology refer to the importance of investment in non-pharmacological approaches to handling pain and distress as important  components of treatment. In  this context, there are numerous benefits associated with the approach of Therapeutic Recreation strategies, innovative in Portuguese territory. Conceptually, the Therapeutic Recreation assumes promoting adaptation to changes that the patient faces in a context of hospitalization; it aims to restore the physical well-being, mental and emotional  health of the patient, intending to full recovery. The Holistic perspective often results in a more positive set of experiences by the patient and family in the management of illness and  hospitalization.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Afrique

    Género e pluralismo terapêutico. Acesso das mulheres ao sector de saúde privado em África

    Que estratégias adotam os grupos mais desprovidos em situações de risco e crise? Como gerem as mulheres as suas trajetórias pelo mercado de cuidados de saúde? Onde não existe proteção social, quais os intervenientes no campo do apoio e cuidados de saúde? Da diversidade terapêutica à saúde reprodutiva e aos novos intervenientes no apoio social, esta conferência aborda o acesso das mulheres aos cuidados de saúde privados em África, considerando-as o grupo populacional mais sensível às decisões macro-económicas internacionais que conduziram ao desenvolvimento do sector privado nos países dependentes da ajuda externa.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Ethnologie, anthropologie

    Imagens, medicina, arquitectura

    Na primeira metade do século XX, diferentes equipamentos hospitalares e sanatoriais foram objeto de estudo, discussão, observação e registo sistemático e comparado por parte de médicos e arquitetos. Foi-se formando em torno destes equipamentos de saúde um novo saber, que poderíamos designar de médico-arquitetónico, numa altura que quer a medicina quer a arquitetura se procuravam afirmar no espaço público enquanto saberes autónomos e especializados. Este novo saber médico-arquitetónico assentou em ciclos de acumulação minuciosa de registos médicos, instruções técnicas, programas, desenhos e projectos de arquitetura, em diferentes imagens gráficas e fotográficas, em peças escritas e desenhadas de construções hospitalares e sanatorias, utilizadas na construção de áreas especializadas de conhecimento médico, mas também na afirmação do papel social do arquiteto.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Journée d'étude - Psychisme

    Direitos humanos, cidadania e saúde

    Segundo a Carta dos Povos pela Saúde, escrita com a participação de 92 países, em 2000: "Saúde é uma questão social, económica, política e acima de tudo, um direito humano fundamental. Desigualdades, pobreza, exploração, violência e injustiça encontram-se entre as causas das doenças e morte dos pobres e marginalizados. Proporcionar condições de saúde para todos implica desafiar interesses poderosos, resistir á globlalização e mudar drasticamente as prioridades políticas e económicas”.    

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Sociologie

    Deficiência e emancipação social: para uma crise da normalidade

    Este projecto, intentando contribuir para um questionamento cultural e sociopolítico do campo da deficiência, um campo cujas explorações no meio académicas são ainda embrionárias em Portugal, procurará articular-se com as temáticas que noutros países vêm sedimentando a área dos Disability Studies. Neste campo de estudo tem estado em causa, fundamentalmente, o confronto entre uma concepção fatalista de deficiência, culturalmente dominante, que enfatiza as incapacidades funcionais individuais, naturalizando a exclusão e, por outro, uma crítica social que denuncia a exclusão social das pessoas com deficiência enquanto produto de condições estruturais de opressão social.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Journée d'étude - Sociologie

    Encontro luso-brasileiro sobre envolvimento e escuta dos-as cidadãos-ãs em saúde

    O objetivo deste encontro é partilhar experiências de consulta, envolvimento e participação dos/as cidadãos/ãs desenvolvidas nos sistemas de saúde de Portugal e Brasil. Relativamente à ‘participação’ nos processos de decisão, o Brasil, a partir do início dos anos 90, tem promovido e implementado uma interessantíssima experiência a nível municipal, estadual e federal, através dos conselhos e das conferências de saúde. Em Portugal, a partir de 2008, foram instituídos os Conselhos de Comunidade no âmbito dos Agrupamentos dos Centros de Saúde, representando uma promissora estratégia de envolvimento dos/as utentes na área dos cuidados de saúde primários.

    Lire l'annonce

  • Rio de Janeiro

    Colloque - Études du politique

    Direitos humanos, saúde e movimentos sociais

    VII seminário internacional direito e saúde e XI seminário nacional direito e saúde

    Nos dias 23 e 24 de outubro, o Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), realiza um evento que congrega a sétima edição do Seminário Internacional Direito e Saúde e a 11ª edição do Seminário Nacional Direito e Saúde. Com o tema Direitos Humanos, Saúde e Movimentos Sociais, o encontro visa reunir pesquisadores, educadores e estudantes para debate de assuntos relacionados à saúde, democracia, direitos humanos e justiça.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Sociologie

    Workshop Investigação em Saúde

    Workshop destinado à partilha de conhecimento no âmbito da investigação realizada na temática da saúde.   Este evento é aberto a todos os interessados. Entrada livre e gratuita.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Sociologie

    Saúde: vias de reflexão

    As III jornadas de ciências sociais e humanas em saúde serão um espaço plural de debate e reflexão aprofundada de problemáticas complexas entre profissionais, investigadores, docentes e estudantes das diferentes áreas de actividade e conhecimento nas múltiplas dimensões do campo da saúde. O período de submissão de comunicações orais e posters encontra-se aberto até ao dia 20 de Outubro.  As jornadas rerão lugar em Lisboa nos dias 23 e 24 de Novembro de 2012.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Sociologie de la santé

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux